Três em cada dez domicílios no país ainda não contam com rede de esgoto, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua: Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2023, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (20). Ao todo, 69,9% das casas e apartamentos contam com esse serviço de saneamento básico. Aos demais domicílios, ele ainda não chegou.
A pesquisa mostra que entre 2019 e 2023, o percentual de domicílios com esgoto aumentou 1,8 pontos percentuais, passando de 68,1% para os atuais 69,9%. Os maiores crescimentos no atendimento foram nas regiões Norte e Nordeste, que seguem, contudo, sendo as regiões com os menores percentuais de atendimento.
A Região Norte passou de 27,3%, em 2019, para 32,7%, em 2023, dos domicílios conectados à rede de esgoto. Já o Nordeste passou de um atendimento de 47% para 50,8%. Na outra ponta, a Região Sudeste é a mais atendida, com 89,9% dos domicílios com esgoto.
O saneamento básico, que compreende também serviços como coleta de lixo e acesso a água potável, é considerado um direito humano fundamental pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, é assegurado pelo direito à dignidade da pessoa humana, previsto na Constituição.
Pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026, de 2020) esses serviços devem ser universalizados. Em 2033, 99% dos brasileiros deverão contar com água tratada em suas torneiras, enquanto 90% deles deverão ter acesso à coleta e ao tratamento de esgotamento sanitário.
Os dados da Pnad mostram ainda que, em 2023, 98,1% dos domicílios do Brasil tinham banheiro de uso exclusivo. Em áreas urbanas, 99,4% dos domicílios contavam com banheiro e 78% tinham acesso à rede geral de esgotos. Entre os domicílios em situação rural, 88,4% tinham banheiro e, em apenas 9,6%, o escoamento do esgoto era feito pela rede geral ou fossa séptica ligada a essa rede.
De acordo com a pesquisa, 15,2% dos domicílios tinham, em 2023, “outro tipo de esgotamento sanitário”, o que significa que aproximadamente 11,8 milhões de domicílios no país direcionavam os dejetos provenientes do banheiro ou sanitário a fossa rudimentar para valas, rios, lagos ou mar, entre outras formas de escoadouro.
Acesso à água potável
Em relação ao acesso à água própria para o consumo humano, a pesquisa mostra que, ao longo do período de 2016 a 2023, não houve expansão do percentual de domicílios que tinham a rede geral como o principal meio de abastecimento de água no país. Em 2016, 85,8% dos lares estavam conectados à rede geral de distribuição. Em 2023, esse percentual foi 85,9%.
Os dados mostram ainda que há grande diferença no abastecimento dos domicílios em áreas urbanas e rurais. Em 2023, enquanto em áreas urbanas 93,4% dos domicílios tinham como fonte de abastecimento de água a rede geral, apenas um em cada três, ou seja, 32,3% dos domicílios em áreas rurais contavam com esse abastecimento. A área rural da Região Nordeste tem percentual de atendimento superior ao restante do país, 43,9%.
As regiões Norte e Nordeste têm o menor percentual de domicílios conectados à rede geral de distribuição, 60,4% e 81,1% respectivamente. No Norte, 22% contavam com poço profundo ou artesiano e 11,3% com poço raso, freático ou cacimba, outros 2,7% contam com a água de fontes ou nascentes. O estado com o menor percentual de domicílios com acesso à água encanada é o Pará, com 49,6%.
Na outra ponta, o Sudeste tem o maior percentual de domicílios com o abastecimento da rede geral, 91,8%. A unidade da federação com o maior percentual é o Distrito Federal, com 96,5%.
De acordo com o economista analista da Pnad Wiliam Araujo Kratochwill, as ampliações do abastecimento, sejam de água ou esgoto, são demoradas. “A implantação de um sistema de distribuição de água não é algo que se faz em um mês, é algo que demanda planejamento, custos elevados de implantação, passar tubulação por toda a cidade, testar, depois fazer a ligação em cada domicílio. Então, é um processo moroso e com custo bastante elevado”, diz.
Ele ressalta que ao longo desses anos aumentou também o número de domicílios. Em 2023. são 10 milhões a mais que em 2016. Dessa forma, como o percentual de atendimento se manteve, significa que novas residências foram conectadas às redes de abastecimento, mas isso não foi suficiente para que houvesse aumento no percentual de atendimento. “O investimento teria que ser ainda maior para que percebêssemos um aumento do percentual de domicílios ligados à rede de abastecimento de água, à rede coletora de esgotos”.
Coleta de lixo
De acordo com a Pnad, entre 2016 e 2023 aumentou o percentual de domicílios com coleta de lixo direta por serviço de limpeza, que passou de 82,7% para 86,1%. A região com o menor percentual de domicílios atendidos foi o Nordeste, com 75,8%, e a região com o maior atendimento foi a Centro-Oeste, com 91,6%. O Nordeste, no entanto, teve a maior expansão desse indicador, passando de de 67,4% dos domicílios, em 2016, para os atuais 75,8%.
O estudo destaca que embora tenha sido observado um aumento da coleta direta, em 2023 havia cerca de 5 milhões de domicílios (6,6%) que queimavam o lixo na propriedade. Isso ocorre principalmente nas regiões Norte, com 15,4%, e Nordeste, com 13,9%. Considerando apenas as áreas rurais, esse era o principal destino dado ao lixo, em 51% das propriedades.
Condições dos domicílios
Em 2023, havia 77,7 milhões de domicílios no país. A maior parcela era concentrada no Sudeste (43,4%), seguida pelas regiões Nordeste (26,3%), Sul (14,7%), Centro-Oeste (7,9%) e Norte (7,7%). O maior índice era de casas, 84,6%. Os apartamentos representavam 15,2%. Em 2016, esss pércentuais eram, respectivamente, 86% e 13,8%.
Segundo a Pnad, em 2023 a maioria dos domicílios (89,1%) tinha as paredes externas construídas de alvenaria ou taipa com revestimento. Essa porcentagem representou aumento em relação a 2022 (88,6%) e a 2016 (88,2%).
Por outro lado, no ano passado, os domicílios com paredes externas de alvenaria ou taipa sem revestimento representavam 6,5% do total, o que equivale a aproximadamente 5 milhões de residências, representando crescimento em relação a 2016 (6,4%), quando havia 4,3 milhões de domicílios nessas condições.
Já os domicílios com paredes externas de madeira apropriada para construção representavam 3,9% do total, o que representa queda em relação a 2016 (4,8%).
Kratochwill destaca como positivo o aumento de domicílios com revestimento. “Quando observamos as grandes regiões, o Norte deu um grande salto, aumentou em 8,7 pontos percentuais, passou de 61,6% para 70,3% dos seus domicílios, tendo essa parede, como as pessoas na cidade conhecem, a parede ali de algum tipo de alvenaria, revestida, pintadinha”. Ele explicou que “uma moradia sem revestimento é aquela que você olha e está ali, você vê o tijolo exposto. Essa é sem revestimento”.
Os dados mostram ainda que embora tenha havido avanços, 0,5% das moradias, o que representa aproximadamente 360 mil domicílios, ainda apresenta condições precárias, têm as paredes feitas de materiais como madeira aproveitada de tapumes e embalagens.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
As coisas devem correr bem para você hoje, Áries. Há uma serenidade adicional no ar que ajudará a acalmar seus nervos. Não há necessidade de complicar as coisas mais do que o necessário. As respostas para as coisas são bastante simples. Tudo o que você deseja provavelmente está ao seu alcance. Você não precisa ir muito longe para encontrar o que procura. Previsão para 21/12/2024
Pode parecer que hoje alguém despejou um balde de água na sua cabeça, Touro. Parece que seu fogo se apagou. Tenha em mente que isso é apenas temporário e que sua chama interna será reacendida em breve. Por enquanto, você pode aproveitar esse tempo para desacelerar e relaxar. Use isso como uma oportunidade para refletir e entrar em sintonia com sua natureza sensível e atenciosa. Deixe outra pessoa tomar as rédeas. Previsão para 21/12/2024
A tensão pode aumentar hoje, à medida que as coisas chegam a um grande clímax emocional. Pode parecer que todo mundo está atrás de você, Gêmeos, mas é mais do que provável que essa paranóia seja fruto da sua imaginação. Não se deixe levar por cenários malucos que não têm base na realidade. As pessoas podem estar agindo irracionalmente, então não se surpreenda se a razão e a lógica não forem encontradas em lugar nenhum. Previsão para 21/12/2024
É mais do que provável que você se envolva em um drama emocional extremamente intenso se não tomar cuidado, Câncer. Tente ficar calmo e controlado. Encontre um lugar tranquilo e solitário onde possa relaxar. Sua energia está aí, mas pode estar mais reservada e sutil em um dia como este. Seja o oásis estável na turbulência violenta. Faça as pazes com as pessoas ao seu redor. Previsão para 21/12/2024
Você encontrará força em suas reservas internas hoje, Leão. Não hesite em deixar transparecer seus pensamentos mais profundos. Mantenha sua antena levantada. Você descobrirá que há uma eletricidade no ar que mantém as emoções das pessoas no nível máximo. Siga os seus instintos e tenha em mente que esta é provavelmente a sua melhor defesa contra os desafios do dia. O pensamento racional é superestimado. Previsão para 21/12/2024
Você pode se sentir um pouco lento hoje, Virgem. Seu espírito guerreiro prefere ficar em casa, no sofá, do que se levantar e lutar. Isso está bem. Você pode simplesmente precisar de uma pausa em sua busca pela dominação mundial. Lembre-se de que um bom líder também reserva um tempo para sentar e refletir sobre os acontecimentos recentes, a fim de fazer planos melhores para o futuro. Previsão para 21/12/2024
Sua sensibilidade está forte hoje, Libra. Você descobrirá que sua percepção das situações está de acordo com a verdade do assunto. Tenha em mente que, para ter sucesso, você não precisará forçar ninguém a fazer o que deseja. É mais do que provável que você consiga realizar mais apenas sintonizando-se com sua natureza receptiva e gentil. Previsão para 21/12/2024
Você pode se sentir um pouco confuso hoje. Pode parecer que o vento foi repentinamente retirado de suas velas. Não desanime com o lento peso do dia. Aproveite para relaxar e recarregar as baterias. Faça um pouco de reflexão interna em vez de movimento direcionado para fora. A lição mais valiosa a aprender é a paciência. Lembre-se disso ao longo do dia. Previsão para 21/12/2024
Hoje é um excelente dia para você, Sagitário. Você será uma adição bem-vinda a qualquer multidão. Sua natureza encantadora está mais ativa. Você tem a capacidade única de ser agressivo para conseguir o que deseja, sem perturbar o fluxo de energia ao seu redor. As pessoas respeitam e honram suas qualidades sensíveis e estimulantes. Isso ganhará o jogo para você. Previsão para 21/12/2024
O mundo provavelmente não vai girar em torno de você hoje, Capricórnio, então se acostume. Mesmo que esta não seja a notícia que você deseja ouvir, provavelmente é a notícia que você mais precisa ouvir. Use sua incrível paixão para nutrir outras pessoas. Pense menos em você e mais nas pessoas ao seu redor, principalmente na sua família. Fique perto de casa e cuide das tarefas. Previsão para 21/12/2024
Inicie uma conversa profunda e significativa com alguém com quem você perdeu contato, Aquário. Pode ser que um longo e feio ponto de discórdia esteja à beira de ser resolvido. Tudo que você precisa fazer é dar o primeiro passo. Há uma grande energia sincera e amorosa no ar que o ajudará a promover uma abordagem sensível e terna. Encontre uma conexão com alguém que você não sabia que estava lá. Previsão para 21/12/2024
Sua transmissão pode estar travada ao contrário hoje, Peixes. Isso não significa que você não possa ser produtivo. Você pode precisar mudar sua abordagem. Avalie cuidadosamente uma situação antes de prosseguir. Alguém pode estar tentando contrariar você. Seja esperto em sua refutação. O combate frontal não é a melhor abordagem. Tente raciocinar. Você pode descobrir que existem peças do quebra-cabeça que você não conhecia. Previsão para 21/12/2024