Dólar hoje 5,147
22° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Educação
Postada em 20/05/2021 12:32 | Por Assessoria

Gestores da Ufal buscam contratação de pessoal para recompor quadros do HU

Acompanhados da deputada federal Tereza Nelma, eles participaram de reunião com diretoria da Ebserh
Reunião realizada na sede da Ebserh, segunda-feira (17) - Foto: Assessoria

Em busca da ampliação do quadro de pessoal e da melhoria da infraestrutura física do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), os dirigentes da Universidade Federal de Alagoas e do HU foram a Brasília e se reuniram com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Osvaldo Ferreira. Acompanhados da deputada federal Tereza Nelma, o reitor Josealdo Tonholo, a vice-reitora Eliane Cavalcanti e o superintendente do HU, Célio Rodrigues, apresentaram estudo sobre a recomposição de quadros e o redimensionamento das atividades desenvolvidas pela unidade hospital alagoana.

Na reunião, ocorrida na segunda-feira (17), Tonholo destaca ser urgente o redimensionamento das atividades desenvolvidas e a adequação disso aos quadros de profissionais da área de saúde e terceirizados que o HU dispõe. “Após análise dos dados do HU, fica evidente que há uma carência de profissionais, particularmente de médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e de outras áreas da saúde. Um dos pleitos da gestão da Ufal e do HU é justamente a recomposição desses quadros da saúde e na parte de infraestrutura nas áreas de engenharia e arquitetura”, reforçou.

De acordo com o reitor, a estrutura do HU é bastante antiga e carece de uma atualização e uma série de reformas, motivo pelo qual a deputada Tereza Nelma e a diretoria da Ebserh apoiam o pleito da Ufal junto ao MEC, no sentido de pedir a atualização da atual infraestrutura, o que representa um investimento no valor aproximado de R$28 milhões. “Um dos gargalos é a capacidade de atendimento do Cacon [Centro de Oncologia], que hoje funciona só no período diurno e há a necessidade de operar 24 horas para continuar atendendo os pacientes após os procedimentos de quimio e radioterapia, inclusive à noite. Por vezes, os pacientes do HU têm de ser transferidos para outros hospitais para receberem o atendimento noturno e no outro dia voltam para o Cacon”, completou.

Tonholo lembra, ainda, que o HU estava impedido de contratar novos profissionais por conta da Lei Complementar 173. “Quero registrar que a deputada Tereza Nelma foi uma das líderes que lutaram pela aprovação da Lei complementar 180, que flexibiliza as contratações para área de saúde para a Ebserh. Do total de 1.600 vagas de concurso que estavam em aberto na Ebserh, cerca de 1.400 já foram preenchidas, mas no caso do nosso HU ainda é preciso autorização de algumas dessas vagas”, revelou o reitor.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram