O Ministério de Minas e Energia vai decidir na terça-feira (15), sobre adoção do horário de verão no Brasil ainda este ano. O ministro Alexandre Silveira vai se reunir com a equipe técnica no prédio da pasta em Brasília para definir a questão.
Diante da urgência da decisão, Silveira reduziu em uma semana o período de férias e retornará ao trabalho na próxima segunda-feira (14). “O resumo da ópera é que se houver risco energético, não interessa outro assunto a não ser fazer o horário de verão”, afirmou Silveira nesta sexta-feira (11), em Roma, após participar como palestrante do último painel II Fórum Internacional Esfera.
“Se não houver risco energético, aí é um custo-benefício que terei a tranquilidade, a serenidade e a coragem de decidir a favor do Brasil e a favor do Brasil nem sempre quer dizer que vai economizar meio por cento, um por cento na conta de energia, porque qual impacto nos outros setores? Isso tem que ser um equilíbrio. Ainda bem que a política de diálogo voltou. Com essa política a gente tem tranquilidade e com muita profundidade chegar a um momento em que a gente possa mostrar com clareza qual o melhor caminho a seguir”, acrescentou o ministro, ressaltando que “não tem como não ser esta semana, porque não daria tempo de aproveitar a melhor janela que é novembro, se não for tomada a decisão, esta semana”.
De acordo com Silveira, a reunião foi marcada para terça-feira por causa da “imprescindibilidade de ser agora” e, para isso, é preciso que seja de imediato para permitir que os setores que serão impactados se preparem, embora, segundo ele, o cuidado que teve de conversar com os setores muito importantes para que se planejam.
“Se tem algo que não se pode abrir em uma política pública com essa dimensão, é a questão da previsibilidade. A importância maior do horário de verão e tem muita importância é entre 15 de outubro e 30 de novembro. Até 15 de dezembro tem uma importância vigorosa, não que ele não tenha depois, mas vai diminuindo a curva da importância dele”, disse.
Silveira destacou que o horário de verão é uma política pública aplicada mundialmente e não deve ser tratado como uma questão ideológica. “Primeiro quero registrar que o horário de verão é uma política pública que não é nacional. É implementada em vários países e em especial em países desenvolvidos. É uma política pública que não deve ser tratada como uma questão ideológica e ela foi tratada pelo governo anterior assim, simplesmente extirpando ela em 2019”, observou.
Crise hídrica
O ministro acrescentou que as usinas hídricas e hidrelétricas, quando não são, como é o caso de Belo Monte, localizada no Rio Xingu, no Pará, que não conseguiu licenciamento para fazê-la com reservatório, elas dependem naturalmente das questões pluviométricas. Os números indicam que a crise hídrica atual é grave.
Vice-Presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal,General Hamilton Mourão, durante visita a Usina Hidrelétrica de Belo Monte
Usina Hidrelétrica de Belo Monte - Foto: Bruno Batista/ VPR
“O Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais] apurou que desde 1950, quando ele mede a questão pluviométrica no Brasil, nós vivemos a pior crise hídrica dos últimos 73 anos, o que nos levou, se nós não tivéssemos feito medidas preventivas, como diminuir a vazão de Jupiá e Porto Primavera, corajosas que tomamos durante o ano, preservando 11% de água doce nos nossos reservatórios, hoje nós teríamos problema energético no Brasil. Não temos, temos tranquilidade para este período, mas temos que nos equilibrar entre segurança e modicidade tarifária e temos que preparar também o planejamento para 2026”, comentou.
Eleição
O ministro Alexandre Silveira disse ainda que, caso seja adotado pelo governo, o horário de verão não vai impactar o segundo turno da eleição, marcado para o dia 27 deste mês. “Se ele for decretado, não pega a eleição, porque tem que ter no mínimo 20 dias para que setores extremamente importantes se planejem, como o setor aéreo por causa das conexões internacionais e outros setores também como segurança pública”.
Ele que tudo está sendo analisado com todo o cuidado e serenidade. “Imagine a responsabilidade de uma decisão como essa de um ministro de estado. Se ele o faz sem necessidade está naturalmente tomando uma medida que tem transversalidade e tem custo em alguns setores da economia, apesar de que para outros é benéfico, mas em alguns da economia muito contundentes. Se ele não faz, e dá um problema, a responsabilidade é do ministro. Um problema energético não é um problema é um problemaço”, explicou sobre a complexidade da decisão.
O ministro lembrou que o presidente Lula já disse em entrevista que essa decisão não é política e delegou a condução dela ao seu ministro de estado. “O farei, com a coragem de quem tem que decidir. O farei muito ancorado em bases técnicas e em sensibilidade política e social, para que a gente defendendo, como eu defendo o horário de verão como política pública, só use mão dessa política pública se ela for imprescindível para assegurar energia para o Brasil e diminuir os custos que não impactem mais negativamente e faça economia para o consumidor”, completou.
ONS
Em reunião ordinária de outubro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) na quarta-feira (9), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as projeções para o período de outubro de 2024 a março de 2025.
Os números apontam incertezas com relação ao início e condições do período úmido, ainda que alguns modelos indicarem maior nível de precipitação a partir da segunda quinzena deste mês. “Com a estiagem severa dos últimos meses, as próximas chuvas precisam, num primeiro momento, permitir que o solo recupere sua umidade para que, posteriormente, seja observada a elevação dos níveis das vazões”, informou a ONS em nota.
Conforme os dados dos dois cenários dos estudos prospectivos, as projeções de Energia Natural Afluente no Sistema Interligado Nacional (SIN) no horizonte de outubro/24 a março/25 se mostram abaixo da Média de Longo Termo (MLT). “As projeções de Energia Armazenada (EAR) indicam que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste alcançaria ao final de março de 2025, no cenário superior, 13,8 p.p. acima do armazenamento verificado em março de 2024. No cenário inferior, esta projeção seria de 23,4 p.p abaixo ante o verificado”, acrescentou o Operador.
“No curto prazo, a análise da EAR mostra a continuidade da redução dos níveis dos reservatórios nos próximos três meses, com a recuperação dos volumes estimada para ocorrer a partir de janeiro de 2025”, afirmou na nota. No entendimento do ONS, o principal desafio identificado pelo órgão até dezembro é o atendimento da ponta de carga, horário em que a demanda atinge seu ponto máximo, que geralmente acontece entre 18h e 20h.
“As projeções indicadas pelos estudos prospectivos são utilizadas para apoiar tomadas de decisões pelo colegiado do CMSE quanto à necessidade da adoção ou permanência de medidas operacionais preventivas com vistas a aumentar a segurança do SIN. O Operador segue acompanhando a situação e os resultados das iniciativas implementadas com o intuito de assegurar o atendimento à demanda de carga do SIN”, informou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
O excesso de indulgência recente pode fazer com que você se sinta um pouco sob o tempo nesta manhã, Áries. Evite café e outros estimulantes. Tente dormir se puder. Muito estresse em sua vida certamente não está ajudando. Esse mal -estar pode passar ao meio -dia, mas se você está fazendo muito isso ultimamente, precisa se perguntar por que e encontrar uma maneira de parar de fazer isso. Previsão para 23/08/2025
Os sentimentos de amor por um parceiro romântico podem ser tão esmagadores hoje que você pode estar transferido para as lágrimas, Touro. Você experimentará muita paixão sensual, então uma noite íntima juntos é definitivamente exigida se você puder organizá -la. Se não for possível, não chegue à conclusão de que seu amigo não o deseja mais. Se seu amigo afirma estar ocupado, provavelmente é verdade. Previsão para 23/08/2025
Hoje, as paredes podem parecer estar se aproximando de você, e você está ansioso para sair por um tempo, Gêmeos. Seu parceiro significativo não pode querer nada além de ficar. Não deixe que isso se transforme em um grande problema. Encontre um compromisso. Saia para jantar e depois volte para casa e assista à TV. Aproveite o seu tempo juntos! Se solteiro, saia e misture. Previsão para 23/08/2025
Algumas notícias maravilhosas podem chegar até você hoje, câncer, e isso pode levá -lo a uma emoção que é difícil se concentrar na situação em questão. Tudo bem por um tempo. Seus amigos e entes queridos provavelmente entenderão. Mas em algum momento você precisa descer à terra! Dê um passeio e trabalhe fora da emoção. Pode ser exatamente o que você precisa. Previsão para 23/08/2025
Um amigo ou colega pode pagar a você uma pequena quantia em dinheiro que lhe deve, Leo. Você ficará emocionado, mas pode se sentir um pouco culpado por planejar gastá -lo em algo frívolo, em vez de colocá -lo em suas contas. Isso não vale a pena a culpa. Não é muito dinheiro, e você tem direito a um pouco de frivolidade de vez em quando. Vá em frente! Previsão para 23/08/2025
Sua casa pode parecer sozinha hoje, Virgem e amor podem parecer ausentes. Um membro da família, talvez seu parceiro de amor, pode estar longe durante a noite, fazendo o lugar parecer muito mais frio e mais vazio do que é. Esta não é uma boa noite para ficar em casa. Saia e visite um amigo ou vá a um cinema. Você precisa se manter ocupado até que seu parceiro retorne. Previsão para 23/08/2025
Você está preocupado hoje, Libra? Algo que significa muito para você exigir alguma consideração cuidadosa, para que você esteja mais silencioso do que o habitual. Os entes queridos podem pensar que você está doente, chateado ou até zangado. Fale com eles sobre o que está em sua mente. Deixe -os saber por que você está quieto. Isso deve aliviar seus medos e eles podem até ajudar. Previsão para 23/08/2025
As preocupações com o dinheiro podem atormentá -lo hoje, Escorpião. Pode não haver nenhum motivo real. Você pode estar apenas preocupado com possíveis problemas que podem surgir. Este é um exercício inútil. Atravesse a ponte quando você chegar a ela. Tome medidas para evitar essa contingência, se desejar, mas não perca tempo se preocupando. O estresse não vale a pena. Previsão para 23/08/2025
Um amigo poderia parecer distante hoje, Sagitário, e provavelmente não estará se comunicando muito com você. Não chegue à conclusão de que seu amigo está chateado com você. Se alguma coisa, essa pessoa provavelmente está preocupada com seu trabalho. Apenas seja seu eu de sempre, não pressione e faça o seu negócio. Seu amigo vai falar quando for a hora certa. Previsão para 23/08/2025
Você está buscando alguns sentimentos perturbadores de um amigo que mora longe, Capricórnio? Você pode se perguntar se há algo errado na vida dessa pessoa. Talvez seja melhor você ligar para o seu amigo. Você provavelmente descobrirá que tudo o que o está incomodando é menor e nada que não possa ser tratado. Enfim, será bom recuperar o atraso! Previsão para 23/08/2025
O mercado de ações está tomando uma queda novamente, Aquário? Isso está fazendo com que você se preocupe com seus investimentos? Relaxar! A situação é provavelmente temporária e seus estoques e títulos provavelmente recuperarão seu valor anterior, se não o superam. No entanto, este não é um bom dia para fazer novos investimentos ou mesmo para abrir uma conta bancária. Espere alguns dias. Previsão para 23/08/2025
Seu parceiro de amor pode estar enfrentando alguns pequenos conflitos com colegas hoje, Peixes e pode parecer distante e preocupado. O problema poderia passar amanhã, mas é provável que seu amigo ouça nenhuma garantia. Apenas deixe claro que você está lá, se necessário, e faça outra coisa. Seu amado pode ter que chegar a um acordo com isso sozinho. Previsão para 23/08/2025