Dólar hoje 5,397
25° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
André Avlis

Sobre o autor

Radialista, Cronista e Comentarista Esportivo!
Postada em 05/01/2026 13:51 | Atualizada em 05/01/2026 13:55

ASA: Gerar euforia com vitória em amistoso é um grande erro

Alvinegro venceu o Guarany-SE no último sábado (3) por 4 a 0
Jailson, meia-atacante do ASA - Foto: Lucas Auditore

Um tremendo equívoco.

Seja para o lado positivo ou negativo, bom ou ruim, com vitória ou derrota, criar euforia e até mesmo fazer análises mais aprofundadas em amistosos preparatórios, é um tremendo erro.

As atividades e testes servem para o técnico fazer observações e ajustes de tudo aquilo que é trabalhado no dia a dia dentro do seu modelo de jogo.

O ASA venceu o Guarany-SE por 4 a 0 no último sábado (3), jogando em Arapiraca. Foi o último amistoso antes da estreia no Campeonato Alagoano.

Foi, inclusive, a primeira vez que tive a oportunidade de ver o time do técnico Dico Woolley em ação.

No recorte do jogo, o ASA conseguiu um desempenho satisfatório - especialmente o time titular.

Aconteceram movimentações coordenadas, variações de movimentações no momento com a bola e a equipe mostrou uma portura agressiva na fase defensiva. Marcou quase todo o jogo fazendo pressão na saída de bola do adversário e dificultou bastante as criações de jogadas do time sergipano.

Mas claro, alguns pontos também precisam ser corrigidos e alinhados.

Alguns pontos no momento sem a bola, como por exemplo, a linha defensiva marcando muito alta. O Guarany conseguiu algumas bolas longas que dificultou a organização defensiva, pois a defesa teve que correr para trás. Além disso, os encaixes na marcação quando o adversário entrava no campo defensivo alvinegro precisam estar mais justos, sem oferecer tantos espaços entrelinhas.

Em meu ponto de vista, o time conseguiu desempenhar bem o que tem de ideia seu treinador. Mas ainda não é um time pronto e seria impossível ser neste momento.

Mas calma. Muita calma. Não é momento de se criar uma atmosfera de euforia exacerbada. Assim como também seria um engano tratar como negativo ou derrotista se o placar fosse outro. São vertentes opostas que não devem ser enfatizados, isso porque ainda é apenas um período preparatório.

Por isso, é preciso cautela e não trazer panoramas tão superficiais através de um amistoso. Existe também a necessidade da responsabilidade nas análises para que posteriormente tudo o que foi falado e comentado não torne-se objeto de ilusão para o próprio torcedor.

Então, calma. Muita calma nessa hora!

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram