Dólar hoje 5,258
31° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Educação
Postada em 29/05/2018 22:08 | Atualizada em 29/05/2018 22:20 | Por Lucianna Araújo / Assessoria

Cidade de Palmeira dos Índios sedia evento FNDE em Ação

Iniciativa aconteceu pela primeira vez em uma cidade do interior de Alagoas
Evento ocorreu no auditório do Centro de Ensino Superior (Cesmac) - Foto: Diego Wendric / Assessoria

O município de Palmeira dos Índios recebeu nesta terça-feira (29), no auditório do Centro de Ensino Superior Cesmac, prefeitos, secretários e Gerentes Municipais de Convênios de 22 cidades alagoanas para o "FNDE em Ação". O evento foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e contou com o apoio da Prefeitura de Palmeira dos Índios. Além da direção do FNDE, o deputado federal Marx Beltrão e a assessora parlamentar Sarah Uchoa, que representou o deputado federal Artur Lira e o senador Benedito de Lira, prestigiaram o evento.

A iniciativa, que aconteceu pela primeira vez em uma cidade do interior alagoano, leva aos estados e municípios brasileiros assistência técnica por meio de palestras e capacitações sobre os programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de atendimento técnico qualificado com soluções para diversas pendências educacionais. A equipe selecionada para participar do evento é composta por técnicos com alto nível de conhecimento em ações e programas no âmbito do FNDE.

A finalidade do evento foi aproximar os gestores do FNDE, ajudá-los a enfrentar os desafios e dificuldades, resolver impasses e a liberação de recursos pelo Plano de Ações Articuladas (PAR), além de apresentar a linha de investimentos do Fundo para a educação dos municípios. “Temos enormes atribuições, com um grande orçamento e uma equipe abnegada, apaixonada pela educação. E, assim, podemos fazer uma pessoa sair do nada por causa da educação. Eu sou uma dessas pessoas. Lutei muito para vencer na vida. A escola tem passado por muitos processos e lutamos para que a escola volte a ser o que era na época dos nossos pais. Então, trabalhamos com muito amor pela educação e contamos sempre com a presença dos prefeitos e gestores que vão em busca de melhorias para a educação de seus municípios”, explicou o diretor administrativo do FNDE Manoel Dernival Neto.

E continuou. “Os prefeitos de Alagoas vivem em busca de recursos do FNDE e a bancada de Alagoas é a classe política mais ativa do Brasil, em minha opinião, com relação à educação. E é preciso fazer justiça com quem trabalha. O Júlio Cezar é um prefeito muito lutador e estamos felizes em participar deste momento em Palmeira e de ver como as coisas estão mudando por aqui, pois o prefeito Júlio é bastante resolutivo”, afirmou o diretor Dernival Neto.

Para o deputado federal Marx Beltrão, foi importante o FNDE em Ação ter sido realizado em Palmeira, pois desta forma, os municípios do Agreste e Sertão poderão, a partir de agora, avançar nos trabalhos da Educação, a partir das soluções encontradas pela equipe técnica do Fundo presente no evento. “Que desta forma todos possam avançar, assim como tem feito Palmeira dos Índios, e resolver as pendências da área. Agradeço ao FNDE pela parceria e por priorizar os investimentos em Alagoas. A Undime também tem um importante papel em defesa da educação, pois conseguir recursos para a educação não é fácil. Os professores precisam ter maiores investimentos para trabalhar. Temos muitos ginásios, creches e escolas inacabadas e algumas nem tinham perspectivas de serem construídas, como a Creche no conjunto Edval Gaia, aqui em Palmeira. Mas aí, brigamos para que a construção fosse retomada e para que as escolas recebessem mobílias novas. A educação muda a vida das pessoas e, com isso, elas podem transformar o mundo através do trabalho”, reforçou o deputado.

Na abertura do evento, o prefeito Júlio Cezar ,que representou Palmeira e a AMA, falou da importância do FNDE em Ação, realizado pela primeira vez no interior de Alagoas, para resolver as pendências dos municípios que muitas vezes não têm acesso ao Fundo. “Agradeço ao senador Benedito de Lira e ao deputado federal Artur Lira, aqui representados pela Sarah Uchoa, e ao deputado federal e Marx Beltrão por facilitar o acesso e intermediação do município de Palmeira aos serviços do FNDE. Que possamos resolver os impasses e os problemas dos municípios a partir desta Ação, que veio para ajudar a todos nós. A nossa felicidade em sediar este evento foi enorme e sabemos que, muitas vezes, as prefeituras não têm acessos aos benefícios e programas do Fundo. Mas a partir desta Ação, as pendências puderam ser resolvidas e muitos encaminhamentos saíram daqui com soluções”, garantiu o prefeito.

Também estiveram presentes ao evento secretários municipais, vereadores, educadores, o Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (Digap) do FNDE Leandro Damy, o presidente da Undime Rubens Araújo, o representante do Movimento Diploma Legal João Catunda, o vice-presidente da Febracon João Neto, Ângela Garrote, que representou as lideranças políticas da regão, o gerente de Governo da Caixa Sandro Pepe, o gerente-geral da Caixa Ary Sobrinho, entre outras autoridades.

+ fotos
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram