Um grupo de pesquisadores brasileiros desvendou uma das causas da maior gravidade da covid-19 em pacientes diabéticos. Como mostraram os experimentos feitos em laboratório, o teor mais alto de glicose no sangue é captado por um tipo de célula de defesa conhecido como monócito e serve como uma fonte de energia extra, que permite ao novo coronavírus se replicar mais do que em um organismo saudável. Em resposta à crescente carga viral, os monócitos passam a liberar uma grande quantidade de citocinas (proteínas com ação inflamatória), que causam uma série de efeitos, como a morte de células pulmonares.
O estudo, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é liderado por Pedro Moraes-Vieira, professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp), e por pesquisadores que integram a força-tarefa contra a covid-19 da universidade, coordenada por Marcelo Mori, também professor do IB-Unicamp e coautor do trabalho.
O artigo encontra-se em revisão na Cell Metabolism, mas já está disponível em versão preprint, ainda não revisada por pares.
"O trabalho mostra uma relação causal entre níveis aumentados de glicose com o que tem sido visto na clínica: maior gravidade da covid-19 em pacientes com diabetes", diz Moraes-Vieira, pesquisador do Experimental Medicine Research Cluster (EMRC) e do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela Fapesp, com sede na Unicamp.
Por meio de ferramentas de bioinformática, os pesquisadores analisaram inicialmente dados públicos de células pulmonares de pacientes com quadros médios e severos de covid-19. Foi observada uma superexpressão de genes envolvidos na chamada via de sinalização de interferon alfa e beta, que está ligada à resposta antiviral.
Os pesquisadores observaram ainda no pulmão de pacientes graves com covid-19 uma grande quantidade de monócitos e macrófagos, duas células de defesa e de controle da homeostase do organismo.
Monócitos e macrófagos eram as células mais abundantes nas amostras e as análises mostraram que a chamada via glicolítica, que metaboliza a glicose, estava bastante aumentada.
As análises por bioinformática foram realizadas pelos pesquisadores Helder Nakaya, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), e Robson Carvalho, professor do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (IBB-Unesp).
Glicose e vírus
O grupo da Unicamp realizou, então, uma série de ensaios com monócitos infectados com o novo coronavírus, em que eles eram cultivados em diferentes concentrações de glicose. Os experimentos foram feitos no Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (Leve), que tem nível 3 de biossegurança - um dos mais altos -, e é coordenados por José Luiz Proença Módena, professor do IB-Unicamp apoiado pela FAPESP e coautor do trabalho.
"Quanto maior a concentração de glicose no monócito, mais o vírus se replicava e mais as células de defesa produziam moléculas como as interleucinas 6 e 1 beta e o fator de necrose tumoral alfa, que estão associadas ao fenômeno conhecido como tempestade de citocinas, em que não só o pulmão, como todo o organismo, é exposto a essa resposta imunológica descontrolada desencadeando várias alterações sistêmicas observadas em pacientes graves e que pode levar à morte", diz Moraes-Vieira.
Os pesquisadores usaram então, nas células infectadas, uma droga conhecida como 2-DG, utilizada para inibir o fluxo de glicose. Eles observaram que o tratamento bloqueou completamente a replicação do vírus, assim como o aumento da expressão das citocinas observadas anteriormente e da proteína ACE-2, aquela pela qual o coronavírus invade as células humanas.
Além disso, usaram uma droga que está sendo testada em pacientes com alguns tipos de câncer. Assim como alguns análogos, a 3-PO inibe a ação de um gene envolvido no aumento do fluxo de glicose nas células. O resultado da sua aplicação foi o mesmo da 2-DG: menos replicação viral e menos expressão de citocinas inflamatórias.
Os resultados que indicaram maior atividade da via glicolítica frente à infecção foram obtidos por meio de análises proteômicas dos monócitos infectados, realizadas em colaboração com Daniel Martins-de-Souza, professor do IB-Unicamp apoiado pela Fapesp.
Por fim, as análises mostraram que o mecanismo era mediado pelo fator induzido por hipóxia 1 alfa. Como é estudada em diversas doenças, é sabido que essa via é mantida estável, em parte pela a presença de espécies reativas de oxigênio na mitocôndria, a usina de energia das células.
Os pesquisadores usaram então antioxidantes nas células infectadas e viram que a hipóxia 1 alfa diminuía a sua atividade e, assim, deixava de influenciar o metabolismo da glicose. Como consequência, fazia com que o vírus parasse de se replicar nos monócitos, as células de defesa infectadas, que não mais produziam citocinas tóxicas para o organismo.
"Quando intervimos no monócito com antioxidantes ou com drogas que inibem o metabolismo da glicose, nós revertemos a replicação do vírus e também a disfunção em outras células de defesa, os linfócitos T. Com isso, evitamos ainda morte das células pulmonares", diz Moraes-Vieira.
Os estudos com linfócitos T e a análise da expressão de hipóxia 1 alfa em pacientes foram realizados em colaboração com Alessandro Farias, professor do IB-Unicamp e coautor do trabalho.
Como as drogas usadas nos experimentos com células estão atualmente em testes clínicos para alguns tipos de câncer, poderiam futuramente ser testadas em pacientes com covid-19.
O trabalho tem como primeiros autores Ana Campos Codo, bolsista de mestrado da Fapesp; Gustavo Gastão Davanzo, que tem bolsa de doutorado da Fapesp e Lauar de Brito Monteiro, também bolsista de doutorado, todos no IB-Unicamp sob orientação de Moraes-Vieira.
"Esse trabalho só foi possível devido às colaborações, ao empenho dos alunos de pós-graduação, que tem trabalhado noite e dia nesse projeto, e ao financiamento rápido do FAEPEX [Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão] da Unicamp e da Fapesp", diz Moraes-Vieira.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Hoje pode ser um bom dia para você passar algum tempo criando, Áries. Embora você possa adorar esportes, você também tem uma veia artística inata. A alegria de criar algo é imensurável e o processo de produção de um produto acabado pode ser muito prazeroso e terapêutico. Artesanato, panificação, construção e jardinagem são atividades que conduzem a isso. Reserve um tempo para se expressar por meio de seus hobbies favoritos hoje. Previsão para 05/02/2026
Faça planos para escrever uma carta, enviar um cartão de felicitações ou montar um pacote para alguém que está longe hoje, Touro. Isso pode ser muito divertido de fazer, especialmente se a pessoa que recebe não espera nada de você. Fotos, artesanato, biscoitos, doces ou livros podem ser um pacote maravilhoso para enviar a alguém especial. Até mesmo um simples cartão de felicitações pode realmente alegrar o dia de alguém. Divirta-se. Previsão para 05/02/2026
É um bom dia para você colocar algumas dessas ideias criativas em prática, Gêmeos. Pegue seus materiais de artesanato favoritos e divirta-se explorando cores e designs. Se você tem filhos, considere incluí-los nas atividades. Você pode ficar surpreso ao ouvir as ideias incríveis e pensamentos inovadores que seus próprios filhos têm e que você nunca imaginou. Se você não tem uma “caixa de ideias” onde garrafas velhas, porcas e parafusos, botões estranhos, fitas e restos de material possam ser coletados para momentos como este, comece uma hoje! Previsão para 05/02/2026
Câncer, coloque uma música para se animar hoje, especialmente se você se sentir um pouco solitário. A música muitas vezes tem um efeito tão forte quanto a conversa. Isso ocorre porque fornece um caminho para você se comunicar com uma parte mais profunda de si mesmo. Sua natureza sensível pode encontrar conforto e esperança por meio de harmonias e ritmos como nada mais. Escolha seus favoritos e ouça, cante junto ou até dance. Aproveite o seu dia ao máximo! Previsão para 05/02/2026
Hoje você pode querer seguir seu próprio caminho, independentemente do que outra pessoa queira, Leo. Sua independência é muito importante para você. No entanto, poderá ser necessário chegar a um acordo para evitar conflitos graves. Considere dividir o seu dia para permitir os desejos das pessoas próximas a você e ter tempo para você. Se você não consegue fazer com que os outros entendam por que você quer ficar sozinho, esta pode ser a melhor solução. Previsão para 05/02/2026
Hoje você pode estar com vontade de sair em uma aventura ou visitar alguém, Virgem. Quando foi a última vez que você tirou um dia para algo assim? Provavelmente já faz muito tempo. Você não apenas vai gostar, mas outras pessoas também ficarão maravilhadas em passar algum tempo com você. Quer você faça as malas com toda a família ou saia sozinho, aproveite a oportunidade para visitar um novo lugar ou se conectar com pessoas que você não vê há algum tempo. Previsão para 05/02/2026
O pensamento sério e a comunicação serão aprimorados hoje, Libra. De qualquer forma, essas são qualidades fortes para você e, com esse impulso adicional, você precisará de um lugar para se expressar. Se você começou um diário, esta pode ser uma excelente saída. Conversar com outras pessoas é outra. Se houver problemas ou preocupações que o estejam incomodando, considere reunir-se com as pessoas envolvidas e expor o que você está pensando. É um dia perfeito para resolver as coisas. Previsão para 05/02/2026
Você pode receber uma visita inesperada hoje, Escorpião. E é bem provável que seja alguém que realmente precise de algum conforto e apoio. Quer você tenha uma lista enorme de coisas que deseja fazer ou esteja planejando apenas ir com calma, não rejeite seu amigo. Tarefas e hobbies esperarão pacientemente por você, mas prestar cuidado e apoio a alguém necessitado muitas vezes não. Abra sua porta e seu coração se a situação surgir. Previsão para 05/02/2026
Você pode descobrir que alguém próximo a você, talvez um membro da família, precisa de uma ajuda hoje, Sagitário. Também há boas chances de que ele ou ela não peça ajuda por orgulho. Não deixe que isso o impeça, no entanto. Se você reconhecer uma situação em que possa ajudar, vá em frente. Não espere por um convite ou solicitação. Simplesmente controle as circunstâncias e faça o que puder. Seus esforços serão apreciados e você sairá com a sensação de que pode fazer a diferença. Previsão para 05/02/2026
Se algo está incomodando você hoje, Capricórnio, considere conversar com sua mãe ou com uma pessoa mais velha com quem você se sinta confortável. Não importa onde estejamos na vida, permanece uma parte de nós que recebe apoio e carinho de alguém com mais experiência. Obtenha um pouco de força com esse recurso valioso visitando-o ou ligando. Lembre-se de expressar sua gratidão por esse relacionamento de apoio. Previsão para 05/02/2026
Não caia na armadilha do “coitado de mim” hoje, Aquário. Quando as coisas repetidamente não acontecem como você deseja, ou coisas ruins acontecem com você, pode ser muito fácil cair na mentalidade de vítima. No entanto, embora nem sempre possamos controlar o que acontece ao nosso redor e conosco, sempre temos a escolha de como vamos lidar com isso. O luto pode ser um elemento crítico para a cura, mas há uma linha tênue. Escolha continuar e insista em ser melhor consigo mesmo. Previsão para 05/02/2026
Tente garantir que você tenha algum tempo de qualidade para si mesmo hoje, Peixes. Sua natureza prospera com pensamento intenso, criatividade, sexualidade e emoção. Sem tempo suficiente sozinho em um espaço confortável para você, você pode começar a se sentir exausto. Coisas como irritabilidade ou retraimento podem ser fortes indicadores de que já é hora de você ficar sozinho consigo mesmo. Faça alguns planos para isso hoje. Previsão para 05/02/2026