Dólar hoje 5,815
24° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Brasil
Postada em 10/08/2023 17:18 | Atualizada em 10/08/2023 18:24 | Por Graziela França / Agência Tatu

Mais de 56% das cidades do Nordeste não cobertura de jornalismo local

Região Nordeste possui maior proporção de municípios sem cobertura local de jornalismo
Região Nordeste possui maior proporção de municípios sem cobertura local de jornalismo - Foto: Shutterstock

A existência de um veículo de comunicação local é sinônimo de uma maior atenção sobre os acontecimentos sociais, econômicos e políticos de determinada cidade ou comunidade, além de um importante instrumento no combate à desinformação. No entanto, a maior parte dos municípios do Nordeste (56,7%) ainda são considerados desertos de notícias, ou seja, locais em que não há a presença de um veículo de comunicação sequer.

Os dados analisados pela Agencia Tatu são do Atla da Notícia, levantamento que mapeia veículos produtores de notícias no território brasileiro e é uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) em parceria com Volt Data Lab.

Apesar da região ainda concentrar o maior número de municípios sem veículos jornalísticos, houve uma redução de 9% nos desertos de notícias locais, que são encabeçados, principalmente, por veículos online e rádios. No total, 2728 veículos que estão ativos foram mapeados.

Dos nove estados da região, os que apresentam a maior quantidade de cidades consideradas “desertos de notícias” são Piauí e Rio Grande do Norte, em que a cada 10 municípios, 7 não possuem veículos de comunicação.

Veja mapa com quantidade de veículos por município:

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram