Dólar hoje 5,379
22° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Polícia
Postada em 20/10/2025 13:57 | Por Todo Segundo

Polícia investiga golpe com uso de chamadas de vídeo em Arapiraca

Uma das vítimas perdeu R$ 5 mil após compartilhar a tela do celular com os criminosos
Golpistas usam imagem de influenciadores para enganar vítimas em Arapiraca - Foto: Divulgação

Um novo tipo de golpe tem preocupado as autoridades em Arapiraca, no Agreste de Alagoas. Criminosos estão se passando por influenciadores digitais para enganar vítimas por meio de chamadas de vídeo no WhatsApp, prometendo prêmios em dinheiro e induzindo as pessoas a compartilhar a tela do celular — o que permite o roubo de dados bancários.

O alerta foi emitido pela Polícia Civil de Alagoas (PCAL), através da 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ª DRP), após registros de ocorrências no último fim de semana. Segundo o delegado adjunto Matheus Enrique, os golpistas utilizam a imagem de influenciadores locais e regionais para dar credibilidade à farsa.

Durante as chamadas, os criminosos afirmam que a vítima foi “contemplada” com um prêmio em dinheiro, e pedem que ela acesse a conta bancária para verificar o suposto depósito. No entanto, ao compartilhar a tela do celular, a vítima permite que os golpistas vejam suas senhas e movimentações financeiras em tempo real.

“As pessoas são induzidas a digitar as senhas do aplicativo bancário, e os criminosos capturam essas informações no momento da digitação. Com isso, conseguem acessar a conta de outro dispositivo e realizar transferências ou saques de forma fraudulenta”, explicou o delegado.

Uma das vítimas registrou prejuízo de R$ 5 mil, segundo a Polícia Civil. As investigações já estão em andamento para identificar os envolvidos.

O delegado Matheus Enrique reforçou o alerta à população:

“Orientamos que as pessoas jamais compartilhem a tela do celular durante chamadas de vídeo ou informem dados bancários. Qualquer dúvida ou situação suspeita deve ser comunicada imediatamente à polícia.”

A PCAL também destacou que influenciadores e empresas sérias não realizam sorteios ou campanhas por meio de chamadas diretas no WhatsApp, e orienta que os usuários desconfiem de qualquer promessa de prêmios que exija acesso à conta bancária.

Em caso de golpe ou tentativa de fraude, as vítimas podem procurar a 4ª DRP de Arapiraca ou registrar boletim de ocorrência on-line no site oficial da Polícia Civil de Alagoas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram