Dólar hoje 5,388
33° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 25/11/2025 22:26 | Por Todo Segundo

Pão de Açúcar registra maior temperatura do Brasil pelo segundo dia seguido

Inmet confirma 39,3ºC e mantém município entre os mais quentes do país
Pão de Açúcar bate recorde e coloca Alagoas no topo das cidades mais quentes do país - Foto: Reprodução

Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, voltou a liderar o ranking das cidades mais quentes do país. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (25) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município registrou 39,3ºC às 15h, marca que o colocou novamente no topo da lista nacional de temperaturas mais elevadas.

É o segundo dia consecutivo que a cidade aparece entre as mais quentes do Brasil. Na segunda-feira (24), os termômetros já haviam marcado 38,5ºC. Além de Pão de Açúcar, também figuraram entre as maiores temperaturas do país os municípios de Picos (PI), Bacabal (MA) e Valença do Piauí (PI).

Com o calor intenso, outro fator agrava a situação no interior alagoano: a baixa umidade relativa do ar. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) colocou as regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste em estado de atenção.

O aviso vigente até a próxima quinta-feira (27), aponta que os índices de umidade podem cair para menos de 30% em diversos períodos do dia — patamar considerado preocupante para a saúde humana e para o meio ambiente.

As análises dos modelos numéricos indicam que a queda começou a ser registrada já na tarde da segunda-feira (24) e deve se manter ao longo da semana, aumentando riscos de desidratação, problemas respiratórios e incêndios ambientais.

Riscos e recomendações

Com a combinação de calor extremo e ar seco, especialistas reforçam cuidados como:

  • Hidratação constante
  • Evitar atividades físicas nas horas mais quentes
  • Não se expor diretamente ao sol entre 10h e 16h
  • Usar protetor solar e roupas leves
  • Redobrar atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias

O cenário coloca Alagoas em alerta e reforça as preocupações sobre os efeitos das ondas de calor que vêm sendo registradas com maior frequência em todo o país.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram