Dólar hoje 5,117
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Brasil
Postada em 14/03/2024 15:54 | Por R7

Comissão aprova PEC que permite acumulação de cargos para professores

Proposta elimina restrição à categoria e prevê que profissionais possam exercer cargos de outras naturezas
Comissão da Câmara aprova PEC que permite acumulação de cargos para professores - Foto: Agência Brasil

A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (13), o relatório da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que permite a acumulação de cargos de professores com outro de qualquer natureza. Atualmente, a Constituição permite o acúmulo de dois cargos de professor ou para cargos técnicos ou científicos. Agora, o texto segue para o Plenário da Câmara.

A proposta elimina a restrição imposta aos professores e permite a acumulação com outro cargo. Segundo a relatora, Maria Rosas (Republicanos-SP), “a vedação tem por finalidade garantir a eficiência no exercício das atribuições pertinentes a cargos, empregos ou funções públicas e afastar eventuais privilégios”.

Para o autor da proposta, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), existem questionamentos judiciais sobre o conceito de cargo técnico ou científico, por falta de precisão. Ele diz que "a denominação do cargo é irrelevante para defini-lo como de natureza técnica".

Em 2019, a proposta foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania).

Governo federal

Em janeiro, o governo federal reajustou em 3,62% o piso salarial dos professores e definiu o valor mínimo de R$ 4.580,57 para 2024. A medida vale para a rede pública de todo o país, com jornada de ao menos 40 horas semanais.

“O valor do piso é definido pelo governo federal, mas, como os salários são pagos pelas redes de ensino, cada estado e município precisa oficializar o novo valor por meio de uma norma própria. Por isso, o reajuste não é automático. Os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos estados, a partir de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) repassados pela União, além da arrecadação de impostos”.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram