Três em cada dez domicílios no país ainda não contam com rede de esgoto, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua: Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2023, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (20). Ao todo, 69,9% das casas e apartamentos contam com esse serviço de saneamento básico. Aos demais domicílios, ele ainda não chegou.
A pesquisa mostra que entre 2019 e 2023, o percentual de domicílios com esgoto aumentou 1,8 pontos percentuais, passando de 68,1% para os atuais 69,9%. Os maiores crescimentos no atendimento foram nas regiões Norte e Nordeste, que seguem, contudo, sendo as regiões com os menores percentuais de atendimento.
A Região Norte passou de 27,3%, em 2019, para 32,7%, em 2023, dos domicílios conectados à rede de esgoto. Já o Nordeste passou de um atendimento de 47% para 50,8%. Na outra ponta, a Região Sudeste é a mais atendida, com 89,9% dos domicílios com esgoto.
O saneamento básico, que compreende também serviços como coleta de lixo e acesso a água potável, é considerado um direito humano fundamental pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, é assegurado pelo direito à dignidade da pessoa humana, previsto na Constituição.
Pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026, de 2020) esses serviços devem ser universalizados. Em 2033, 99% dos brasileiros deverão contar com água tratada em suas torneiras, enquanto 90% deles deverão ter acesso à coleta e ao tratamento de esgotamento sanitário.
Os dados da Pnad mostram ainda que, em 2023, 98,1% dos domicílios do Brasil tinham banheiro de uso exclusivo. Em áreas urbanas, 99,4% dos domicílios contavam com banheiro e 78% tinham acesso à rede geral de esgotos. Entre os domicílios em situação rural, 88,4% tinham banheiro e, em apenas 9,6%, o escoamento do esgoto era feito pela rede geral ou fossa séptica ligada a essa rede.
De acordo com a pesquisa, 15,2% dos domicílios tinham, em 2023, “outro tipo de esgotamento sanitário”, o que significa que aproximadamente 11,8 milhões de domicílios no país direcionavam os dejetos provenientes do banheiro ou sanitário a fossa rudimentar para valas, rios, lagos ou mar, entre outras formas de escoadouro.
Acesso à água potável
Em relação ao acesso à água própria para o consumo humano, a pesquisa mostra que, ao longo do período de 2016 a 2023, não houve expansão do percentual de domicílios que tinham a rede geral como o principal meio de abastecimento de água no país. Em 2016, 85,8% dos lares estavam conectados à rede geral de distribuição. Em 2023, esse percentual foi 85,9%.
Os dados mostram ainda que há grande diferença no abastecimento dos domicílios em áreas urbanas e rurais. Em 2023, enquanto em áreas urbanas 93,4% dos domicílios tinham como fonte de abastecimento de água a rede geral, apenas um em cada três, ou seja, 32,3% dos domicílios em áreas rurais contavam com esse abastecimento. A área rural da Região Nordeste tem percentual de atendimento superior ao restante do país, 43,9%.
As regiões Norte e Nordeste têm o menor percentual de domicílios conectados à rede geral de distribuição, 60,4% e 81,1% respectivamente. No Norte, 22% contavam com poço profundo ou artesiano e 11,3% com poço raso, freático ou cacimba, outros 2,7% contam com a água de fontes ou nascentes. O estado com o menor percentual de domicílios com acesso à água encanada é o Pará, com 49,6%.
Na outra ponta, o Sudeste tem o maior percentual de domicílios com o abastecimento da rede geral, 91,8%. A unidade da federação com o maior percentual é o Distrito Federal, com 96,5%.
De acordo com o economista analista da Pnad Wiliam Araujo Kratochwill, as ampliações do abastecimento, sejam de água ou esgoto, são demoradas. “A implantação de um sistema de distribuição de água não é algo que se faz em um mês, é algo que demanda planejamento, custos elevados de implantação, passar tubulação por toda a cidade, testar, depois fazer a ligação em cada domicílio. Então, é um processo moroso e com custo bastante elevado”, diz.
Ele ressalta que ao longo desses anos aumentou também o número de domicílios. Em 2023. são 10 milhões a mais que em 2016. Dessa forma, como o percentual de atendimento se manteve, significa que novas residências foram conectadas às redes de abastecimento, mas isso não foi suficiente para que houvesse aumento no percentual de atendimento. “O investimento teria que ser ainda maior para que percebêssemos um aumento do percentual de domicílios ligados à rede de abastecimento de água, à rede coletora de esgotos”.
Coleta de lixo
De acordo com a Pnad, entre 2016 e 2023 aumentou o percentual de domicílios com coleta de lixo direta por serviço de limpeza, que passou de 82,7% para 86,1%. A região com o menor percentual de domicílios atendidos foi o Nordeste, com 75,8%, e a região com o maior atendimento foi a Centro-Oeste, com 91,6%. O Nordeste, no entanto, teve a maior expansão desse indicador, passando de de 67,4% dos domicílios, em 2016, para os atuais 75,8%.
O estudo destaca que embora tenha sido observado um aumento da coleta direta, em 2023 havia cerca de 5 milhões de domicílios (6,6%) que queimavam o lixo na propriedade. Isso ocorre principalmente nas regiões Norte, com 15,4%, e Nordeste, com 13,9%. Considerando apenas as áreas rurais, esse era o principal destino dado ao lixo, em 51% das propriedades.
Condições dos domicílios
Em 2023, havia 77,7 milhões de domicílios no país. A maior parcela era concentrada no Sudeste (43,4%), seguida pelas regiões Nordeste (26,3%), Sul (14,7%), Centro-Oeste (7,9%) e Norte (7,7%). O maior índice era de casas, 84,6%. Os apartamentos representavam 15,2%. Em 2016, esss pércentuais eram, respectivamente, 86% e 13,8%.
Segundo a Pnad, em 2023 a maioria dos domicílios (89,1%) tinha as paredes externas construídas de alvenaria ou taipa com revestimento. Essa porcentagem representou aumento em relação a 2022 (88,6%) e a 2016 (88,2%).
Por outro lado, no ano passado, os domicílios com paredes externas de alvenaria ou taipa sem revestimento representavam 6,5% do total, o que equivale a aproximadamente 5 milhões de residências, representando crescimento em relação a 2016 (6,4%), quando havia 4,3 milhões de domicílios nessas condições.
Já os domicílios com paredes externas de madeira apropriada para construção representavam 3,9% do total, o que representa queda em relação a 2016 (4,8%).
Kratochwill destaca como positivo o aumento de domicílios com revestimento. “Quando observamos as grandes regiões, o Norte deu um grande salto, aumentou em 8,7 pontos percentuais, passou de 61,6% para 70,3% dos seus domicílios, tendo essa parede, como as pessoas na cidade conhecem, a parede ali de algum tipo de alvenaria, revestida, pintadinha”. Ele explicou que “uma moradia sem revestimento é aquela que você olha e está ali, você vê o tijolo exposto. Essa é sem revestimento”.
Os dados mostram ainda que embora tenha havido avanços, 0,5% das moradias, o que representa aproximadamente 360 mil domicílios, ainda apresenta condições precárias, têm as paredes feitas de materiais como madeira aproveitada de tapumes e embalagens.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você está andando muito ultimamente? Nesse caso, Áries, seus pés podem estar doloridos. Isso pode afetar consideravelmente seu nível de energia, sem mencionar sua capacidade de realizar qualquer trabalho. Concentre -se em tarefas de rotina que exigem pouco pensamento e podem ser feitas. Fique fora de qualquer disputa! Relaxe em um banho quente esta noite. Previsão para 15/09/2025
Um evento pode encontrar um parceiro de amor atual ou potencial prestando muita atenção aos outros, Touro. Você pode se sentir negligenciado e não amado, como se seu amigo estivesse fazendo isso para machucá -lo. Provavelmente este não é o caso. Seu parceiro está apenas tentando ser sociável e não percebe que isso o incomoda. Faça um pouco de mistura. Seu amigo pode ter a mesma reação que você e vir correndo! Previsão para 15/09/2025
Às vezes, você faz as coisas para trás, Gêmeos? Você está envolvido na corrida de ratos de tentar ter mais dinheiro e segurança com a ideia de que, eventualmente, você ganhará a liberdade de fazer o que o faz feliz? O fator de felicidade realmente funciona ao contrário. Você deve primeiro ser quem é e depois tomar as ações necessárias para ter o que realmente deseja. Previsão para 15/09/2025
Uma ligação irritada de alguém que mora longe pode pegá -lo desprevenido hoje, câncer. Em sua mente, a pessoa não tem motivos para ficar com raiva e está soprando as coisas fora de proporção. Eles provavelmente não ouvirão a razão. Diga o mais calmamente possível que entrará em contato amanhã e depois desligue. Dê tempo a essa pessoa para se acalmar antes mesmo de tentar endireitar as coisas. Previsão para 15/09/2025
Hoje você pode gastar muito tempo procurando um objeto perdido, Leo. Este item pode ter apenas valor sentimental. Ainda assim, é importante para você que você o encontre. Este não é um bom dia para pesquisar. Você está em um estado bastante frenético e pode olhar para ele sem vê -lo. Espere até amanhã para olhar. O que você procura é provavelmente por perto e apenas escondido de alguma forma. Previsão para 15/09/2025
Uma briga pequena ou separação pode ocorrer com um parceiro de amor, Virgem, provavelmente sobre algo que parece trivial. É provável que você consiga o seu saco até o ponto em que você nunca mais querer ver essa pessoa. Faça um treino ou uma caminhada rápida para limpar a cabeça, fazer as endorfinas e ver a situação de maneira mais objetiva. Em seguida, ligue para o seu amigo e trabalhe. Previsão para 15/09/2025
Hoje, muito estresse por excesso de trabalho pode ter seus nervos no limite hoje, Libra. Quando alguém faz uma observação incapaz, você pode ver o insulto onde nenhum se pretende. Não fique tão mal que você imagina traidores atrás de todas as portas. Trabalhe sozinho, se puder, e dê um passeio para limpar a cabeça. Isso o colocará em um estado de espírito melhor e em um espaço mais relaxado. Previsão para 15/09/2025
As disputas podem começar entre os membros do seu grupo, Escorpião. Você pode se perguntar qual é o problema, já que o que eles estão discutindo parecem bobos. Aparentemente, é importante para eles! Se você se sentir pronto, tire seus amigos do caos emocional e veja o assunto de maneira mais objetiva. Pode não acalmá -los, mas pelo menos você terá feito alguma coisa! Previsão para 15/09/2025
Alguém pode pular as responsabilidades hoje, Sagitário, fazendo com que tarefas extras caíssem para todos os outros, incluindo você. Isso pode provocar um pouco de raiva e ressentimento e definitivamente causará mais estresse. Delegar tarefas, se puder. Coloque o seu em ordem de urgência e leve -os de cada vez lenta e com cuidado. Se os menos importantes precisarem esperar até amanhã, que assim seja! Previsão para 15/09/2025
Se você planeja partir em uma viagem em breve, Capricórnio, faça uma lista do que você precisa fazer de antemão e verifique cada tarefa ao concluir. Caso contrário, você pode entrar em pânico no último minuto, porque esqueceu algo importante. Fique calmo, mesmo que pareça impossível. Você é menos provável que você esqueça qualquer coisa se permanecer focado. Previsão para 15/09/2025
Ultimamente, você pode estar preocupado com o dinheiro, Aquário. Hoje, um membro da família pode fazer uma despesa que você considera desnecessária e irresponsável. Antes de ficar com raiva, saiba que tudo pode não ser como parece! Se você olhar objetivamente para a situação, poderá ver que não está em apuros financeiros e as despesas não tiraram tanto os cofres da família. Previsão para 15/09/2025
Hoje você pode achar necessário recusar um convite para um evento social, Peixes, e o anfitrião pode, por algum motivo, parecer ofendido. Seu amigo provavelmente está sobrecarregado e estressado e apto a exagerar em praticamente qualquer situação. Relaxe um pouco. Explique as coisas ao seu amigo e depois proponha que você se reúna em outro momento. É tudo o que você pode fazer agora. Previsão para 15/09/2025