Dólar hoje 5,371
25° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Política
Postada em 17/01/2026 11:33 | Atualizada em 17/01/2026 11:55 | Por Todo Segundo

Visita de Lula a Alagoas deve selar o Acordão de Brasília e definir 2026

Acordão deve mantar JHC rumo ao Senado e liberar o caminho para Renan Filho ao governo
JHC, Lira, Renan Filho e Renan Calheiros: visita de Lula pode selar o Acordão de Brasília - Foto: Secom Maceió

A política é assim. O aliado de hoje pode ser o adversário de amanhã e vice-versa. Os adversários, rivais e aliados estarão juntos em um mesmo palanque próxima sexta-feira (23), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Maceió. A visita é considerada um marco na definição das forças políticas do estado e deve movimentar diretamente a corrida pelo Senado e pelo governo estadual em 2026.

O presidente deve se reunir com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC, com o ministro dos Transportes e ex-governador Renan Filho (MDB), com o senador Renan Calheiros (MDB) e com o ex-presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP), aliado de JHC e principal rival dos Renans. Os Calheiros, aliados históricos de Lula, consolidam o peso político da visita. O encontro deve reacender o chamado “Acordão de Brasília”, que mantém JHC como pré-candidato ao Senado e garante o caminho livre para que Renan Filho retome o governo do estado.

Outro assunto que deve ganhar atenção no encontro é a participação da primeira-dama de Maceió, Marina Candia. Ainda não confirmada oficialmente, fontes indicam que ela pode disputar uma vaga à Câmara dos Deputados, reforçando o protagonismo da família Caldas e sua presença no cenário político nacional.

Reeleito em 2024 com 83% dos votos válidos em Maceió, JHC domina o eleitorado da capital e da região metropolitana, especialmente entre eleitores conservadores. Sua entrada na disputa ao Senado aumenta a competitividade do pleito e pode fragmentar a base de votos de Lira, aliado do prefeito.

A visita de Lula é acompanhada de perto por aliados e opositores, e a presença de JHC, Renan Filho, Arthur Lira e Renan Calheiros promete definir alianças e movimentações estratégicas para as eleições de 2026 em Alagoas.

Agenda oficial de Lula em Maceió

Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

11h: Visita à nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios e entrega de máquinas agrícolas a prefeituras alagoanas pelo Ministério da Agricultura.

Local: Estrada de Saúde, em Ipioca.

15h: Cerimônia de entrega de 1.337 unidades habitacionais do Residencial Dr. Pedro Teixeira Duarte I e II, no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida, em referência ao marco de 2 milhões de moradias contratadas.

Local: Residencial Dr. Pedro Teixeira Duarte I e II, Avenida Dr. Jorge Montenegro Barros, bairro da Santa Amélia.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram