Agosto é conhecido por ser o mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, situação preocupante e crescente em todo o país. Em seis estados do Nordeste, dados recentes apontam que houve um aumento nos casos relacionados. Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe registraram um aumento de 22% nos casos de violência contra a mulher no primeiro semestre de 2023.
Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) pela Agencia Tatu, que solicitou para as nove unidades federativas da região Nordeste, mas só recebeu as informações de seis estados.
Dentre os estados analisados, Ceará registrou o maior aumento percentual dos casos de violência contra a mulher enquadrados na Lei Maria da Penha (nº 11.340), com 29,40%, de janeiro a junho de 2023, quando comparados com o mesmo período de 2022. Em seguida, Alagoas teve 25,78% mais casos, somente no primeiro semestre.
Casos de violência contra a mulher registrados no primeiro semestre de 2023
Foram analisados seis estados da região Nordeste.
Bahia, Piauí e Paraíba não responderam o pedido conforme o solicitado via LAI. Enquanto a Bahia sequer enviou os dados, o Piauí enviou os dados equivocados e a Paraíba enviou somente as informações de 2022, sob o argumento de que “os dados referentes ao ano de 2023 encontram-se em fase de convalidação”. Nesses casos foram feitos recursos e houve tentativa de contato, mas a reportagem não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Os casos de violência contra a mulher incluem lesão corporal, ameaça, vias de fato, injúria, violência doméstica, estupro, perseguição, difamação, entre outros agrupamentos que são feitos de forma diferenciada pelo setor responsável de cada estado.
Segundo a advogada especialista em Direitos Humanos e em Proteção às Mulheres Vítimas de Violência, Paula Lopes, esse aumento no número de casos de violência não está relacionado somente ao maior número de violências cometidas, mas também pode significar que há um maior número de denúncias feitas pelas vítimas, que cada vez mais estão sendo conscientizadas de seus direitos.
“Passamos por seis anos de uma política de desestabilização e também de enfraquecimento da rede de proteção às mulheres. Houve cortes, a gente presenciou também muitas situações de machismo na esfera política e um desmonte das políticas públicas, sobretudo para as mulheres. Então isso ainda é consequência. E por outro lado, temos um movimento de mulheres muito forte e acirrado, fazendo um movimento popular, dizendo para as mulheres o tempo todo que ‘denuncie, corra atrás dos seus direitos, existe lei, e é preciso ter uma rede maior’, e com isso as mulheres se sentem confiantes, por entenderem que existem mais mulheres lutando por elas”, explica a especialista.
Com os dados obtidos via LAI também é possível observar que a média de idade mais comum entre as vítimas varia de 34 a 37 anos nesses estados.
Idade média das vítimas de violência
Média realizada com dados de 2022 a junho de 2023
Localidade das violências
Com os dados recebidos via LAI também foi possível perceber que as capitais apresentam mais casos do que a soma de todos os demais municípios de cada um dos seis estados. Um dos fatores que pode explicar essa situação é o acesso a mecanismos de denúncias e à rede de proteção à mulher, que é mais escasso em municípios do interior. O estado que apresenta maior discrepância entre capital e interior é o Rio Grande do Norte, seguido de Sergipe e Alagoas.
Casos de violência contra a mulher nas capitais e demais municípios
Dados de janeiro a junho de 2023 proporcionais a 100 mil habitantes.
Ainda de acordo com a advogada, existe uma falta de assistência às mulheres residentes em periferias da capital e mais ainda em regiões de interior, distantes da capital, o que termina ocasionando em um isolamento dessas mulheres que precisam de uma assistência especializada por parte do Estado.
“Não é uma rede que chega a todas as mulheres, como por exemplo, às mulheres que moram no interior. Elas têm muito menos acessos, porque na maioria das cidades do interior não existem os OPMs, que são os Organismos de Proteção às Mulheres. São os serviços como as salas lilás, os CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], são as organizações de mulheres que ali acolhem, protegem e encaminham para o serviço público, para que ela saia de vez da situação de violência. Então a gente precisa ampliar isso”, afirma a especialista.
Paula Lopes menciona um caso recente de feminicídio que ocorreu em um bairro periférico de Maceió, em que Fabiana Cassimiro da Silva, de 37 anos, morreu esfaqueada na frente dos filhos por não querer reatar o relacionamento.
“O feminicídio da Fabiana revela uma situação de isolamento em que as periferias de Maceió ainda vivem. Lá nas periferias não tem organismo de proteção. Tem uma delegacia que é bem distante das comunidades e a gente tá falando de bairros como o Tabuleiro do Martins e o Benedito Bentes que são imensos, super habitados, porque tem muitas casas, tem barracos de lona, tem estruturas de favela e tem poucos acessos básicos democráticos”, relata Lopes.
Existe solução para o problema da violência?
“Não existe uma sequência mágica que faça acabar com a violência contra a mulher”, salienta a advogada. No entanto, existem estatísticas que demonstram as falhas no atendimento da rede de proteção à mulher e formas de melhorar esse serviço, que é de extrema importância, especialmente para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Paula Lopes também explica que o combate à violência contra a mulher não pode vir de forma isolada, mas sim de várias formas.
“A violência contra mulher, diferente de outros tipos de violência, ela é combatida com política pública, com amparo, com educação, com cesta básica, para que as mulheres e seus familiares possam ser mantidos, com política de habitação, para que essa mulher saia de casa e tenha uma outra casa para morar, e com muita proteção, porque não adianta a gente falar ‘denuncie!” se no final das contas a gente não garantir a essa mulher a proteção contra o agressor”, conclui Lopes.
Como denunciar
Mulheres em situação de violência podem buscar atendimento pela Central de Atendimento à Mulher - Disque 180, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Também é possível denunciar ou buscar ajuda ligando para o 190 da Polícia Militar.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Hoje você deve se fazer muitas perguntas importantes, Áries. O universo está empurrando você em sua jornada de autodescoberta. Se você resistir, não estará de muito bom humor. Você pode querer facilitar esse período com ioga ou meditação. Você pode começar um diário dos sonhos. Tente se ouvir intuitivamente. Você provavelmente descobrirá que já tem as respostas. Previsão para 11/04/2025
Se você está se sentindo sem apreciado pelas pessoas ao seu redor, Touro, tente ir para outro lugar. Medir por atenção é pouco atraente, e está se esforçando para tentar distrair todos com seu corpo lindo ou inteligência encantadora. Vá para onde você sabe que é apreciado, onde suas histórias farão as pessoas rirem, onde você se sente em casa. Saiba que se você ficar onde está, nada que você tenta funcionará. Previsão para 11/04/2025
Você pode estar em uma situação desconfortável com os amigos hoje, Gêmeos. Pode haver fofocas sobre um amigo em comum e você ficará tentado a participar. Lembre -se de que histórias repetidas raramente são completamente verdadeiras. Você odiaria perder uma amizade se ele descobrisse que disse algo pouco lisonjeiro. Tome cuidado. As pessoas com quem você está fofocando podem fofocar sobre você mais tarde. Previsão para 11/04/2025
Um amigo próximo ou colega pode receber reconhecimento especial por boas obras hoje. Você está satisfeito com o sucesso, o câncer e agradecimento de seu amigo por sua própria sorte. Parece que você também alcançou uma meta de longo prazo. Embora você não seja reconhecido em público como seu amigo, você sabe em seu coração que realizou o que se propôs. Seu sorriso diz tudo. Previsão para 11/04/2025
Você pode ter ouvido uma história suculenta sobre um amigo ultimamente e estar morrendo de vontade de compartilhá -la com sua comitiva, Leo. Tenha cuidado com este impulso! A festa em questão não gostaria de ouvir sobre o que você está fazendo. Você pode prejudicar desnecessariamente a reputação de alguém. Pense em como você se sentiria se o show estivesse no outro pé! Previsão para 11/04/2025
Parece que seu navio está prestes a entrar, Virgem. É provável que você receba uma carta ou ligue para alertá -lo para boas notícias financeiras. Sua mente pode começar imediatamente a girar com maneiras de gastar essa força inesperada. Tome cuidado para não fazer nenhuma compra. Se investido com sabedoria, esse dinheiro pode durar a vida inteira. Previsão para 11/04/2025
Hoje você pode encontrar todos os seus esforços recentes recompensados, Libra. Seu pensamento rápido e poderes astutos da observação impressionaram os outros. Hoje você provavelmente será reconhecido de alguma forma. Não se surpreenda se você acabar em destaque, corando com o aclamação. É provável que isso dê um grande impulso à sua confiança e faça com que você considere outras maneiras de avançar sua carreira. Previsão para 11/04/2025
Se você é um vendedor, Escorpião, espere que as ordens estejam rolando hoje. Você é incomumente persuasivo, tornando praticamente impossível alguém dizer não a você. Todos os sinais indicam que você terá sucesso com o que você empreende. Aproveite este momento auspicioso. Mas seja cauteloso se você acabar no final de um discurso de vendas. As oportunidades que parecem boas demais para ser verdade geralmente são. Previsão para 11/04/2025
Este é um bom dia para passar com sua família, Sagitário, como você gosta de fazer. Tente tirar as tarefas do caminho o mais rápido possível e agende algo divertido para a tarde. Talvez você goste de um passeio para um parque ou filme. Talvez fosse divertido assar biscoitos. Tudo o que você decidir, calor e amor permearão o ar e o aproximarão enquanto você cria memórias maravilhosas. Previsão para 11/04/2025
As energias planetárias de hoje podem colocar questões espirituais em sua mente, Capricórnio. Você pode não estar pensando em termos religiosos. É provável que seu foco esteja no estado da humanidade e no que você pode fazer para ajudar os outros menos afortunados. Faça algumas ligações ou faça algumas pesquisas online. Descubra como você pode se envolver. Se você tem pouco tempo, um presente monetário pode ajudá -lo a se sentir mais conectado e pacífico. Previsão para 11/04/2025
Você pode estar pensando em questões políticas ou sociais hoje, Aquário, especificamente, a deterioração do planeta. Você pode estar preocupado com o seu futuro e com o de seus filhos. Você pode tentar trazer à tona o assunto em uma reunião social. Alguém que você conhece lá é obrigado a lhe ensinar algo sobre o problema. Se você precisar se envolver mais, aumentando a conscientização das pessoas sobre esse problema, faça -o! Previsão para 11/04/2025
Hoje apresentará não apenas uma continuação, mas também uma intensificação das fortes energias que o levaram à autodescoberta. Se você colocou alguma resistência, ficará desconfortável. Tente participar da tarefa. Questione -se. Por que você diz e faz certas coisas? Se você for honesto, as recompensas superarão as dores de crescimento. Previsão para 11/04/2025