Dólar hoje 5,117
25° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Trend
Postada em 26/03/2024 09:48 | Atualizada em 26/03/2024 09:49 | Por Reprodução

5 benefícios da creatina para não atletas

Saiba quais são as vantagens de consumir esse suplemento mesmo não sendo um atleta
5 benefícios da creatina para não atletas - Foto: Reprodução

A creatina é um suplemento amplamente conhecido no mundo do esporte, mas seus benefícios vão além dos atletas profissionais. Esse suplemento é um dos mais estudados atualmente e foi comprovado que sua utilização pode ser benéfica para não atletas, contribuindo para uma melhor saúde e qualidade de vida.

A creatina é uma substância naturalmente produzida pelo corpo humano, principalmente no fígado, rins e pâncreas, mas que também pode ser encontrada em carnes vermelhas e em suplementos alimentares. Seu papel principal e primeiro motivo para ser suplementada foi no fornecimento de energia para as células musculares, ajudando na contração muscular durante atividades físicas.

Mas, como ela pode ajudar não atletas?

1. Melhora da função cognitiva

A creatina não é apenas benéfica para os músculos, mas também para o cérebro. Estudos recentes divulgados em revistas renomadas, como a Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria, mostram que a suplementação com creatina pode melhorar a função cognitiva, incluindo a memória e o raciocínio. Isso pode ser especialmente útil para indivíduos que desejam manter um alto desempenho mental em suas atividades diárias.

2. Aumento da força e resistência muscular

Embora não sejam atletas profissionais, muitas pessoas desejam manter um bom condicionamento físico e resistência. A creatina pode ajudar nisso, proporcionando um aumento na força e resistência muscular.

3. Auxílio na recuperação muscular

Atividades físicas intensas, mesmo que não sejam de alta performance, podem causar microlesões nos músculos. Segundo a literatura científica, a creatina também pode ajudar na recuperação muscular, reduzindo o tempo de dor e desconforto após o exercício. Isso permite uma volta mais rápida às atividades diárias.

4. Suporte ao metabolismo energético

A creatina desempenha um papel fundamental no metabolismo energético do corpo, ajudando a fornecer energia rápida durante períodos de alta demanda, como durante o trabalho físico ou situações estressantes. Isso pode ajudar a manter os níveis de energia ao longo do dia, mesmo para aqueles que não praticam esportes regularmente.

5. Potencial “anti-envelhecimento”

Embora não exista uma fonte da juventude, foi comprovado que a creatina pode agir como um neuroprotetor, ou seja, ter propriedades que ajudam a retardar o processo de envelhecimento celular do sistema nervoso e de algumas outras células. Ao melhorar a função mitocondrial e reduzir o estresse oxidativo, a creatina pode ajudar a manter as células saudáveis e funcionais por mais tempo.

Como escolher sua creatina?

O primeiro passo na suplementação de creatina é obter ajuda de um profissional da saúde, seja um médico ou um nutricionista, pois o uso indiscriminado desse produto pode trazer consequência e efeitos adversos. Sendo assim, com a orientação adequada, surge uma dúvida muito comum: qual a melhor creatina?

O ideal é sempre procurar por marcas aprovadas pela Associação Brasileira de Produtos Nutricionais e já consolidadas no mercado. Dessa forma é possível garantir a segurança e qualidade dos produtos.

Qual é a melhor forma de tomar creatina?

A forma mais comum de tomar creatina é misturá-la com água ou suco e consumi-la antes ou após o exercício. No entanto, seguir as instruções do fabricante e do profissional da saúde é essencial para garantir a dosagem correta.

Com isso, os resultados da suplementação com creatina podem variar de pessoa para pessoa, mas muitas pessoas relatam sentir os benefícios dentro de algumas semanas de uso regular.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram