Dólar hoje 5,204
31° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Saúde
Postada em 04/07/2018 14:53 | Atualizada em 04/07/2018 15:09 | Por Agência Alagoas

Sesau leva diversos serviços de promoção à saúde de Arapiraca

Ação aconteceu nesta quarta (4), durante a inauguração da ampliação do Hospital de Emergência do Agreste
Durante ação da Sesau foi possível realizar teste de rápido de HIV - Foto: Agência Alagoas

Durante a inauguração das obras de reforma e ampliação do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, nesta quarta-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levou diversos serviços aos para a população. Além de exames de diagnóstico de doenças, técnicos realizaram orientação e aconselhamento para doenças como a Aids e hepatites virais.

Na oportunidade, crianças, adultos e idosos submeteram-se à avaliação antropométrica, que incluiu altura, peso e relação cintura-quadril, para posterior cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Assim, foi possível saber a quantidade de gordura no corpo e analisar como está o estado nutricional da população. A comunidade também teve acesso a vacinas de tétano, hepatite B, tríplice viral e Influenza.

Foram realizadas aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Ao chegarem na tenda da Sesau, os moradores receberam panfletos educativos, que abordavam inúmeros temas, tais como educação sexual, proteção com a pele durante a exposição solar e alimentação saudável, com dieta balanceada, rica em frutas, verduras e legumes.

Selma de Souza Ribeiro, de 52 anos, foi uma das pessoas que aferiram a pressão arterial durante a ação disponibilizada pela Sesau. Como não quis aproveitar sozinha, ela também levou sua sogra, a aposentada Doralice Cardoso, de 81 anos, que realizou o teste de glicemia capilar.

“A proposta é válida, porque facilita o deslocamento dos moradores. Eu fico até sem palavras para agradecer um dia como esse. Nem todo mundo tem condições de pagar um bom plano particular ou ter dinheiro sobrando pra ir ao médico fazer determinados exames. Hoje eu pude receber orientações dos profissionais sobre a importância de cuidar melhor da minha saúde”, elogiou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, as ações de promoção da saúde levadas pela Sesau aos municípios, reforçam a confiança da população no trabalho sério que a atual gestão da saúde está desenvolvendo. “O controle da glicemia e da pressão arterial são essenciais para a manutenção da boa saúde. Além do exame, essas pessoas tiveram acesso a palestras sobre alimentação saudável, o que ajuda na prevenção de problemas mais graves”, ressaltou.

Como forma de evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e danos, muitas vezes, irreparáveis à saúde integral das pessoas, a exemplo do vírus HIV, foram realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. A estudante de nutrição Bartira Ellen, de 19 anos, realizou o procedimento e enfatizou que o processo é simples.

“Achei que doeria, mas o exame foi sem traumas. É interessante saber que evoluímos a ponto de conseguir realizar a testagem rápida. A população tem de se conscientizar e participar destas ações ou procurar os locais onde é realizado o teste rápido”, destacou.

Arboviroses – A comunidade foi orientada, também, sobre como combater a proliferação do Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika e chikungunya. Através de um insetário, a equipe da Sesau mostrou, de forma didática, toda a evolução do mosquito, desde o ovo, larva até a pulpa.

As crianças também puderam aprender sobre a importância da higiene bucal após toda e qualquer refeição – não só com a escovação, mas, também, com o fio dental e enxaguante. Com as instruções repassadas pela dentista Fernanda Machado, elas recebiam kits contendo escova e creme dental, para colocarem em prática tudo que aprenderam, usando e abusando de uma escovação correta, livre de cáries e bactérias.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram