Dólar hoje 5,802
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Saúde
Postada em 04/11/2015 07:20 | Por Todo Segundo

Vacinas contra dengue estão aprovadas para crianças e adultos até 59 anos

Testes em estágio avançado viabilizam a imunização em quase todas as faixas estárias
Vacinas contra dengue estão aprovadas para crianças e adultos até 59 anos
Duas vacinas para gripe já estão em fase avançada de testes, segundo informações da Agência Estado. As imunizações desenvolvidas pelo Sanofi Pasteur e pelo Instituto Butantã estão indicadas para crianças, adolescentes e adultos de até 59 anos.

Em processo de aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina da Sanofi foi testada apenas em crianças e adolescentes entre 2 e 16 anos e sua indicação deverá ser voltada principalmente para essa faixa etária, segundo Lúcia Bricks, uma das diretoras médicas do laboratório francês. Testada em 40 mil pessoas em 15 países, o produto da Sanofi Pasteur tem eficácia de 60,8% na redução de notificações de dengue e conseguiu diminuir em 95,5% o número de casos graves.

Já a vacina do Butantã ainda precisa passar pela fase 3 de testes clínicos, última etapa da pesquisa, que será realizada com 17 mil pessoas. Nesse estágio, o instituto vai testar o imunizante em pessoas de 2 a 59 anos. O instituto aguarda a liberação da Anvisa para o início dessa fase. A estimativa de Precioso é de que isso ocorra em agosto. Os resultados da fase 3 e a solicitação de registro na Anvisa ficarão para 2016, se os resultados de eficácia forem o esperado.

Dengue: elimine os principais focos da doença
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dengue é a doença tropical que se espalha mais rapidamente pelo mundo, sendo que 50 milhões de pessoas hoje já estão infectadas em todos os continentes. Até maio desse ano, a dengue já matou 290 pessoas. Veja como prevenir a reprodução do mosquito transmissor:

Evite o acúmulo de água em embalagens vazias como garrafas e latas
"O Aedes aegytpi coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável", explica o entomologista Rafael Freitas, do Laboratório de Transmissores de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz. Por isso, jogue fora pneus velhos, vire garrafas com a boca para baixo e, caso seu quintal seja propenso à formação de poças, realize a drenagem do terreno. Ainda que você tenha guardado esses objetos limpos e secos, é importante deixá-los em lugares cobertos e nas condições descritas. "Deixar depósitos no seu quintal pode fazer com que, em dias de chuva, a água se acumule nesses locais e o mosquito comece a se criar."

Do Minha Vida
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram