Dólar hoje 5,204
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Saúde
Postada em 06/12/2019 15:13 | Por Assessoria

Enfermeira de Palmeira dos Índios é destaque no 16º Expoepi, em Brasília

Cristiane dos Santos Ferreira, trabalha na Unidade Básica de Saúde Serra da Boa Vista
Enfermeira Cristiane dos Santos Ferreira - Foto: Assessoria

A enfermeira Cristiane dos Santos Ferreira, da Unidade Básica de Saúde Serra da Boa Vista, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios, é destaque, mais uma vez, na 16ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). A Mostra acontece de 4 a 6 de dezembro, em Brasília, e reúne experiências bem-sucedidas desenvolvidas pela área da vigilância em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho de sua autoria intitulado “Ô de casa: estratégia de reorganização do fluxo de atendimento de hipertensos e diabéticos em uma zona rural de Palmeira dos Índios – Alagoas”, está entre os finalistas para a mostra competitiva, na modalidade oral. O trabalho foi apresentado na quarta (4).

De acordo com Cristiane, o objetivo do projeto foi o de realizar uma busca ativa dos pacientes com hipertensão e diabetes que residem distante da Unidade de Saúde da Família e que descontinuaram o acompanhamento médico. “O projeto contou com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeira, médico, dentista, agentes comunitários de saúde e técnica de enfermagem. O trabalho ocorreu de janeiro a dezembro de 2017, com atendimentos realizados nos pontos de apoio dentro da comunidade. Das 1500 pessoas cadastradas na USF, 250 são hipertensos e 60 diabéticos. Observamos baixa adesão ao comparecimento às consultas, por isso iniciamos uma busca ativa para investigar o porquê dessa ausência”, pontuou a enfermeira.

O resultado da competição deverá sair ainda sexta (6). A Expoepi foi criada em 2001 para divulgar e premiar os serviços de saúde do SUS em todo o país que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e outros agravos de importância para a saúde pública.

O evento promove, ainda, a atualização técnica e capacitação dos profissionais que atuam nos diferentes cenários de práticas do Sistema Único de Saúde. São organizados painéis temáticos e mesas redondas com convidados nacionais e internacionais.

1 Comentário
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.

Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram