O Brasil tem 16,390 milhões de pessoas que moram em favelas e comunidades urbanas. Isso representa 8,1% do total de 203 milhões de habitantes no país, ou seja, de cada 100 pessoas, oito vivem nesses locais. Os dados fazem parte de um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa apontou que há 12.348 favelas em 656 municípios Brasil afora.
Os pesquisadores do IBGE consideram favelas e comunidades urbanas localidades com características como insegurança jurídica da posse, ausência ou oferta precária ou incompleta de serviços públicos, padrões urbanísticos fora da ordem vigente e ocupação de áreas com restrição ou de risco ambiental.
Até o Censo anterior, de 2010, o instituto adotava a expressão “aglomerados subnormais” para se referir às favelas. Em 2010, o IBGE tinha identificado 11,4 milhões de pessoas em 6.329 aglomerados subnormais, o que equivalia a 6% da população.
Os pesquisadores advertem que é preciso cuidado ao fazer a comparação entre 2010 e 2022, pois nesse intervalo de tempo aconteceram melhorias tecnológicas e metodológicas na identificação dos recortes territoriais.
A analista do IBGE Letícia de Carvalho Giannella explica que os avanços técnicos resultaram no mapeamento de áreas não identificadas anteriormente e no ajuste de limites. Dessa forma, ressalta ela, “a comparação entre o resultado das duas pesquisas apresenta limitações e não deve ser realizada de forma direta”.
“Quando a gente olha a variação de população, o aumento de território, sem essa crítica, o que pode parecer como um simples crescimento demográfico pode ser fruto, na realidade, de uma melhoria do mapeamento, das condições de classificações dessas áreas”, completa.
Distribuição
O IBGE detalhou que 43,4% dos moradores de favelas estão na região Sudeste. São 7,1 milhões. No Nordeste estão 28,3% (4,6 milhões); no Norte, 20% (3,3 milhões); no Sul, 5,9% (968 mil); e no Centro-Oeste, 2,4% (392 mil).
O estado de São Paulo tem a maior população de residentes em favelas, 3,6 milhões, seguido por Rio de Janeiro (2,1 milhão) e Pará (1,5 milhão). Os três estados juntos respondem por 44,7% do total de habitantes de comunidades do país. A maior favela é a Rocinha, no Rio de Janeiro, com 72.021 moradores.
Em proporção, o Amazonas tem a maior parcela de pessoas morando em favelas (34,7%). Isso equivale dizer que praticamente um em cada três moradores do estado vive em alguma comunidade.
O Amapá aparece na sequência com proporção de 24,4%. Pará (18,8%), Espírito Santo (15,6%), Rio de Janeiro (13,3%), Pernambuco (12%), Bahia (9,7%), Ceará (8,5%), Acre (8,3%) e São Paulo (8,2%) completam a lista de estados em que a proporção é maior que a média nacional (8,1%).
O Mato Grosso do Sul tinha a menor parcela de pessoas vivendo em favelas (0,6%), seguido por Goiás (1,3%) e Santa Catarina (1,4%).
Fenômeno urbano
O Censo observou que nas 26 grandes concentrações urbanas do país – espécie de região metropolitana que tenha mais de 750 mil habitantes – viviam 83,6 milhões de pessoas. Dessas, 13,6 milhões residiam em favelas, ou seja, 16,2%, o dobro da proporção de todo o país (8,1%).
O IBGE destaca também que os moradores das 26 grandes concentrações urbanas eram 41,2% do total da população brasileira, enquanto os moradores de favelas dessas regiões específicas somavam 82,6% do total de residentes em comunidades Brasil afora.
De acordo com a analista Letícia Giannella, a comparação é uma demonstração de que as favelas são um fenômeno marcadamente urbano. “É um indicativo que mostra a concentração dessas áreas e dessas populações nas regiões mais urbanizadas”, pontua.
As grandes concentrações urbanas com maior proporção de habitantes morando em comunidades eram Belém (57,1%), Manaus (55,8%), Salvador (34,9%), São Luís (33,2%), Recife (26,9%) e Vitória (22,5%). A concentração do Rio de Janeiro figurava na 11ª posição (14,8%); e a de São Paulo na 13ª (14,3%).
Já as grandes concentrações urbanas com os percentuais mais baixos eram Campo Grande (0,9%), São José dos Campos/SP (1%), Goiânia (1,5%) e Sorocaba/SP (1,8%).
Domicílios
O Censo 2022 identificou que 72,5% das favelas brasileiras tinham até 500 domicílios, enquanto 15,6% possuíam de 501 a 999, e 11,9% tinham mais de 1 mil domicílios.
Ao todo, o IBGE contou 6,56 milhões de domicílios nas favelas brasileiras, o que representava 7,2% do total de lares do país. Desses, 5,56 milhões foram classificados como domicílios particulares permanentes ocupados (DPPO), onde moram 99,8% da população de favelas.
A pesquisa mostra que o número médio de moradores dos domicílios em favelas era de 2,9 pessoas, levemente acima da média do total da população brasileira, 2,8. Em 2010, a média nas favelas era 3,5 pessoas; e a do país como um todo, 3,3.
Os recenseadores identificaram que 96,1% dos domicílios em favelas são casas, incluindo as de vila ou em condomínios. No total da população brasileira, a proporção é de 84,8%.
O IBGE coletou informações sobre as condições dos lares em favelas. Em relação ao abastecimento, identificou que 89,3% dos domicílios particulares permanentes ocupados tinham ligação com rede geral de distribuição. No total do país, esse percentual é menor, 87,4%.
Os pesquisadores fazem a ressalva de que o total do país inclui áreas rurais, que podem dispor de formas próprias de abastecimento de água, esgotamento e coleta de lixo, fazendo com que números relativos a características dos domicílios das favelas sejam melhores que o do total nacional.
Em relação ao esgotamento, 61,5% dos domicílios nas favelas tinham ligação com rede geral ou pluvial e fossa séptica ou filtro ligada à rede. No total do país, o percentual é de 65% nessas condições. Praticamente todos os lares em favelas (99%) tinham banheiro de uso exclusivo.
Enquanto no total do país 83,1% dos lares possuem coleta de lixo no domicílio, nas favelas o percentual cai para 76%. Para outros 20,7%, a destinação do lixo é via depósito em caçambas.
Estabelecimentos
As favelas brasileiras possuíam 958 mil estabelecimentos em 2022. A grande maioria, 616,6 mil, era classificada como “outras finalidades”, o que inclui atividades como comércio e serviço. Havia 50,9 mil estabelecimentos religiosos; 7,9 mil de ensino; 2,8 mil de saúde e 995 agropecuários. Cerca de 280 mil estavam em construção ou reforma.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Uma parceria que pode ter avançado de forma constante pode parecer estagnada. Isso pode envolver negócios ou romance. Este não é um bom momento para tentar pressionar seu parceiro a progredir. Você só encontrará resistência teimosa, o que tornará as coisas ainda mais lentas. Seja paciente e deixe as coisas progredirem em seu próprio tempo. Previsão para 04/12/2025
Você deve estar no auge da saúde. Fisicamente, você se sente forte e cheio de energia. Você está no espaço físico e mental para realizar maravilhas, então não se surpreenda se hoje você fizer exatamente isso. Isso pode lhe trazer a promessa de um futuro melhor nos domínios criativo, profissional e financeiro. Previsão para 04/12/2025
O resultado de uma inovação criativa na qual você está trabalhando deve se tornar evidente hoje. Você ficará agradavelmente surpreso! Sua engenhosidade deve render muito e suas realizações não passarão despercebidas. É provável que você desfrute de feedback positivo, reconhecimento e perspectivas brilhantes para o desenvolvimento futuro de suas ideias. À noite, saia e divirta-se. Previsão para 04/12/2025
A oportunidade de administrar um negócio fora de casa pode surgir hoje, talvez envolvendo um assunto metafísico. Não se surpreenda se decolar imediatamente. Amigos ou antigos parceiros de negócios podem querer se envolver. Isto é digno de consideração séria. Os benefícios provenientes dos esforços de outros são fortemente indicados agora. Esteja preparado para um grande futuro e comece a aproveitá-lo agora! Previsão para 04/12/2025
Um vizinho pode estar passando por momentos difíceis e precisar de apoio extra agora. Pode abrir um novo negócio no seu bairro que de alguma forma abre portas para você. Pode ser uma nova oportunidade de emprego ou pode significar uma forma mais eficiente de operar na sua profissão atual. Não se surpreenda se você passar muito tempo dirigindo hoje. Previsão para 04/12/2025
À medida que as questões profissionais e financeiras continuam a avançar para você, mais ideias e oportunidades para expandir seus horizontes poderão surgir. Você pode ter dificuldade em decidir quais são mais práticos agora. Pode ser útil fazer uma lista e depois julgar quais você deseja usar. Espere muita ação e muitas mudanças, principalmente no que diz respeito às possibilidades de negócios. Previsão para 04/12/2025
Sua energia e entusiasmo estão em alta. Sua vida, negócios e assuntos financeiros estão indo muito bem e não há sinais de que isso mudará tão cedo. O romance também deve estar indo muito bem. Isso deve estar fazendo maravilhas pela sua autoimagem. O que quer que você esteja fazendo, continue assim! Você tem muito pelo que esperar. Previsão para 04/12/2025
A tensão entre você e um parceiro de negócios pode fazer com que você duvide do seu futuro profissional na situação atual. Não perca muito tempo se preocupando com isso. Você pode não estar ciente disso agora, mas as questões profissionais e financeiras estão indo bem e provavelmente continuarão assim por um tempo. Claro, isso depende de você e do que você está disposto a fazer para continuar. Previsão para 04/12/2025
Um sonho de longo prazo pelo qual você trabalha há muito tempo pode finalmente dar sinais de se tornar realidade. Você está se sentindo especialmente enérgico e entusiasmado agora, então pode se sentir motivado a dar um último empurrão para finalmente tornar seu sonho realidade. Você provavelmente sairá com amigos ou membros de um grupo ao qual pertence e comemorará esta noite. Previsão para 04/12/2025
Parabéns para você! O progresso na carreira está no vento! Se você deseja criar uma carreira de sonho, poderá fazê-lo hoje. Se você deseja iniciar seu próprio negócio, não espere mais. O próximo ano deverá ser um ano de sucesso e lucrativo para você, embora tenha algumas surpresas. Previsão para 04/12/2025
Uma oportunidade de negócio em um estado distante ou mesmo em um país estrangeiro pode estar em andamento. Pode exigir muitas viagens ou talvez até mesmo uma relocação. Você pode ter sentimentos confusos sobre isso, mas é improvável que recuse. Isto pode ser uma verdadeira pausa! Sua saúde durante o próximo ano deverá ser robusta e brilhante, e você terá energia para realizar qualquer projeto que desejar. Previsão para 04/12/2025
Uma chance de aumentar sua renda pode surgir em seu caminho. Isso pode envolver trabalho ou investimentos extras. Os investimentos envolvendo terrenos ou outros imóveis poderão ser especialmente rentáveis ??agora. Também pode haver contratos ou documentos legais envolvidos que tragam dinheiro para você, então esteja preparado. O final deste ano deverá deixá-lo mais seguro financeiramente do que no início. Previsão para 04/12/2025