Dólar hoje 5,117
23° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Saúde
Postada em 06/12/2020 16:24 | Por Assessoria

Pesquisa revela que homens descuidaram da saúde na pandemia

Levantamento mostra que 55% dos homens deixaram de ir ao médico ou abandonaram o tratamento nesse período
Pesquisa revela que homens descuidaram da saúde na pandemia - Foto: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) fez um levantamento para medir o impacto da pandemia na saúde e como atingiu a especialidade. Cerca de 500 pessoas de 22 estados responderam a um questionário on-line: cerca de 77% eram homens e 23%, mulheres. Os dados mostraram que 88% desse total se sentiram afetados. No contingente masculino, 75% tinham mais de 40 anos e, desse grupo, 55% deixaram de ir ao médico ou abandonaram o tratamento nesse período. Foi informado também que 38% dos entrevistados foi pelo menos uma vez ao urologista, 27% ainda não tinham se consultado e 3% alegavam que nunca procurariam um especialista.

"Esses números são preocupantes. Sabemos que até 90% dos pacientes com câncer de próstata em estágio inicial podem ser curados e quase nenhum deles quando diagnosticados com metástases", afirma o urologista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Danilo Galante.

Novembro, o mês de conscientização sobre o câncer de próstata passou, porém a prevenção deve ocorrer durante o ano inteiro, mesmo em meio uma crise sanitária como a que o mundo está passando.

A estimativa para 2020 é de cerca de 66 mil novos casos, com 15.576 mortes relacionadas à doença. Levando em consideração que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no mundo, Galante elaborou um manual básico esclarecendo abaixo as principais dúvidas que cercam a doença com a proposta de disseminar informação aos homens.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram