Dólar hoje 5,160
22° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Educação
Postada em 12/11/2020 18:48 | Por Todo Segundo

Palmeira tem o maior investimento em Educação dos últimos anos

Há quase uma década, o setor estava sucateado, com escolas em condições indignas para professores e alunos
Palmeira dos Índios teve o maior investimento em Educação dos últimos anos

O município de Palmeira dos Índios tem transformado a Educação e investido em melhorias na área para fortalecer o futuro de crianças e jovens da região. Há quase uma década, o setor estava sucateado, com escolas em condições indignas para professores e alunos, ônibus que não ofereciam a menor segurança para quem precisa usar diariamente esse tipo de transporte, salários defasados e toda uma categoria insatisfeita. O resultado gerava rendimento insatisfatório em estudantes e educadores desmotivados.

Em 2017, o município construiu a nova Escola Sidraque Nonato de Almeida, em Boa Sorte, com salas climatizadas, internet e estrutura moderna, e retomou as obras abandonas da Escola Municipal Francisco Pinto Pimentel, no Povoado de Lagoa do Rancho, dos vestiários de ginásios nas comunidades rurais de Bonifácio, Santo Antônio, Lagoa do Rancho e Coruripe da Cal. O Programa Melhoria das Escolas Municipais contemplou 17 unidades de ensino público, a exemplo das escolas Novo Horizonte, no bairro de Vila Nova, Centro de Educação Infantil Benedito José Soares, no Povoado Lagoa do Mato dos Lopes, e Mary Sampaio Caparica, no Povoado de Bonifácio, que tiveram a estrutura física renovada, entre outras.

As obras dos ginásios de esportes da Escola Municipal Antônio Fernandes da Costa, no Povoado Moreira, e da Escola Deputado José Sampaio, na Vila João XXIII, também foram retomadas. E os investimentos na Educação não pararam por aí. Uma creche Proinfância tipo 1, de tempo integral, no Conjunto Edval Gaia já está em andamento, além da nova Escola Marinete Neves, que terá piscina, quadra poliesportiva e beneficiará toda a comunidade de Vila Maria. A nova Escola Municipal Mauro Tavares está sendo erguida na comunidade de Lagoa da Areia dos Marianos, além da Creche Escola na comunidade quilombola de Tabacaria.

O município também destinou um montante de R$ 1, 2 milhão para ser utilizado na compra de equipamentos da rede municipal de ensino público, como cadeiras, carteiras e outras mobílias para equipar a rede. Outro investimento nunca visto na história da Educação de Palmeira dos Índios foi a implantação de aulas de ballet, judô e música nas escolas, que já revela grandes talentos e pode garantir um futuro promissor para meninos e meninas da cidade.

Este ano, seis escolas passaram a funcionar no modelo de tempo integral, com oferta de ensino, modalidades esportivas e aulas de reforço, como forma de impulsionar os alunos a ter uma preparação para um grande futuro. O transporte escolar também é destaque quando o assunto é investimento na Educação. 10 novos ônibus, zero quilômetro, foram entregues no início do ano em escolas das zonas urbana e rural, para atender melhor à clientela estudantil. Já o Programa Caminhos da Universidade beneficia alunos que estudam nos Campus de Palmeira, Arapiraca e Santana do Ipanema.

Vale destacar, ainda, a qualidade da merenda escolar. Os alunos passaram a ter uma alimentação saudável, com produtos vindos diretamente da agricultura familiar para a mesa das escolas, e distribuição de 21 mil refeições por dia “E durante a pandemia, continuamos a distribuir os kits nutricionais para mais de dez mil alunos da rede, que vivem em situação de insegurança alimentar. Tivemos grandes conquistas, como o aumento do Ideb nas escolas, premiando servidores, do porteiro à direção, para os que tiveram melhores notas. Investimos na capacitação dos profissionais, fizemos o maior Concurso Público da região, com mais de 400 vagas de emprego e estabelecemos o Plano de Cargos e Carreiras de dos professores”, explicou o secretário municipal de Educação Manassés Furtado.

De acordo com o secretário, a valorização do servidor contribui para uma Educação de qualidade. “Isso motiva o servidor e nos coloca em posição de alcançarmos, cada vez mais, uma Educação de qualidade. Tudo isso graças ao trabalho de nossas equipes, que se empenham ao máximo, e ao bom diálogo que sempre tivemos com os nossos servidores e sindicato da categoria, sem nenhuma greve. Agora, o servidor da Educação é o primeiro a receber o seu salário, que nunca teve um dia sequer de atraso, mesmo em tempos de crise. Isso é uma obrigação nossa. Palmeira, definitivamente, vive novos tempos na Educação”, afirmou Manassés Furtado.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram