Dólar hoje 5,125
21ºC em Arapiraca, AL Tempo nublado
Educação
Postada em 24/05/2022 18:43 | Por Assessoria
Campus Arapiraca da Ufal adere ao projeto Alagoas mais Limpa
Os coletores específicos recebem tampinhas plásticas, pilhas e baterias, cartelas de medicamentos vazias e lâmpadas fluorescentes
Campus Arapiraca da Ufal adere ao projeto Alagoas mais Limpa - Foto: Assessoria

Com o intuito de minimizar ainda mais o descarte incorreto de lixo e proporcionar uma melhor qualidade de vida e um meio ambiente mais saudável, o projeto “Alagoas mais Limpa” coordenado pela professora Iara Terra de Oliveira, em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Química, sob a tutoria da professora Thaissa Lúcio Silva, instalou na instituição coletores específicos dos seguintes resíduos sólidos: tampinhas plásticas; pilhas e baterias; cartelas de medicamentos vazias e lâmpadas fluorescentes.

As tampinhas plásticas arrecadadas serão doadas para o projeto @tampinhalegal e a instituição beneficiada em Alagoas é o @amor21oficial. As pilhas e baterias serão entregues à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Arapiraca. As cartelas de medicamentos vazias serão destinadas a Faculdade de Medicina de São Paulo (USP), onde a cada duas toneladas arrecadadas pela instituição uma cadeira de rodas é doada ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

As lâmpadas fluorescentes são enviadas ao Supermercado Assaí, na qual possui ponto de coleta da Reciclus, entidade sem fins lucrativos e gestora da logística reversa de lâmpadas no Brasil.

Os coletores foram instalados na entrada do Bloco A e na entrada do Bloco das Coordenações. Mais informações estão disponíveis nas páginas do Instagram do Alagoas Mais Limpa e PET Química (@alagoasmaislimpa e @petquimicaufal).

Projeto Alagoas Mais Limpa

Este projeto teve início em 2021 e seu objetivo é conscientizar a comunidade acadêmica e a população em geral sobre a importância do consumo consciente e do descarte correto dos resíduos sólidos. Ele foi idealizado pela professora Iara Terra de Oliveira e conta com a participação de professores e estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Arapiraca.

Várias ações já foram propostas e realizadas, inclusive em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Prefeitura de Arapiraca e Associações de catadores como a coleta de resíduos sólidos, gincanas ambientais, palestras, entre outras.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.