Dólar hoje 5,117
31° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Trend
Postada em 26/03/2024 09:52 | Atualizada em 26/03/2024 09:54 | Por Reprodução

Motoristas do Rio de Janeiro com IPVA e multas pagas já podem emitir documento do veículo

Emissão do CRLV pode ser feito pelo Posto Digital do Detran RJ ou pelo aplicativo Carteira Digital
Motoristas do Rio de Janeiro com IPVA e multas pagas já podem emitir documento do veículo - Foto: Reprodução

No Rio de Janeiro, uma boa notícia chega para os motoristas que mantêm suas obrigações fiscais em dia: desde o dia 28 de fevereiro, aqueles que já pagaram o IPVA e todos os outros débitos pendentes podem emitir o documento do veículo referente a 2024, ação que estava indisponível até então.

O licenciamento anual é um procedimento essencial para todos os proprietários de veículos, pois atesta que o automóvel está apto a circular nas vias públicas, após todas as taxas e impostos obrigatórios terem sido pagos.

Uma das grandes vantagens para os motoristas é a possibilidade de realizar a emissão de ambos os documentos de forma online, através do Posto Digital do Detran-RJ. Esse serviço oferece uma alternativa prática e rápida, poupando o tempo que seria gasto em filas e deslocamentos até postos físicos de atendimento. Com apenas alguns cliques, os condutores podem obter o licenciamento e seu CRLV atualizado e pronto para ser impresso, além de conseguir consultar possíveis multas e também já debitá-las. Ou seja, o Posto Digital proporcionou aos cariocas mais conveniência e agilidade em seu cotidiano.

A emissão online do documento pelo Posto Digital do Detran-RJ reflete uma tendência de modernização e digitalização dos serviços públicos, facilitando a vida dos cidadãos e reduzindo a burocracia envolvida em diversos processos. Além disso, contribui para a promoção da segurança viária, uma vez que incentiva os condutores a manterem sua situação legalizada perante as autoridades de trânsito. Apenas em alguns casos essa emissão online não será possível, como no caso de veículos a gás que precisam realizar a vistoria do GNV (Gás Natural Veicular) e obter o novo Certificado de Segurança Veicular (CSV). Esses casos específicos podem ser verificados no próprio site.

Passo a passo para acesso ao Posto Digital

  1. Acesse o site do Detran RJ e clique na aba Posto Digital localizado na barra superior;
  2. Clique em “Acessar o Portal via gov.br” e em seguida informe CPF e senha;
  3. Na página do Posto Digital, clique na opção “Veículos”;
  4. Escolha o veículo que será consultado;
  5. Na opção Licenciamento Anual, clicar nas opções: Solicitar ou Histórico;
  6. Se não houver impedimentos, ao clicar no botão solicitar, o site apresentará a mensagem “Sua solicitação de Licenciamento Anual foi realizada com sucesso”. Com o documento liberado, clique em “Emitir CRLV-e – Imprimir”;
  7. Se houver impedimentos relacionados ao veículo, o sistema apresentará a mensagem “Atenção: seu Licenciamento Anual não foi realizado devido à crítica e/ou exigência abaixo”, relatando o motivo da exigência;
  8. Se clicar em Histórico, o Posto Digital informará sobre tentativas anteriores de obter o licenciamento e as exigências apresentadas.

Essa solicitação também pode ser feita através do aplicativo Carteira Digital. Basta realizar o login, acessar a página de veículos, informar o número do Renavam e o Número de segurança do CRV, e incluir o CRLV digital no app.

Vale ressaltar que o documento veicular referente a 2023 ainda pode ser utilizado, mas é interessante que o proprietário do veículo já esteja atento às datas de vencimento do documento do seu veículo. O calendário de licenciamento anual relativo a 2024 começará a vencer somente no fim de maio.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram