Dólar hoje 5,147
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Saúde
Postada em 10/11/2020 22:29 | Por Todo Segundo

Novembro Azul: médico alerta para os cuidados com a saúde do homem

Lucas Costa lembra que, na maioria dos casos, o câncer de próstata é descoberto na fase tardia, o que dificulta o tratamento
Médico Lucas Costa alerta para os cuidados com a saúde do homem

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, adere à Campanha Novembro Azul, que alerta a população para os cuidados com a saúde do homem e destaca a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Uma série de ações educativas, atendimentos médicos e laboratoriais estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro Administrativo Municipal, com o objetivo de ampliar a atenção e cuidados com a saúde integral do homem. A campanha também incentiva uma rotina de consultas e exames, além de estimular uma vida de hábitos saudáveis.

Campanha

Em todo o Brasil, o movimento Novembro Azul une a sociedade em torno de ações que objetivam a conscientização e os cuidados com a saúde do homem, sobretudo em relação ao câncer de próstata, mas também o mês do Dia Mundial do Diabetes, que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer (Inca), diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano.

É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos - cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

O médico Lucas Costa lembra que, na maioria dos casos, o câncer de próstata é descoberto na fase tardia, o que dificulta o tratamento. Por isso a necessidade de antecipar o diagnóstico e iniciar os cuidados precocemente, reduzindo os riscos de avanço no estágio da doença e morte.

“A prevenção é a melhor forma de enfrentar o problema. Para isso, a indicação é de que todos os homens a partir de 45 anos, com fatores de risco, ou acima de 50 anos, devem procurar o seu médico na unidade Saúde mais próxima. Para iniciar o rastreamento, o profissional vai conversar sobre os cuidados com a saúde do homem e os exames que ajudam no diagnóstico precoce”, explicou o médico do Município.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram