Dólar hoje 5,119
21° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Brasil
Postada em 31/03/2024 12:30 | Atualizada em 31/03/2024 12:41 | Por Todo Segundo

Julgamento que pode cassar Sergio Moro começa nesta segunda-feira (01)

Sessão apura acusações de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação contra o ex-juiz da Lava Jato
Senador Sergio Moro, ex-juiz de Federal de Curitiba, de onde partiam as decisões da Lava Jato - Foto: Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) iniciará nesta segunda-feira (01), o julgamento das ações que podem levar à cassação do senador Sergio Moro (União Brasil), ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, de onde partiam as decisões da Operação Lava Jato. A sessão terá transmissão ao vivo a partir das 14h.

Moro foi denunciado por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação em duas ações, movidas por adversários. Uma delas é do PL de Bolsonaro. A outra da Federação Brasil da Esperança, que reuniu PT, PV e PCdoB.

Embora comece na segunda, o processo deve passar pela sessão do dia 3 de abril e acabar na terceira rodada, em 8 de abril. Caso o TRE-PR decida pela cassação da chapa, Moro, que é ex-juiz da Operação Lava Jato, ficará inelegível por oito anos.

Moro não comparecerá fisicamente às sessões. Pelo contrário, será representado pelos seus advogados conforme é prática comum na Justiça Eleitoral.

Moro se lançou para a vida pública como o juiz responsável pelos processos oriundos da Operação Lava Jato, do Ministério Público Federal de Curitiba.

Após colocar Lula na prisão em 2018 e abrir o caminho para a eleição de Bolsonaro, foi nomeado ministro da Justiça pelo presidente de extrema direita.

Acabou demitido após discordar do mandatário a respeito de quem seria o nomeado para a superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro, e, depois disso, viu toda a trama da Lava Jato cair por terra. Elegeu-se senador pelo Paraná em 2022 e agora está prestes a ter sua ‘morte política' decretada.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram