Dólar hoje 5,117
24° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Saúde
Postada em 11/03/2024 18:10 | Por Assessoria

Hemoal promove coleta de sangue no Centro de Arapiraca nesta terça

Ação ocorre no período das 8h às 12h e das 13h às 16h, visando facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue
Hemoal promove coleta externa de sangue no Centro de Arapiraca nesta terça-feira (12) - Foto: Assessoria

Facilitar o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária de sangue. Com este objetivo o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta terça-feira (12), das 8h às 12h e das 13h às 16h, coleta externa na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca.

Além desta ação itinerante, o Hemoal estará com seus postos fixos também funcionando. No interior, as doações de sangue podem ser feitas na Unidade Arapiraca, que funciona no bairro Eldorado, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Já em Maceió, as unidades Trapiche e Via Expressa atendem aos voluntários das 7h às 18h.

Para doar sangue é necessário ter boa saúde, além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos de idade. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estarem acompanhados dos pais ou responsáveis legais, portando os respectivos documentos de identificação, como define o Ministério da Saúde (MS).

"As doações de sangue são vetadas para as pessoas que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Quanto aos doadores de sangue habituais que desejam repetir o procedimento, deve ser cumprido um intervalo de dois meses no caso dos homens e três meses no caso das mulheres", salientou a supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes.

Quanto aos candidatos à doação de sangue que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento. "Os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem à doação, devem evitar o consumo de alimentos gordurosos e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior", frisou a supervisora do Hemoal Arapiraca.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram