Dólar hoje 5,204
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Brasil
Postada em 06/06/2022 17:23 | Por Suely Melo/ Sesau

4ª dose contra Covid para pessoas de 50 anos ou mais começa ser aplicada em AL

Recomendação foi feita aos 102 municípios alagoanos. Dose poderá ser aplicada em profissionais da saúde
Pessoas com 50 anos ou mais e profissionais da saúde já podem tomar a 4ª dose contra a Covid em AL - Foto: Carla Cleto/ Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu Nota Técnica aos 102 municípios alagoanos, autorizando, imediatamente, a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose da vacina) contra a Covid-19 em pessoas com 50 anos ou mais e em trabalhadores da saúde. A dose poderá ser aplicada com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose). Deverão ser utilizados os imunizantes Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).

Para a ampliação da vacinação aos trabalhadores da saúde, a Nota Técnica informa que foi considerada a necessidade de adequação do esquema vacinal nesses indivíduos, devido à sua maior exposição à Covid-19 e, consequentemente, ao maior risco de adoecimento, absenteísmo e complicações da doença. Já a ampliação para adultos com 50 anos ou mais considerou o surgimento de novas variantes e tendência de aumento do número de casos de Covid-19, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis e expostos.

Além disso, a Nota Técnica também revela que dados brasileiros demonstraram a redução de efetividade da vacina contra a Covid-19 para casos sintomáticos pela variante Ômicron, observada após 90 dias de reforços homólogos e heterólogos. A redução da efetividade para infecções em relação às plataformas vacinais com o avançar do tempo tem sido observada em vários estudos e, por este motivo, estratégias diferenciadas para garantir a proteção de grupos de maior vulnerabilidade ou maior exposição, devem ser rotineiramente reavaliadas.

"Fazemos um chamamento aos profissionais de saúde, bem como, a toda a população alagoana com 50 anos ou mais, para que tomem a segunda dose de reforço do imunizante contra a Covid-19. Diante das variantes, como a Ômicron, a segunda dose de reforço se faz necessária, segundo apontam estudos realizados sobre a efetividade da eficácia das vacinas desenvolvidas contra o novo coronavírus", salientou Rafaela Siqueira, assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI), em Alagoas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram