O trabalho desenvolvido pela Polícia Militar vem tornando o ano de 2024 histórico na diminuição da criminalidade em Alagoas. Dados fornecidos pela 2ª Seção, setor responsável pelas estatísticas da corporação, mostram um aumento de 10% no total de prisões registradas pela PM-AL durante os primeiros seis meses do ano, em relação ao mesmo período de 2023. No total, 3.979 criminosos foram detidos em operações, patrulhamentos e cumprimentos de mandados em todas as regiões do estado.
O número de detenções de maiores de idade teve um aumento de mais de 12,5%. No primeiro semestre de 2023, pouco mais de 300 adultos foram presos em ações policiais. Em 2024, o número alcança a marca de 3.486. Os dados também mostram que a quantidade de menores infratores apreendidos dobrou se comparado ao mesmo período do ano passado. No total, foram registradas 331 prisões entre janeiro e junho de 2024, sendo 122 maior que no ano anterior.
Dados são reflexo do investimento, diz comandante
Segundo o comandante-geral da PM-AL, coronel Paulo Amorim, os dados são reflexo do investimento em capacitação, com a implementação em padrões de abordagens à tropa e ao aumento do efetivo a partir da formação de quase mil novos militares do último concurso.
“A gestão vem se preocupando em promover a maior quantidade de cursos de capacitação possíveis. Com isso, nosso efetivo tem atingido um nível de excelência no serviço operacional. Além disso, ganhamos um reforço importante de quase mil soldados, que desde o final do ano passado já se encontravam na fase de estágio pelas nas ruas. Os números refletem esse cuidado com a segurança dos alagoanos e demonstram uma diminuição na quantidade de indivíduos de alta periculosidade em nosso estado”, destacou o oficial superior.
A uniformidade do trabalho é refletida no número de prisões nas áreas dos cinco Comandos de Policiamento de Alagoas. Quatro deles registraram aumento na quantidade de indivíduos presos ou detidos entre os meses de janeiro e junho de 2024, em relação a 2023. A liderança ficou com o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM). No total, o grande comando registrou 1.991 prisões, um número quase 23% maior do que o mesmo período do ano passado (155). Além disso, o valor representa metade da quantidade de presos pela Polícia Militar neste ano.
O segundo Comando que mais registrou prisões foi o da Região Agreste (CPRA), onde está localizada Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas. Na localidade, foram quase 600 prisões. Em terceiro lugar ficou o Comando de Policiamento do Norte e Zona da Mata (CPRNZN), com 491 indivíduos presos durante o primeiro semestre de 2024.
Traficantes e agressões de mulheres lideram lista de presos
A tipicidade penal mais registrada entre os indivíduos presos no primeiro semestre de 2024 foi a Violência Contra a Mulher. Foram 652 agressores presos entre janeiro e junho deste ano. Em seguida, o crime que mais registrou prisões foi o tráfico de drogas, com 507 traficantes retirados de circulação por guarnições da PM. O top-3 foi fechado pelas ocorrências envolvendo o cumprimento de mandados judiciais, com 381 criminosos capturados. Somados, essas três modalidades representam 39% do total de presos este ano em Alagoas.
Os fins de semana seguem sendo o período com o maior número de pessoas presas. Segundo o relatório da 2ª Seção, foram 1. 234 criminosos presos entre os sábados e domingos do primeiro semestre de 2024. O domingo também é o dia com mais prisões realizadas pela PM-AL, com mais 650 criminosos detidos. Um número 9% maior em comparação ao mesmo dia no ano anterior.
De acordo com os dados fornecidos, o período noturno concentra o maior número de prisões. São mais de 1.500 homens e mulheres presos entre às 18h e 0h durante o primeiro semestre de 2024. O período vespertino vem na sequência, com 1.074 detenções registradas. As manhãs e madrugadas tiveram, respectivamente, 618 e 613 ocorrências envolvendo prisões. Em 2024, todos os períodos do dia tiveram aumento na quantidade de criminosos detidos em relação a 2023.
Rotam e 3º Batalhão são destaques
Dentre as unidades que fazem parte do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), o Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) foi o que mais registrou prisões de criminosos nos primeiros meses de 2024. Foram 271 autores de delitos presos entre janeiro e junho. O número representa um aumento de quase 35% referente às prisões realizadas pelos militares da unidade no mesmo período do ano anterior.
De acordo com o comandante da Rotam, tenente-coronel Lima Lins, o resultado é fruto do empenho do efetivo na padronização dos procedimentos adotados pela unidade e da parceria com o serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AL) e do próprio batalhão.
“O nosso grupo de oficiais e praças está comprometido na missão de combater a criminalidade. Com isso, realizamos treinamentos constantes da tropa, além da promoção de cursos operacionais anuais, como o de curso operacional de Rotam e o curso de força tática. Além disso, o serviço de inteligência da unidade, integrado com toda estrutura da SSP, possibilita operações pontuais no combate ao tráfico de drogas, apreensão de armas e prisão de criminosos”, destacou o tenente-coronel.
Ainda segundo o comandante Lima Lins, o trabalho da unidade é direcionado ao recobrimento de bairros com alto grau de criminalidade atendidos pelos batalhões de área. Com isso as guarnições conseguem ter uma ação específica “na desarticulação das operações criminosas das facções do crime, tendo maior apreensão de armas e drogas”, acrescentou.
No interior, a unidade operacional que mais registrou prisões foi o 3º Batalhão (BPM), em Arapiraca. Responsável pelo policiamento na região Agreste, o BPM teve 260 registros de prisões durante o primeiro semestre. A terceira unidade que mais prendeu criminosos foi o 2º Batalhão, com sede em União dos Palmares e responsável pelo policiamento em cidades da Zona da Mata Alagoana como Murici e São José da Laje. Foram 257 infratores retirados de circulação.
A capital alagoana concentrou a maior parte das prisões efetuadas pela Polícia Militar durante os seis meses de 2024, com cerca de 1.500 criminosos detidos. Maceió também foi a cidade que registrou o maior aumento percentual na quantidade de prisões entre janeiro e junho deste ano na comparação com o mesmo período de 2023. O aumento registrado foi de 29%. O segundo município com mais detenções foi Arapiraca, com 232 registros, seguido por Marechal Deodoro, com 114 ocorrências envolvendo prisões.
A grande maioria de detenções foi de indivíduos do sexo masculino. Do total registrado, 3.532 de presos foram homens, enquanto 285 eram mulheres.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você não deve esperar grandes mudanças hoje. O processo que você iniciou há três ou quatro anos irá acelerar ligeiramente. Você está mudando as amarras da sua identidade, as ideias que lhe dão certeza de quem você é. Sua família, formação e educação não contam mais tanto quanto seus alicerces espirituais. Previsão para 29/10/2025
O dia seguinte deve ser bastante positivo. Você começará a sentir o mais leve indício do início de uma grande mudança. Esta nova fase durará sete meses. À medida que avança, você encontrará maior liberdade de expressão. Você pode esperar uma mudança acelerada em assuntos que costumava evitar no passado. Alguns atritos com irmãos podem surgir nos próximos meses. Previsão para 29/10/2025
O sistema solar poderá desencadear uma transformação que durará vários meses. A mudança se concentrará nos meios que você utiliza para se realizar em termos de carreira e vida amorosa. Se você se sente limitado pelo seu treinamento ou educação, pode esperar buscar a libertação dessas inibições nos próximos meses. Previsão para 29/10/2025
É um excelente dia para você! Embora nenhum grande evento ocorra hoje, há a promessa de liberdade nos próximos meses. Uma mudança fundamental está prestes a ocorrer em sua profissão e em sua vida amorosa. Com o passar dos meses, você pode esperar ser mais visionário, mais criativo e talvez mais rebelde. Você será muito mais eficaz do que nos últimos dois ou três anos. Previsão para 29/10/2025
Para compreender a mudança que está ocorrendo hoje, você deve olhar para os acontecimentos de uma perspectiva elevada. Um lento processo de libertação está a ganhar impulso. Nos próximos meses você não recusará a oportunidade de se livrar de uma parte opressiva do seu passado. Você abandonará seus antigos complexos e emergirá renovado. Não se assuste se as relações familiares sofrerem um pouco. A angústia é apenas temporária. Previsão para 29/10/2025
Os ventos suaves da mudança estão soprando em sua vida neste momento. Você tem um sentimento de novidade e uma atitude aberta em relação ao mundo. Alguns acontecimentos externos lhe dão a impressão de que você está avançando de maneira concreta em direção a uma nova vida. Você pode esperar algumas surpresas agradáveis. Previsão para 29/10/2025
No seu caso, a frase “ponto de viragem” tem algum significado. Este ponto de viragem pode assumir a forma de uma nova pessoa ou de um evento importante que mudará as coisas para sempre. Às vezes, coisas incríveis que ouvimos realmente acontecem. Uma dessas coisas pode estar acontecendo com você nos próximos meses. Previsão para 29/10/2025
Pode ser que você tenha voltado profundamente mudado de uma longa viagem. É claro que viajar muda a todos até certo ponto, mas no seu caso a mudança é mais profunda. Você terá problemas para voltar à sua antiga vida. Pode parecer muito limitante para você. Então, o que você está esperando? Mude isso! Previsão para 29/10/2025
Se você se sente sufocado pelo seu relacionamento amoroso, se sente que falta tempero ou é muito tradicional, então por que não se libertar? A energia planetária de hoje irá ajudá-lo a transformar até mesmo suas ideias mais malucas em realidade. A partir de hoje, você será solicitado a ser mais decisivo. Previsão para 29/10/2025
Você conheceu algumas pessoas estranhas que influenciaram muito sua atitude em relação ao casamento ou parceria. Algumas pessoas têm empurrado você para mais liberdade. Essas pessoas foram influenciadas pelos alinhamentos planetários, mas não é por isso que vocês precisam ser assim. A liberdade ou a falta dela é completamente subjetiva. Previsão para 29/10/2025
Se você deseja modificar algo em sua vida diária, faça-o agora. A energia planetária está lhe dizendo que chegou a hora de fazer mudanças concretas. Quer a mudança que você procura seja em casa ou no trabalho, física ou emocional, não tenha medo de perturbar seriamente o status quo da sua vida. Previsão para 29/10/2025
A mudança planetária provavelmente será imperceptível hoje, mas você terá vários meses para entender como essa mudança irá impactá-lo. Você perceberá que sente uma forte necessidade de liberação. Talvez você precise se libertar das amarras do seu grupo. Mudança e inovação estão no ar! Previsão para 29/10/2025