Dólar hoje 5,147
22° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Saúde
Postada em 25/07/2021 14:30 | Por João Victor Barroso / Ascom Sesau

Leitos da rede materna e infantil de Alagoas crescem 14,5% em dois anos

Hospital da Mulher foi o início da ampliação de leitos do Governo de Alagoas para atender gestantes, puérperas e recém-nascidos
Leitos da rede materna e infantil de Alagoas crescem 14,5% em dois anos e somam quase 700 vagas - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Em Alagoas, com a reestruturação da Rede Materna e Infantil pública pelo Governo do Estado, os leitos hospitalares para as alagoanas e seus bebês foram ampliados em 14,56% só nos últimos dois anos. Hoje, são 692 vagas para os atendimentos em leitos obstétricos, de UCI e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O pontapé inicial para mudar o panorama da assistência a gestantes, puérperas e recém-nascidos foi a construção e inauguração do Hospital da Mulher (HM), em Maceió, que se tornou a primeira maternidade pública de risco habitual em Alagoas e ampliou número de leitos obstétricos e vagas de Unidades de Cuidados Intermediários para recém-nascidos (UCI Neonatal). Em um período de dois anos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) abriu 88 novas vagas destinadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa um aumento de 14,56%.

Os novos leitos contribuíram decisivamente para a redução da mortalidade infantil em Alagoas, que terminou o ano de 2020 com uma taxa de 11,76 para cada mil crianças nascidas vivas. O dado representa uma queda de 12,36%, quando comparado com o ano anterior, que registrou taxa de 13,42/mil nascidos vivos, segundo dados do DigiSUS Gestor do Ministério da Saúde, com base no DataSUS.

Segundo a coordenadora da Rede Cegonha em Alagoas, Syrlene Patriota, a ampliação de leitos não vai parar com o Hospital da Mulher. Os novos hospitais entregues pelo Governo de Alagoas no interior também serão contemplados com leitos para fortalecer a Rede Materna e Infantil, após o fim da pandemia de Covid-19.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram