Dólar hoje 5,117
28° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Trend
Postada em 24/01/2024 22:41 | Por Reprodução

Ferramenta para mobilidade urbana: entenda por que existe o rodízio de veículos

Entenda os objetivos por trás do rodízio de veículos em São Paulo e como essa medida busca transformar a mobilidade urbana para melhor
Ferramenta para mobilidade urbana: entenda por que existe o rodízio de veículos - Foto: divulgação/Adobe Stock

A mobilidade urbana é um desafio enfrentado por diversas cidades ao redor do mundo, e São Paulo não é exceção. Com o intuito de melhorar o tráfego e reduzir a poluição, a Prefeitura de São Paulo implementou o rodízio de veículos.

O rodízio de veículos é uma restrição que limita a circulação de carros em determinados dias da semana e horários específicos. Em São Paulo, essa medida é aplicada de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h. A restrição é baseada no último número da placa do veículo, sendo que carros com placas terminadas em determinados dígitos não podem circular em determinados dias.

Quais os objetivos do rodízio de veículos?

1. Redução do tráfego

O tráfego intenso é uma das principais causas de congestionamento em São Paulo. Com o rodízio, a ideia é diminuir o número de carros nas ruas nos horários de pico, aliviando o fluxo de veículos e reduzindo o congestionamento.

2. Melhoria da qualidade do ar

O rodízio também visa reduzir a poluição do ar na cidade. Com menos carros circulando nos horários restritos, a emissão de poluentes é reduzida, contribuindo para uma melhoria na qualidade do ar e para a saúde da população.

3. Estímulo ao uso de transporte público

Ao restringir a circulação de veículos particulares, o rodízio busca incentivar o uso de transporte público, como ônibus e metrô. Com menos carros nas ruas, o transporte público pode se tornar uma opção mais eficiente e atrativa para os deslocamentos diários.

4. Promoção da mobilidade sustentável

O rodízio é uma forma de promover a mobilidade sustentável, estimulando a adoção de modos de transporte mais ecológicos, como bicicletas e patinetes elétricos. Com menos carros nas ruas, essas opções se tornam mais seguras e viáveis, contribuindo para uma cidade mais sustentável.

Os resultados do rodízio de veículos

Desde sua implementação, o rodízio de veículos tem apresentado resultados positivos. Houve uma redução significativa do tráfego nos horários de pico, o que contribuiu para a diminuição do tempo de deslocamento e do congestionamento. Além disso, houve uma melhoria na qualidade do ar, com a redução da emissão de poluentes.

No entanto, é importante ressaltar que o rodízio de veículos não é a única solução para os desafios de mobilidade urbana em São Paulo. É necessário investir em alternativas de transporte público de qualidade, infraestrutura para bicicletas e patinetes elétricos, e incentivar a adoção de hábitos mais sustentáveis de mobilidade.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram