Dólar hoje 5,669
29° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Religião
Postada em 08/05/2025 17:33 | Atualizada em 09/05/2025 00:15 | Por Todo Segundo

Dom Manoel Filho comenta eleição do novo Papa: "Habemus Papam"!

Bispo de Palmeira dos Índios celebra novo pontificado e destaca perfil inovador e missão pacificadora do Papa Leão XIV
Bispo de Palmeira, Dom Manoel Filho comenta eleição do novo Papa: "Habemus Papam!" - Foto: Todo Segundo

A Igreja Católica vive um novo capítulo de sua história com a eleição do Papa Leão XIV. Em meio à emoção que toma conta dos fiéis em todo o mundo, o Todo Segundo conversou com Dom Manoel Filho, bispo da Diocese de Palmeira dos Índios, que compartilhou suas impressões sobre a escolha do novo líder da Igreja.

“Habemus Papam! Estas eram as palavras que, juntamente com o mundo inteiro, eu queria ouvir”, disse Dom Manoel, visivelmente emocionado. Ele destacou o momento de gratidão pela vida do Papa Francisco e a expectativa esperançosa diante do novo pontificado. “Supliquei a Deus, juntamente com toda minha Diocese, que nos enviasse um novo Papa para conduzir a Barca de Pedro. Foi justamente o que aconteceu. O Consistório dos Cardeais não titubeou: elegeram para nós o Papa Leão XIV.”

Um Papa jovem e de perfil inédito

Embora ainda não tenha tido contato direto com o novo Pontífice, Dom Manoel observou algumas informações marcantes sobre sua trajetória. “Não o conheço pessoalmente. Apenas sei que é americano, de Chicago, vindo de uma realidade de maioria evangélica. Pertence à Congregação dos Agostinianos, inspirada na vida de Santo Agostinho, grande teólogo e homem preocupado com a humanidade”, destacou.

Outro ponto que chama a atenção, segundo Dom Manoel, é a experiência do novo Papa na América Latina, onde atuou no Peru, tendo sido elevado a Cardeal em 2023. Antes da eleição, atuava no Dicastério para os Bispos, organismo da Santa Sé responsável pela nomeação de bispos ao redor do mundo. “Trabalhou junto ao Papa Francisco nestes últimos tempos. O que me chama atenção é justamente isso: um jovem Cardeal eleito Papa. É inédito, pelo que conheço”, comentou.

Esperança e desafios em tempos turbulentos

A eleição de Leão XIV chega em um momento de grandes desafios para a Igreja e para a humanidade. “Pontífice é aquele que faz ponte e não muro”, lembrou Dom Manoel, citando a encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco. “A nomeação do Papa Leão XIV significa a necessidade urgente de insistir na construção da paz, tão massacrada na humanidade.”

Questionado sobre os principais desafios do novo Pontífice, o bispo foi direto: “O mundo está em ebulição, devido à polarização entre os extremismos. Isso leva ao uso desenfreado das armas, à fome, migração e à globalização da indiferença.” Para ele, o Papa precisará ser sinal de reconciliação, esperança e caridade universal.

Um convite à oração e unidade

Em mensagem aos fiéis da Diocese e a todos os homens e mulheres de boa vontade, Dom Manoel fez um apelo à oração: “Assim como nestes últimos dias rezamos, pedindo a Deus um Papa para conduzir a Barca de Pedro, que continuemos rezando, mais ainda, para que o Papa Leão XIV possa exercer dignamente seu pontificado. Que Deus nos abençoe a todos.” Finalizou.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram