Dólar hoje 5,117
31° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Brasil
Postada em 14/05/2023 21:51 | Por EDITAL CONCURSOS BRASIL

Nova lei da placa entra em vigor e pode gerar multa gravíssima

Com a nova lei da placa, algumas atitudes se tornaram imperdoáveis para a legislação
Nova lei da placa entra em vigor e pode gerar multa gravíssima de R$ 239,47 - Foto: Divulgação

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por algumas alterações nos últimos meses. Entre elas, está a lei da placa, que alterou as regras de vigência para as placas de identificação dos veículos. Assim, o motorista que for flagrado no trânsito com a placa fora das novas regras, poderá ser multado e terá de arcar com um valor alto.

Vale ressaltar que a lei está em vigor, ou seja, as multas já podem ser aplicadas pelos agentes de trânsito. Ela tem o intuito de garantir que não apenas o veículo, mas também o motorista está habilitado para circular nas vias públicas. É por meio das placas que se torna possível identificar as informações sobre o veículo em questão.

Assim, todo carro deve estar no nome de algum cidadão e, ao “puxar” os dados inseridos na numeração da placa, é possível encontrar informações específicas sobre o registro do automóvel.

O que muda com a nova lei?

Em primeiro lugar, é preciso pontuar que as novas mudanças fazem parte da alteração proposta ao artigo 11, na qual fica estabelecida a lei das placas. A proposta em questão se deu por meio de um projeto de lei aprovado em todas as esferas. Após a sua aprovação, a lei passou a valer no dia 27 de abril em todo o país.

A nova lei determina que qualquer cidadão que modificar os sinais que permitam a identificação de um determinado veículo, estará cometendo um crime. Ademais, os veículos não motorizados, como reboques e semirreboques, também estão suscetíveis a aplicação de multa devido à prática do ato descrito. A atualização da lei da placa não atinge somente os condutores.

Os servidores públicos que contribuam, seja de forma direta ou indireta, para o licenciamento de veículos que estejam remarcados ou adulterados, também serão punidos. A penalidade será aplicada também para quem fornecer, de forma indevida, materiais e informações para os receptadores de veículos.

Multa aplicada também no comércio clandestino

Além das situações citadas acima, a lei também determina a aplicação de multas para o comércio irregular ou clandestino. Dessa forma, caso o crime ocorra com uma finalidade para comércio ou industrial, é possível que o responsável receba uma pena de prisão de até oito anos, além de ter que arcar com o valor da dívida.

A multa em questão é de R$ 293,74, configurada como uma infração gravíssima. Vale ressaltar que rodar com um veículo sem placa não configura um crime, contudo é considerado um ato ilegal, sujeito então a penalidades.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram