POR CAROLINA SERPEJANTE
Dados da pesquisa VIGITEL de 2013 mostram que o diabetes afeta 6,8% da população brasileira. Além disso, um levantamento do Instituto Ipsos em parceria com a empresa farmacêutica Novo Nordisk mostra que aproximadamente 10% dos brasileiros (19 milhões de pessoas) corre alto risco de desenvolver a doença, se não mudarem seus hábitos. Dentro desses 10%, aproximadamente 60% das pessoas não acredita que está em grupo de risco - o que é muito grave. Além disso, a maioria dos brasileiros não acredita que mudanças no estilo de vida sejam efetivas para prevenir o diabetes tipo 2. É o que afirma a pesquisa "Diabetes: mude seus valores" desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Diabetes. Está na dúvida se você é um alvo fácil para esse problema? Confira os fatores de risco para o diabetes tipo 2 e como prevenir esse mal:
Tenha uma alimentação equilibrada
"A alimentação é um dos pilares mais importantes na prevenção do diabetes", afirma o endocrinologista Fádlo Fraige, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad). Isso porque o excesso de peso é um fator de risco para a doença. "Ingerindo mais calorias do que se gasta, a tendência é que o ponteiro da balança suba", explica. Por isso, elabore refeições ricas em verduras, legumes e frutas e modere no consumo de carboidratos e proteínas.
Que fique bem claro: comer doce não causa diabetes. "O que favorece o diabetes é o sobrepeso e a obesidade, que podem acontecer graças à ingestão excessiva de doces", explica o endocrinologista Balduíno. Por isso, maneire no consumo. A recomendação merece atenção especial apenas por quem já é portador do diabetes. "Neste caso, a taxa de glicose no sangue pode ficar muito alta, ocasionando a chamada hiperglicemia", complementa.
Afaste o sedentarismo
De acordo com o endocrinologista Balduíno Tschiedel, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, exercícios também são fundamentais para ficar longe do diabetes tipo 2. Mas fique tranquilo. Ninguém precisa fazer uma grande mudança na rotina para atender a esse quesito. "Cerca de 30 minutos de caminhada diariamente já é o bastante para afastar o risco de desenvolver a doença", aponta o especialista. Se possível, entretanto, associe exercícios aeróbicos com atividades que exigem força muscular para queimar calorias e definir o corpo.
Controle o peso
"O excesso de peso faz com que os tecidos do organismo não consigam captar glicose, apesar da ação da insulina", afirma o endocrinologista Fádlo. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de 80% dos portadores de diabetes tipo 2 tem sobrepeso ou são obesos. O especialista explica que a insulina é um hormônio que tem como principal função abrir uma porta de entrada nos tecidos para a absorção da glicose. Por esse motivo, a cirurgia bariátrica se tornou uma boa opção para quem sofre de obesidade e diabetes. Afinal, por meio dela há redução brusca do peso e, consequentemente, melhor captação de glicose.
Cuide do seu sono
A apneia do sono também é um mecanismo de resistência insulínica. Segundo o endocrinologista Balduíno, o distúrbio do sono aumenta a produção de hormônios como o cortisol, que são contrarreguladores da insulina. "Isso que dizer que eles interferem de forma negativa do balanceamento entre insulina e glicose, aumentando a concentração desta última no sangue", explica o endocrinologista.
Consulta médica
O diagnóstico do diabetes muitas vezes é feito quando médicos diversos, como ginecologistas, solicitam uma bateria de exames. Mas ao invés de depender desses especialistas, que tal definir uma data para realizar seus check-ups médicos anualmente? "Dentre os exames solicitados costuma aparecer o de glicemia de jejum e, caso haja suspeita de diabetes, um teste de hemoglobina glicada", explica o endocrinologista Fádlo. O primeiro indica as taxas de açúcar no sangue no momento do exame. O segundo, esses mesmos índices nos últimos 90 dias.
Controle o estresse e a pressão arterial
O estresse aumenta a produção de hormônios contrarreguladores da insulina, assim como os distúrbios do sono. "Além disso, o estresse crônico é um fator de risco também para a hipertensão, doença que caminha lado a lado com o diabetes", declara o endocrinologista Balduíno. Ele explica que a hipertensão pode, de alguma forma, antecipar o aparecimento do diabetes, uma vez que ambas as doenças tem mecanismos de aparecimento semelhantes. Outra questão acerca do estresse é que ele tem impacto inflamatório - ou seja, favorece uma série de processos inflamatórios em nosso corpo, e estes podem agravar ainda mais a produção de insulina e favorecer o acúmulo de glicose no sangue.
Não fume
"A nicotina interfere na ação da insulina, elevando os níveis de glicose no sangue", explica o endocrinologista Fádlo. Entretanto, os especialistas explicam que fumar somente não está relacionado com um aumento do risco de diabetes. "Ele causa um prejuízo maior a pacientes que já tem diabetes, aumentando o risco de inflamação nas artérias e, consequentemente, um entupimento", ressalta Balduíno Tschiedel. Entretanto, o tabagismo pode ser um complemento maligno a pessoas que já estão em forte risco para o diabetes, como obesos e hipertensos, uma vez que o cigarro só irá prejudicar o bom funcionamento do organismo.
Maneire no álcool
O excesso de bebida alcoólica pode favorecer o diabetes tipo 2, uma vez que sua ingestão contribui para o excesso de peso, principalmente o acúmulo de gordura visceral (abdominal). Esse tipo de gordura localizada é a mais perigosa no que diz respeito ao surgimento do diabetes tipo 2, uma vez que ela intensifica a produção de substâncias inflamatórias que geram uma cadeia de desequilíbrio no nosso corpo, levando ao diabetes tipo 2. O alcoolismo também aumenta o depósito de gordura no fígado, que geram um efeito no pâncreas chamado de lipotoxicidade. "Ela acontece quando a gordura circulante é tóxica ao funcionamento das células beta do pâncreas", explica a endocrinologista Andressa Heimbecher, de São Paulo. Esse mau funcionamento das células beta do pâncreas, que causa a resistência insulínica, pode agravar e se transformar em diabetes tipo 2.
Medicamentos
Os corticoides aumentam sobremaneira a incidência de diabetes. "São remédios no geral usados para situações mais agudas, como asmas, alergias, dores articulares - mas aqueles que ministram esses medicamentos com frequência têm muito mais chances de desenvolver a doença", explica o endocrinologista Balduíno. Esses medicamentos são sintetizados na glândula suprarrenal, pelo cortisol, que por sua vez é um hormônio produzido pelo nosso corpo para regular diversas funções, como o metabolismo dos ossos, proteínas, açúcar e gorduras. O cortisol é produzido em maior quantidade pela manhã e vai reduzindo com o passar do dia - por isso acordamos dispostos e à noite estamos mais cansados. "Quando uma pessoa usa corticoides, a produção de cortisol pode ficar alterada, interferindo nesses processos", conta o especialista. Dessa forma, o uso prolongado desses medicamentos tem ação anti-insulinínica e por isso merecem atenção, principalmente naqueles que já possuem outros fatores de risco para o diabetes tipo 2.
Exame de sangue
O diagnóstico do diabetes muitas vezes é feito quando médicos diversos, como ginecologistas, solicitam uma bateria de exames. Mas ao invés de depender desses especialistas, que tal definir uma data para realizar seus check-ups médicos anualmente? "Dentre os exames solicitados costuma aparecer o de glicemia de jejum e, caso haja suspeita de diabetes, um teste de hemoglobina glicada", explica o endocrinologista Fádlo. O primeiro indica as taxas de açúcar no sangue no momento do exame. O segundo, esses mesmos índices nos últimos 90 dias. O risco de desenvolver diabetes também aumenta caso o indivíduo tenha familiares portadores da doença. Por isso, buscar saber tais informações pode ser extremamente importante. "Nesse caso, o paciente deve realizar o exames de check-up com maior frequência", aponta o endocrinologista Balduíno.
Contorne o pré-diabetes
Ouvir do médico que você tem pré-diabetes não é sentença, é um alerta. "Ainda é possível reverter casos nesse estágio, desde que o paciente se dedique", aponta o endocrinologista Balduíno. Comece a mudança adotando uma dieta equilibrada, se possível orientada por um nutricionista, e estipulando uma rotina de exercícios.
Do Minha Vida
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Vamos ser sinceros, Áries. Hoje é provável que você ache suas tarefas e tarefas extremamente chatas. Você pode ficar olhando para o relógio, sentindo que uma hora se passou e então percebendo que se passaram apenas dez minutos. Se você puder adiar suas tarefas para amanhã, faça-o com certeza. Nada é tão urgente que exija toda a sua atenção o dia todo. Mime-se com uma tarde divertida. Previsão para 23/11/2024
Você pode se distrair com devaneios sobre uma viagem que planeja fazer, Touro. Um amigo pode telefonar e querer discutir o assunto, o que não ajuda. Visões de lugares distantes e passatempos emocionantes podem dançar em sua cabeça, e tarefas rotineiras parecem incrivelmente tediosas e indignas de atenção. É melhor fazê-los, se puder. Então você poderá fantasiar suas férias sem culpa! Previsão para 23/11/2024
Você pode não ter notícias de um amigo próximo há muito tempo e se preocupar um pouco, Gêmeos. Talvez essa pessoa não estivesse bem da última vez que vocês conversaram. Se puder, pode ser uma boa ideia ligar. Sonhos estranhos e perturbadores podem atrapalhar seu sono esta noite, mas não fique muito agitado. Eles não são proféticos de forma alguma. Os símbolos provavelmente representam nada mais do que detritos psíquicos liberados durante o sono. Previsão para 23/11/2024
Um visitante mais velho pode bater à sua porta hoje, Câncer. Você provavelmente não ficará muito entusiasmado com isso, mas será capaz de bancar o bom anfitrião de qualquer maneira. O romance e a sociabilidade podem ser um pouco limitados pelas obrigações para com a família, especialmente os pais, mas não se deixe abater. Você pode ficar preso em casa esta noite, mas poderá se soltar mais tarde. Previsão para 23/11/2024
Tarefas mundanas, incluindo recados e resposta a correspondência, podem aborrecê-lo o dia todo, Leo. É provável que você fique inquieto e fortemente tentado a abandonar tudo e ir a algum lugar para se divertir. Dê uma boa olhada no que você está fazendo e tente julgar objetivamente o quão importante é fazer isso agora. Se não for tão importante, deixe-o de lado. Você provavelmente precisa relaxar! Previsão para 23/11/2024
Questões financeiras podem interferir na sua autoexpressão hoje, Virgem. Talvez você precise de um pouco mais de dinheiro antes de prosseguir com um projeto que significa muito para você. No entanto, você geralmente não deixa esse tipo de consideração impedi-lo. Apenas um pouco de reflexão e planejamento pode tornar tudo o que você deseja fazer mais viável do que parece. Anote algumas ideias e vá em frente! Previsão para 23/11/2024
Uma pessoa carismática pode entrar em contato com você hoje e querer sua ajuda em alguma coisa. Questões emocionais relacionadas à família podem fazer você se sentir triste. Seu lado criativo pode ter que ficar em repouso enquanto você cuida de questões mundanas. Basicamente, você se sente bastante otimista em relação à sua vida e ao seu futuro. Você nunca tem medo do trabalho duro e é perseverante. Vá atrás do que você quer e faça todos felizes, inclusive você! Previsão para 23/11/2024
Preocupações com parentes ou amigos podem atormentar você ao longo do dia, Escorpião. Talvez você não tenha certeza do que está errado e se sinta impotente. Quaisquer que sejam as vagas preocupações que você possa ter, não tente descobrir a verdade sem conhecer os fatos. Você poderia fazer montanhas com pequenos montículos. Este não é um bom dia para fazer recados. Atrasos e obstáculos podem causar muita frustração e perda de tempo. Previsão para 23/11/2024
Funções em pequenos grupos e eventos sociais podem não ser tão satisfatórios como de costume hoje, Sagitário. Você pode não estar com disposição. Você pode se sentir pressionado a se misturar quando preferir sentar no sofá. Quaisquer que sejam as conversas que você tiver, parecerão triviais e chatas. Este é um bom dia para sentar e ouvir. Você pode aprender com as pessoas ao seu redor sem precisar dizer uma palavra. Previsão para 23/11/2024
O orgulho pode atrapalhar seu caminho hoje, Capricórnio. Talvez você seja solicitado a realizar uma tarefa que considera abaixo de você. Talvez as pessoas ao seu redor estejam se sentindo perspicazes. Supere os insultos e faça um esforço especial para fazer o melhor que puder, neutralizando a situação antes que ela saia do controle. Esta noite, aproveite uma noite assistindo filmes ou ouvindo música. Previsão para 23/11/2024
Sua imaginação pode evocar histórias ou imagens que você deseja recordar por meio da escrita ou da pintura, mas a falta de autoconfiança pode desencorajá-lo. No entanto, provavelmente é uma boa ideia fazer isso de qualquer maneira. Essas ideias vêm de dentro de você. Dar-lhes forma pode representar uma libertação de velhos traumas. Mantenha seu trabalho escondido em uma gaveta se não gostar. Previsão para 23/11/2024
A participação em algum tipo de evento em grupo pode parecer especialmente atraente hoje. No entanto, Peixes, as preocupações com sua família podem distraí-lo, fazendo com que você não se beneficie dela como deveria. Você também pode achar parte da conversa chata. Apesar da sua falta de entusiasmo, pode ser uma boa ideia sair de qualquer maneira. Ficar em casa sozinho pode tornar a noite sombria. Previsão para 23/11/2024