Dólar hoje 5,117
23° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Saúde
Postada em 15/04/2021 16:54 | Por Todo Segundo com Ascom

Secretaria de Saúde alerta para casos de dengue em Palmeira dos Índios

A principal preocupação é o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya
Mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya - Foto: Divulgação

A temporada de chuvas já deu sinal. E a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios alerta para os perigos e doenças causadas pelas enchentes e águas da chuva que possam ficar acumuladas. A principal preocupação é o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.

Com a pandemia, muitas estratégias de saúde ficaram adormecidas, visto que a corrida contra o tempo para evitar casos positivos e internações tem sido o foco principal. Mas agora, com o período de chuvas, a SMS volta a intensificar o protocolo de cuidados, junto à população.

A SMS pede que as pessoas atentem mais para suas residências, aproveitem o distanciamento social para, semanalmente, verificar e eliminar possíveis focos do mosquito, como garrafas, sacolas abertas, recipientes e outros reservatórios.

Os principais sintomas da dengue são febre alta (maior que 38,5ºC), dores musculares intensas e ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A SMS orienta que ao sentir esses sintomas a pessoa deve procurar sua Unidade de Saúde o mais rápido.

Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, encher os pratinhos dos vasos de plantas até a borda e eliminar adequadamente o lixo que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas e copos descartáveis, são algumas das medidas que evitam criadouros do mosquito. Outra medida importante é não jogar e nem deixar lixo na rua. É necessário evitar o bloqueio de bueiros e a rede de esgoto do município.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram