O Brasil tem 16,390 milhões de pessoas que moram em favelas e comunidades urbanas. Isso representa 8,1% do total de 203 milhões de habitantes no país, ou seja, de cada 100 pessoas, oito vivem nesses locais. Os dados fazem parte de um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa apontou que há 12.348 favelas em 656 municípios Brasil afora.
Os pesquisadores do IBGE consideram favelas e comunidades urbanas localidades com características como insegurança jurídica da posse, ausência ou oferta precária ou incompleta de serviços públicos, padrões urbanísticos fora da ordem vigente e ocupação de áreas com restrição ou de risco ambiental.
Até o Censo anterior, de 2010, o instituto adotava a expressão “aglomerados subnormais” para se referir às favelas. Em 2010, o IBGE tinha identificado 11,4 milhões de pessoas em 6.329 aglomerados subnormais, o que equivalia a 6% da população.
Os pesquisadores advertem que é preciso cuidado ao fazer a comparação entre 2010 e 2022, pois nesse intervalo de tempo aconteceram melhorias tecnológicas e metodológicas na identificação dos recortes territoriais.
A analista do IBGE Letícia de Carvalho Giannella explica que os avanços técnicos resultaram no mapeamento de áreas não identificadas anteriormente e no ajuste de limites. Dessa forma, ressalta ela, “a comparação entre o resultado das duas pesquisas apresenta limitações e não deve ser realizada de forma direta”.
“Quando a gente olha a variação de população, o aumento de território, sem essa crítica, o que pode parecer como um simples crescimento demográfico pode ser fruto, na realidade, de uma melhoria do mapeamento, das condições de classificações dessas áreas”, completa.
Distribuição
O IBGE detalhou que 43,4% dos moradores de favelas estão na região Sudeste. São 7,1 milhões. No Nordeste estão 28,3% (4,6 milhões); no Norte, 20% (3,3 milhões); no Sul, 5,9% (968 mil); e no Centro-Oeste, 2,4% (392 mil).
O estado de São Paulo tem a maior população de residentes em favelas, 3,6 milhões, seguido por Rio de Janeiro (2,1 milhão) e Pará (1,5 milhão). Os três estados juntos respondem por 44,7% do total de habitantes de comunidades do país. A maior favela é a Rocinha, no Rio de Janeiro, com 72.021 moradores.
Em proporção, o Amazonas tem a maior parcela de pessoas morando em favelas (34,7%). Isso equivale dizer que praticamente um em cada três moradores do estado vive em alguma comunidade.
O Amapá aparece na sequência com proporção de 24,4%. Pará (18,8%), Espírito Santo (15,6%), Rio de Janeiro (13,3%), Pernambuco (12%), Bahia (9,7%), Ceará (8,5%), Acre (8,3%) e São Paulo (8,2%) completam a lista de estados em que a proporção é maior que a média nacional (8,1%).
O Mato Grosso do Sul tinha a menor parcela de pessoas vivendo em favelas (0,6%), seguido por Goiás (1,3%) e Santa Catarina (1,4%).
Fenômeno urbano
O Censo observou que nas 26 grandes concentrações urbanas do país – espécie de região metropolitana que tenha mais de 750 mil habitantes – viviam 83,6 milhões de pessoas. Dessas, 13,6 milhões residiam em favelas, ou seja, 16,2%, o dobro da proporção de todo o país (8,1%).
O IBGE destaca também que os moradores das 26 grandes concentrações urbanas eram 41,2% do total da população brasileira, enquanto os moradores de favelas dessas regiões específicas somavam 82,6% do total de residentes em comunidades Brasil afora.
De acordo com a analista Letícia Giannella, a comparação é uma demonstração de que as favelas são um fenômeno marcadamente urbano. “É um indicativo que mostra a concentração dessas áreas e dessas populações nas regiões mais urbanizadas”, pontua.
As grandes concentrações urbanas com maior proporção de habitantes morando em comunidades eram Belém (57,1%), Manaus (55,8%), Salvador (34,9%), São Luís (33,2%), Recife (26,9%) e Vitória (22,5%). A concentração do Rio de Janeiro figurava na 11ª posição (14,8%); e a de São Paulo na 13ª (14,3%).
Já as grandes concentrações urbanas com os percentuais mais baixos eram Campo Grande (0,9%), São José dos Campos/SP (1%), Goiânia (1,5%) e Sorocaba/SP (1,8%).
Domicílios
O Censo 2022 identificou que 72,5% das favelas brasileiras tinham até 500 domicílios, enquanto 15,6% possuíam de 501 a 999, e 11,9% tinham mais de 1 mil domicílios.
Ao todo, o IBGE contou 6,56 milhões de domicílios nas favelas brasileiras, o que representava 7,2% do total de lares do país. Desses, 5,56 milhões foram classificados como domicílios particulares permanentes ocupados (DPPO), onde moram 99,8% da população de favelas.
A pesquisa mostra que o número médio de moradores dos domicílios em favelas era de 2,9 pessoas, levemente acima da média do total da população brasileira, 2,8. Em 2010, a média nas favelas era 3,5 pessoas; e a do país como um todo, 3,3.
Os recenseadores identificaram que 96,1% dos domicílios em favelas são casas, incluindo as de vila ou em condomínios. No total da população brasileira, a proporção é de 84,8%.
O IBGE coletou informações sobre as condições dos lares em favelas. Em relação ao abastecimento, identificou que 89,3% dos domicílios particulares permanentes ocupados tinham ligação com rede geral de distribuição. No total do país, esse percentual é menor, 87,4%.
Os pesquisadores fazem a ressalva de que o total do país inclui áreas rurais, que podem dispor de formas próprias de abastecimento de água, esgotamento e coleta de lixo, fazendo com que números relativos a características dos domicílios das favelas sejam melhores que o do total nacional.
Em relação ao esgotamento, 61,5% dos domicílios nas favelas tinham ligação com rede geral ou pluvial e fossa séptica ou filtro ligada à rede. No total do país, o percentual é de 65% nessas condições. Praticamente todos os lares em favelas (99%) tinham banheiro de uso exclusivo.
Enquanto no total do país 83,1% dos lares possuem coleta de lixo no domicílio, nas favelas o percentual cai para 76%. Para outros 20,7%, a destinação do lixo é via depósito em caçambas.
Estabelecimentos
As favelas brasileiras possuíam 958 mil estabelecimentos em 2022. A grande maioria, 616,6 mil, era classificada como “outras finalidades”, o que inclui atividades como comércio e serviço. Havia 50,9 mil estabelecimentos religiosos; 7,9 mil de ensino; 2,8 mil de saúde e 995 agropecuários. Cerca de 280 mil estavam em construção ou reforma.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você está competindo com alguém hoje enquanto luta pelo domínio em uma situação. A batalha tácita começou e a guerra não terminará até que você reivindique com sucesso sua posição vitoriosa como governante da montanha. Defenda seu território se sentir que alguém está pisando nele. Se você não deixar claro que é o chefe, outra pessoa certamente reivindicará esse lugar. Previsão para 20/10/2025
Hoje você se sentirá inspirado a se expressar de maneiras divertidas e criativas. Não tenha medo de se soltar com seu senso de humor selvagem. Você pode pregar uma peça em um amigo que o faça rir e crie bons sentimentos. Ou você pode compartilhar algumas piadas com outras pessoas que as façam sorrir e se sentir melhor. Você gosta de brincar de palhaço e é bom nisso! Previsão para 20/10/2025
Não exagere nas coisas hoje. Você tende a exagerar tudo a tal ponto que perde completamente o contato com a verdadeira realidade da situação. Você poderia estar pintando uma cena terrível para provocar pena dos outros. Seja honesto sobre a situação antes de criar mais inimigos do que amigos. Previsão para 20/10/2025
Suas emoções são dinâmicas e extremas hoje. Eles são capazes de controlar todas as ações que você realiza, quer você perceba ou não. Esteja ciente de que é melhor perceber isso para poder controlar esses sentimentos voláteis, em vez de ser controlado por eles. Isso não significa que você deva tentar ignorá-los fingindo que não existem. Previsão para 20/10/2025
Há uma qualidade inspiradora em você hoje que você deveria tornar mais pública. Em vez de se encolher na imaginação, você deve expandir sua energia para as pessoas ao seu redor. Seu coração é carinhoso e sensível. É hora de ganhar algum reconhecimento público por sua lealdade e natureza amorosa. Levante-se e faça uma reverência por todas as coisas incríveis que você faz pelos outros. Previsão para 20/10/2025
É hora de admitir que seu estilo de vida agitado está afetando você. Hoje você deve começar a se organizar. Esperar até o último minuto para cuidar de tarefas importantes só causa ansiedade. Faça uma lista de tudo que você precisa fazer e priorize isso. Considere-se com sorte se puder limitar a lista a uma página! Previsão para 20/10/2025
Considere preparar o jantar para um grupo grande esta noite. Peça a todos que contribuam com algum dinheiro e você ficará surpreso com a fantástica obra-prima que pode criar com apenas um pequeno esforço de sua parte. Arrume a mesa com velas e adicione uma boa música de fundo. Mesmo que um jantar não pareça uma ideia divertida agora, assuma um papel de liderança em quaisquer eventos que surgirem em seu caminho. Previsão para 20/10/2025
As energias planetárias hoje estão enfatizando a família. Este pode ser um bom momento para fazer pesquisas, investigando mais profundamente suas raízes. Você escolheu o cérebro da sua avó sobre a mãe e a avó dela? Você ficará surpreso com o que aprenderá. Você se sentirá mais conectado com sua família e poderá aprender alguns fatos que o deixarão orgulhoso de sua herança. Previsão para 20/10/2025
Você pode sentir uma grande pressão das pessoas ao seu redor para participar de suas festividades. Talvez você esteja sendo atraído para o frenesi da atividade. Não sinta que precisa fazer parte da festa se não quiser. A pior coisa a fazer seria fingir que está interessado quando não está. Previsão para 20/10/2025
Este é um dia de boas notícias, principalmente no que diz respeito ao lar. É provável que algumas mudanças positivas estejam ocorrendo ou prestes a ocorrer. Você pode estar considerando uma mudança ou uma grande reforma. Seja como for, todos os sinais indicam que as mudanças são para melhor. De uma forma ou de outra, no próximo ano você estará morando em uma casa maior e melhor. Previsão para 20/10/2025
Você pode não ficar muito impressionado com a atividade que acontece ao seu redor, mas isso não significa que você deva se sentir infeliz por causa disso. Este não é o momento de sentar e deixar que outros assumam a liderança. Se você vir algo com o qual não concorda, avance e divulgue. Faça o que puder para mudar o curso dos acontecimentos, deixando sua voz poderosa ser ouvida. Previsão para 20/10/2025
Há uma trajetória de verdade a ser mantida hoje. Se você tentar ir contra a corrente, terá dificuldade em alcançar seus objetivos. É muito melhor que você se concentre em algo a jusante, para poder utilizar a força incrível que já tem um grande impulso por trás disso. Não há necessidade de reinventar a roda num dia como este. Previsão para 20/10/2025