Dólar hoje 5,242
23° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Saúde
Postada em 27/03/2019 16:10 | Por Assessoria

Colírios do Projeto Glaucoma agora serão entregues no CEAF

Secretaria Municipal de Saúde já se prepara para a dispensação dos medicamentos
Colírios do Projeto Glaucoma agora serão entregues no CEAF - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do setor de Regulação, esclarece dúvidas e divulga informações sobre a situação atual do atendimento aos portadores de glaucoma do município e regiões assistidas. No último dia 7, a SMS preparou uma Nota Técnica e explicou como será o fluxo de acompanhamento desses pacientes.

Em razão de diversas portarias e da Resolução CIB nº 028, de 16 de Abril de 2018, a dispensação de colírios para o tratamento de glaucoma passa a ser feita por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). O CEAF de palmeira dos Índios já passou por capacitação e está devidamente habilitado para a dispensação dos medicamentos dos glaucomatosos.

O município conta com dois serviços de oftalmologia habilitados para diagnóstico, acompanhamento e tratamento de glaucoma. Por determinação do Ministério da Saúde, de abril a novembro de 2018, foram recadastrados 2.638 pacientes. Palmeira dos Índios foi o primeiro município executor do Projeto a reavaliar 2.263 pacientes, dos quais 1.269 foram reintroduzidos em seus respectivos serviços de oftalmologia e estão recebendo trimestralmente os colírios para o tratamento de glaucoma.

De acordo com a Resolução citada, o Estado de Alagoas optou pela dispensação apenas pelo CEAF. Os colírios serão garantidos pelo Estado pelo prazo de 210 dias, respeitando, por paciente, o prazo de 90 dias para apresentação ao Estado, da documentação necessária para alimentação do sistema Horus. A SMS já está providencia a logística necessária, para que em um prazo previsto de 30 dias, dê início à dispensação dos colírios para o tratamento de glaucoma, por meio do CEAF.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram