Dólar hoje 5,117
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Saúde
Postada em 12/03/2024 16:07 | Por Sesau

Doação de sangue após dengue: Hemoal orienta sobre prazos e medidas

Nota Técnica emitida pela Anvisa normatiza a prática da doação sanguínea pelos acometidos pela doença transmitida pelo Aedes aegypti
Doação de sangue após dengue: Hemoal orienta sobre prazos e medidas de segurança - Foto: Assessoria / Sesau

Assim como as pessoas que tiveram Covid-19 e Influenza só podem se candidatar à doação de sangue 10 dias após a cura, àquelas acometidas pela dengue também devem aguardar um período específico. A normatização do prazo, que visa evitar a disseminação do arbovírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, consta na Nota Técnica 05/2024, expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

Conforme a Nota Técnica, as pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias após a recuperação completa para se candidatar à doação voluntária de sangue. No caso daquelas que tiveram dengue grave, é necessário esperar 180 dias após a recuperação completa. E com relação aos voluntários que tiveram contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias, é exigido que se respeite um prazo de 30 dias após o último contato sexual.

A diretora do Hemoal, hematologista Verônica Guedes, ressalta que a emissão do comunicado da Anvisa, se baseia no fato de que há evidências científicas sobre o risco de transmissão da dengue através da transfusão sanguínea. Para se ter ideia, análises laboratoriais apontaram que, o paciente que recebe sangue contaminado pelo vírus da dengue, apresenta uma probabilidade correspondente a 38% de ser infectado e desenvolver a doença.

“Diante desta possibilidade, a Anvisa, por precaução, estipulou os prazos que resguardam o bem estar daqueles que necessitam de transfusões sanguíneas. Seguindo estas especificações, os pacientes que recebem sangue, não correm o risco de desenvolverem a dengue”, enfatizou Verônica Guedes.

Ainda de acordo com a diretora do Hemoal, no caso das pessoas que tomaram a vacina contra a dengue, a doação de sangue só é liberada 30 dias após receber o imunizante. Vale ressaltar que, em Alagoas, a vacina ainda não está disponível por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), devido à baixa incidência da doença, conforme informou o MS.

“Ainda quanto à relação dos prazos estipulados pela Anvisa para as pessoas que tiveram dengue e desejam doar sangue, é necessário chamar a atenção para o diagnóstico posterior à doação. Isso porque, no caso das pessoas que doarem e, 14 dias após, forem diagnosticadas com a doença, bem como, apresentarem febre ou diarreia, se faz necessário comunicar o fato ao Hemoal”, ressaltou Verônica Guedes.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram