Dólar hoje 5,242
24° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Saúde
Postada em 07/11/2019 06:58 | Por Assessoria

Equipe do Hospital Santa Rita participa de curso sobre processamento do leite humano

Treinamento aconteceu na Maternidade Escola Santa Mônica- Maceió/AL, com aulas teóricas e práticas
As atividades aconteceram no auditório e no laboratório da MESN, com aulas teóricas e práticas - Foto: Assessoria

Uma equipe formada por vários profissionais que fazem parte do Banco de Leite Humano do Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia – Palmeira dos Índios/AL, participaram durante os dias 04 e 06 de novembro/2019, do curso de “Processamento e Controle de Qualidade de Leite Humano”, ministrado pelo técnico do laboratório do Banco de Leite da Maternidade Escola Santa Mônica – Luiz Bandeira. As atividades aconteceram no auditório e no laboratório da MESN, com aulas teóricas e práticas.

“Viemos com o objetivo de capacitar os novos profissionais do BLH do Santa Rita e também atualizar os que já fazem parte do setor, sobre as práticas diárias do serviço de processamento do leite humano. Agradecemos o apoio recebido na Maternidade Santa Mônica e também ao Santa Rita por nos oferecer essa oportunidade de experiência e conhecimento. Isso é muito enriquecedor para todo profissional”, destaca a enfermeira do HRSR - Jaqueline Oliveira Silva.

O Banco de Leite

O leite humano é de grande importância para recém-nascidos e lactentes, constituindo-se uma fonte de nutrientes em proporções satisfatórias ao crescimento e desenvolvimento da criança. Além disso, tem papel significativo na redução da morbimortalidade infantil.

O BLH é definido como um centro especializado responsável por promover o aleitamento materno e executar a coleta, processamento e controle de qualidade de colostro e leite maduro, com objetivo de distribuir para crianças que dele necessitam como fator de sobrevivência.

“Os Bebês que não dispõem de aleitamento diretamente ao seio podem ser beneficiados com o leite adquirido no banco de Leite. Porém, a quantidade de leite disponível ainda necessita ser ampliada. É preciso que haja mais divulgação e incentivo para que as mães se tornem doadoras, pelo gesto de carinho e solidariedade”, enfatiza Neila Heloíse – Farmacêutica do HRSR.

Com relação à questão de divulgação para doação, a equipe do BLH do Santa Rita se mobilizou em uma ação fora da unidade hospitalar, que aconteceu no PSF do bairro Vila Maria, e contou com o apoio da secretaria de saúde do município e também da Unimed Palmeira dos Índios.

“Queremos agradecer a toda equipe do Santa Rita como também os parceiros que nos ajudaram nessa campanha para a doação de leite materno. Pedimos a sensibilidade das mães para que doem o seu leite e nos ajude a salvar as vidas dos prematuros que precisam desse alimento, que é o melhor e mais completo. Fizemos a ação, em seguida houve esse treinamento. Isso mostra o nosso interesse em fazer com que as doações aumentem e nossa equipe esteja atualizada. Sempre!”, finaliza o provedor do Hospital Regional Santa Rita – Médico Roberto Salgueiro.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram