Dólar hoje 5,160
22° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Trend
Postada em 15/06/2022 09:51 | Por Reprodução

Tudo sobre o calendário vacinal durante a gravidez

Nessa etapa da vida da mulher é indispensável se atentar ao calendário vacinal específico para o período gestacional, com o intuito de proteger mãe e bebê
Tudo sobre o calendário vacinal durante a gravidez - Foto: Reprodução

Com o intuito de manter a saúde da mãe e do bebê em dia, é fundamental seguir o calendário vacinal na gravidez. Aliás, vale destacar que, seja em qualquer fase da vida, criança, adulto ou idoso, a vacinação é primordial. É uma forma de preservar a própria vida e de proteger o coletivo.

Entretanto, durante a gestação, o cuidado com as vacinas deve ser redobrado. Quer entender melhor sobre o assunto e conhecer as vacinas que são indicadas para serem tomadas na gravidez? Continue a leitura a seguir.

A importância do calendário de vacinas para gestantes

O calendário de vacina para gestantes foi todo planejado cuidadosamente com foco na saúde das mamães e bebês, para que elas se sintam seguras e para que o feto se desenvolva bem. Lembrando que os benefícios das vacinas são transmitidos via placenta durante a gestação e, após o parto, pelo aleitamento materno.

Abaixo, separamos as três vacinas para gestantes que são recomendadas pelo Ministério da Saúde juntamente com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a FEBRASGO.

• Tríplice Bacteriana (dTpa-difteria, tétano e coqueluche): essa vacina é a única feita especificamente para grávidas. É indicado tomar a partir da 20ª semana. Ela protege a mãe e o feto dos riscos de coqueluche, tétano neonatal e difteria;

• Influenza: a vacina da gripe é imprescindível para grávidas. Ela pode ser tomada em qualquer período da gestação e, ao todo, imuniza contra 4 sorotipos do vírus da gripe;

• Hepatite B: a gestante deve tomar as três doses dessa vacina, pois caso ela tenha Hepatite B, o bebê pode ser infectado ao nascer e desenvolver problemas sérios de saúde. Ela precisa tomar essas doses antes de terminar a gestação.

O calendário de vacinas para gestantes pode ser alterado?

Vale ressaltar ainda que há possibilidade de serem recomendadas outras vacinas em situações especiais. Por isso, é fundamental realizar o acompanhamento profissional, ou seja, ir às consultas periódicas com o médico obstetra. Ele é o responsável por essa supervisão.

Portanto, não deixe de consultar e seguir o calendário vacinal na gravidez. Como já foi dito, a vacinação é extremamente importante em todas as fases da vida, mas merece um olhar atento e especial durante a gestação, prezando sempre pela saúde e bem-estar que a mãe e o bebê precisam.

É importante destacar, também, que todas essas vacinas são oferecidas gratuitamente nos postos de saúde. É necessário apenas apresentar a carteira de vacinação e o cartão de gestante.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram