Dólar hoje 5,809
27° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Francisco de Franca

Sobre o autor

Francisco de Franca: natural de Palmeira dos Índios, casado e advogado militante, ex-presidente da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, ex-vice-prefeito de Palmeira dos Índios, ex-vice-presidente da OAB/AL e ex-presidente da Uveal.
Postada em 07/11/2023 17:31 | Atualizada em 07/11/2023 17:35

QUEM SERÁ O CANDIDATO A PREFEITO DE JÚLIO CÉZAR ?

Já faz um bom tempo que falei sobre a política de Palmeira. Por aqui as coisas continuam como antes. Não há fato novo. O líder político da cidade, inteligentemente,  continua incentivando os pretendentes ao seu apoio na sucessão.

Mas, para evitar assédios e aborrecimentos, lança candidaturas sem tradição ou traquejo no meio político. Com isto deixa os que querem seu apoio esperançosos de que aquele ou aquela suposta candidata insinuada pelo gestor não decole, devendo ser descartado (a), causando assim expectativas de mudança naqueles que pretendem ser a bola da vez.

Muitos nutrem a esperança em ser o escolhido ou escolhida pelo prefeito para sucedê-lo. Mas, quem será o escolhido? Precisamos fazer um exercício de imaginação e se colocar na condição de Júlio Cézar.  

Pois bem,  ele está no final do mandato e sem poder disputar eleição, precisa viabilizar possibilidades de ocupação de espaço. Precisa de evidências no cenário político, precisa então ser racional. Qual candidato pode dar a ele visibilidade e ocupação de espaços políticos para o futuro? Não vejo nos nomes ventilados, alguém capaz de dar a Júlio sobrevivência política pós mandato. 

Por isto, não acredito que ele vá apostar seu capital político conquistado nos seus três mandatos ( 1 de vereador e 2 de prefeito), com candidato que para se eleger precisa unicamente de seu apoio.
Inteligente como é, deverá negociar com o governador e seus aliados o seu futuro político. Nessa engenharia política, não esquecer que Paulo Dantas é novo e não vai querer encerrar sua carreira política, nem ele, nem Júlio.

Antevejo na sucessão de Paulo Dantas, Ronaldo Lessa assumindo o governo antecipadamente e Paulo Dantas disputando uma eleição de deputado federal em dobradinha com Júlio para estadual. Contudo,  hoje a melhor possibilidade é, para Júlio ver a esposa deputada e ele Secretário de Comunicação Social, e precisa de pouca coisa para isto acontecer. 

Júlio Cézar deverá negociar a vaga da mulher na Assembleia Legislativa e ser o futuro Secretário de Comunicação do estado. Quem aqui em Palmeira puder ajudá-lo nessa empreitada, terá muita chance de ser seu sucessor.

Política é uma via de mão dupla. Ninguém será o escolhido de Júlio, por ser bonzinho ou de família tradicional, terá que ter trânsito e influência para convencer o governador a lhe dar visibilidade depois que deixar a prefeitura. Até porque já se ouviu muitas estórias de criaturas que depois de eleitos engolem o criador. 

Mas, depois de todo esse exercício de imaginação, vai faltar apenas combinar com o eleitor. 
Francisco de França  - Advogado
O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram