Dólar hoje 5,116
27° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Brasil
Postada em 22/02/2019 13:16 | Por R7

Declaração de IR terá CPF de todos os dependentes, incluindo bebês

Receita Federal começa a receber declarações no dia 7 de março, mas programa será disponibilizado para download no próximo dia 25
Download do programa será liberado no dia 25 - Foto: Adriana Toffetti /A7 Press/Folhapress

Uma novidade da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda 2019, relativa a 2018, é que o contribuinte precisará informar o CPF de todos os dependentes, incluindo bebês nascidos em 2018. Na declaração do ano passado, só eram obrigatórios os dependentes para maiores de 8 anos.

Até 2017, era obrigatório informar o CPF dos dependentes maiores de 12 anos.

Por isso, quem tem dependentes que ainda não têm o cadastro de pessoa física deve providenciar o documento o quanto antes. A Receita Federal divulgou nesta sexta-feira (22) o calendário de entrega da declaração de ajuste anual do IR 2019.

Em função do carnaval, o prazo de entrega só começa em 7 de março. Nos anos anteriores o prazo começava em 1º de março. A data do fim do prazo, no entanto, não foi alterado: será 30 de abril, o que signfica que neste ano a temporada de entrega será uma semana menor.

A Receita, no entanto, vai disponibilziar o programa e aplicativos do IR 2019 para download a partir de segunda-feira (25). Haverá apps para Android e iOS, além das versões para computadores.

A declaração é obrigatória para os contribuintes que receberam a soma superior a R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis durante o ano de 2018. Também são obrigados a apresentar a declaração os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte superiores a soma de R$ 40 mil, além de contribuintes que tiveram ganho de capital em qualquer mês na venda de bens sujeitos a imposto ou que tenham operado na Bolsa de Valores.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram