Dólar hoje 5,117
29° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Brasil
Postada em 24/07/2023 21:03 | Por Band

Preço do ovo fica 23% mais caro em um ano no Brasil, diz IBGE

Produto teve maior alta da década; só em 2023 o aumento foi de 16%
O ovo não pode faltar na despensa, mas garantir o alimento no prato tem ficado mais caro - Foto: Divulgação

O ovo não pode faltar na despensa do brasileiro, mas garantir o alimento no prato tem ficado mais caro. Segundo o IBGE, o produto teve a maior alta em um ano, por volta de 23% nos últimos 12 meses. O valor é sete vezes maior que a inflação média no mesmo período.

Só em 2023, o aumento foi de 16%. E a alta do ovo impacta outros produtos, como pães, bolos e doces. Na loja de Bruna Carla Ferreira, especializada em donuts, vão quase sete mil gemas por mês. “Eu pagava R$ 33 em 60 ovos, agora pago R$ 45, é difícil, mas tento não repassar a alta aos clientes”, comenta.

Com a alta do custo da ração animal, por causa da pandemia de Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, produtores tiveram prejuízo e reduziram a produção. Ao mesmo tempo, a carne mais cara fez a demanda por ovos crescer. No fim de 2022, casos de Gripe Aviária estimularam exportações, então, faltou o produto no mercado.

Agora, a expectativa é de que a queda no preço da ração animal ajude a baratear os ovos e as carnes, por exemplo, já começaram a ficar mais em conta. “A partir do momento que as famílias retomam emprego e renda, elas começam a voltar a consumir mais carne, mais frango, e deixem de consumir tanto ovo, e a tendência é que o preço comece a cair com a mudança no cenário econômico no Brasil”, explica o economista Hugo Garbe.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram