Dólar hoje 5,204
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Saúde
Postada em 02/11/2017 23:05 | Por Todo Segundo

Palmeira dos Índios iniciará campanha de cirurgias eletivas no sábado (4)

Paciente que tiver incluído na lista de demanda reprimida do SUS e como cataratas, cirurgia vascular e vesícula, já será beneficiado
Palmeira dos Índios iniciará campanha de cirurgias eletivas no sábado (4) - Foto: Assessoria
Da Assessoria

O prefeito Júlio Cezar, a secretária de saúde Katia Born e representantes do Hospital Santa Rita, Clínica Pró-Visão, Instituto Hope e dos laboratórios de Palmeira dos Índios assinaram na quarta-feira (1) o contrato com os prestadores de serviços para o mutirão de cirurgias eletivas e também de exames laboratoriais. A partir de agora, o paciente que tiver incluído na lista de demanda reprimida do Sistema Único de Saúde (SUS) e precisar de procedimentos cirúrgicos como cataratas, cirurgia vascular e vesícula, já será beneficiado a partir do próximo sábado (4).

De acordo com Kátia Born, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já tinha realizado uma busca ativa para verificar o número de pessoas que precisam de cirurgias, como por exemplo a de cataratas. Neste primeiro momento, 140 pessoas passarão pelo processo cirúrgico na área da oftalmologia. “Além dos pacientes com cataratas, teremos os que vão fazer cirurgias vasculares, de vesícula e hérnias, entre outras, e já estão marcadas também para começar no dia quatro, no Hospital Santa Rita. Além disso, teremos a realização dos exames em parceria com os laboratórios da cidade. Não tinha como começar o mutirão sem ajustes e contratos. E o melhor é que tudo será feito aqui em Palmeira, sem que o paciente precise se deslocar para outras cidades”, disse a secretária.

A campanha, de cunho federal, é feita e em parceria com estados e municípios, e regularizada através da Portaria nº 1.118 de 11 de Julho de 2017, que define a estratégia de aumento do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do SUS para o exercício de 2017. “Antes, uma cirurgia de varizes era difícil de conseguir em Palmeira, e agora, graças às parcerias, os pacientes já vão começar a serem submetidos à cirurgia. Só estamos operando porque o município consegue pagar as ultrassonografias e fazer os exames pré-operatórios. Isso é uma grande conquista para a área de saúde do nosso município. Agora, é hora de organizar a saúde e a única forma é fazer gestão. Porque a saúde não espera e quem está doente precisa de tratamento e de cuidados para ser curado”, finalizou Júlio Cezar.

As cirurgias realizadas em Palmeira dos Índios serão as seguintes: apendicectomia; esfincterotomia interna e tratamento de fissura anal; fistulectomia/ fistulectomia anal; hemorroidectomia; colecistectomia; hernioplastia epigástrica; hernioplastia incisional; hernioplastia inguinal (bilateral); hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia umbilical; laparotomia exploratória; uretrotomia interna; prostatectomia suprapública; ressecção endoscópica de próstata; tratamento cirúrgico de hidrocele; postectomia; histerectomia (por via vaginal); histerectomia com anexectomia (uni/bilateral); histerectomia total; ooforectomia/ooforoplastia; colpoperineoplastia anterior e posterior; exérese de glândula de bartholin/skene; tratamento cirúrgico de varizes (bilateral); tratamento cirúrgico de varizes (unilateral); tratamento cirúrgico de pterígio; facoemulsificação/implante de lente intraocular dobrável e exérese de calázio e outras pequenas lesões da pálpebra e supercílios.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram