Dólar hoje 5,399
25° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Francisco de Franca

Sobre o autor

Francisco de Franca: natural de Palmeira dos Índios, casado e advogado militante, ex-presidente da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, ex-vice-prefeito de Palmeira dos Índios, ex-vice-presidente da OAB/AL e ex-presidente da Uveal.
Postada em 07/01/2026 11:02

Jogada de mestre de Renan pode redesenhar disputa eleitoral em Alagoas

Cenário político em Alagoas aponta para união que pode isolar Arthur Lira
Jogada de mestre de Renan pode redesenhar disputa eleitoral em Alagoas - Foto: Reprodução

O senador Renan Calheiros está focado em sua reeleição, para isto vai contar com a ajuda de seu filho Renan Filho, que tudo indica vai conseguir seu terceiro mandato de governador.

Todas as pesquisas mostram a viabilidade da candidatura de Renanzinho para o comando de Alagoas. Porém, existe a real ameaça do prefeito de Maceió que alterna a liderança nas pesquisas com Renan Filho.

Contudo, o mestre Renan vem trabalhando com inteligência para desviar JHC da intenção de disputar o governo. A jogada de mestre é convencê-lo a disputar a vaga de senador. Caso a jogada de Renan prospere, sua reeleição vai estar garantida e a segunda vaga no senado passa a ser de JHC.

Neste jogo quem vai sair perdendo é Arthur Lira que sonha com uma cadeira no senado. No entanto, Lira tem apenas o apoio de duas dezenas de prefeituras, enquanto o velho Renan com seu grupo político tem mais de 80.

Se JHC topar disputar o senado, só em Maceió deverá ter no mínimo 200 mil votos, sendo impossível Arthur Lira tirar esta diferença, principalmente se for aliado do grupo de Renan. Num cenário assim JHC será a segunda opção de Renan que mobolizará 80 prefeitos e milhares de vereadores e lideranças para reforçar a candatura de JHC.

A união de Renan e JHC tira o sonho de Arthur Lira ser senador. Política também é sonho, caso esta aliança aconteça, Lira viverá um grande pesadelo, porque deixará o mandato certo de deputado federal para disputar um sonho impossível. Quem viver verá!

Por hoje é só

Francisco de França - advogado

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram