Dólar hoje 5,802
25° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Saúde
Postada em 22/03/2017 06:56 | Por Todo Segundo

8 mitos e soluções para acabar com o soluço

Especialista explica quando levar susto, beber água e tapar os ouvidos pode realmente ajudar a interromper o soluço
8 mitos e soluções para acabar com o soluço - Foto: Divulgação
O soluço não tem hora para surgir, e muitas vezes acontece em momentos inapropriados, como reuniões ou durante um almoço em família. Quando uma crise começa é comum aparecer diversas dicas para acabar com o problema. Mas será que elas são realmente verdadeiras?

Para ajudar a acabar com as dúvidas sobre o assunto, conversamos com a gastroenterologista Maira Marzinotto, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. Confira a seguir

Se você tem o hábito de usar essa técnica, saiba que ela pode realmente funcionar. "Alguns casos podem melhorar, pois ao levar um susto a pessoa pode coordenar a respiração e voltar ao ritmo normal", disse a médica.

Quando o soluço parece que não vai passar nunca todas as dicas são aceitas, mas nem sempre elas funcionam. Neste método, não há evidências de realmente ajude a acabar com o soluço. "Ele não age no mecanismo do soluço, por isso não vai adiantar em nada. Contudo, tentar fazer esforços que controlem o diafragma, como tossir, podem ajudar no problema".

Beber água com açúcar para interromper o soluço é uma das formas mais usadas pela população. De acordo com Maira, o açúcar não teria nenhuma influência para interromper o soluço, mas beber água de golinhos pode ritmar as contrações do diafragma e resolver o problema.

Para fazer essa técnica é preciso espaço, algo que nem sempre teremos durante um soluço. Além disso, essa dica só irá funcionar se você fizer movimentos abdominais junto aos joelhos dobrados. "Em alguns casos de soluço a manobra vagal, que ajuda a regular a respiração e batimentos cardíacos, pode ajudar a interromper o problema."

Essa é a melhor tática a ser usada, então quando tiver soluço insistente já sabe como pode acabar com ele. "Ritmar a respiração, seja prendendo (não precisa ser 1 minuto) ou apenas coordenando pode ajudar a melhorar", revelou a gastroenterologista.

Além de ser perigoso, isso é apenas um mito. Segundo a médica, também não existem evidências comprovadas dessa técnica e tentar tomar água de ponta cabeça pode causar um engasgo, podendo inclusive piorar o soluço.

Apesar de não ser muito conhecida essa dica pode funcionar. "Fazer deglutições repetidas e ritmadas (de qualquer alimento ou água, em pouca quantidade) pode ajudar a acabar com soluço", disse Maira.

Essa é maior simpatia de todos os tempos feita por avós e mães, porém não existe nenhuma comprovação científica. A linha úmida na testa não tem nenhuma ligação com a regulação do diafragma. Sendo assim, essa forma não é eficaz para interromper o soluço.

Do Minha Vida
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram