A covid-19 já tirou a vida de 1 milhão de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, referência global em dados sobre o tema. A marca foi atingida nesta segunda-feira (28). A doença causada pelo novo coronavírus apareceu pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Após três meses, havia causado 4.291 mortes e já estava reconhecidamente espalhada por todo o globo: a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou pandemia.
Agora, a análise de especialistas é de que o cenário ainda é preocupante, com os continentes efrentando fases distintas da disseminação do coronavírus.
A OMS afirmou que a quantidade de vidas perdidas pode chegar a 2 milhões antes que uma vacina bem-sucedida seja amplamente distribuída, e pode ser ainda maior sem uma ação conjunta para conter a pandemia.
Há mais de 160 candidatas à vacina sendo desenvolvidas por pesquisadores com tecnologias diversificadas, algumas nunca utilizadas antes. Destas, 40 já estão sendo testadas em humanos, de acordo de acordo com atualização feita pela OMS nesta segunda-feira (28).
Um relatório da ONG Oxfam mostrou que um restrito grupo de países ricos já comprou 51% de futuras doses das cinco principais vacinas em produção hoje: em produção hoje: da AstraZeneca, Gamaleya/Sputnik, Moderna, Pfizer e Sinovac.
Na última quinta-feira (24), o Brasil aderiu à aliança internacional, chamada Covax Facility, para garantir a produção e o acesso global aos potenciais imunizantes contra a doença causada pelo novo coronavírus. O governo federal liberou R$ 2,5 bilhões para viabilizar o ingresso na iniciativa.
De acordo com o Ministério da Saúde, a adesão ?irá permitir que o país tenha, entre suas opções, pelo menos mais nove vacinas que estão em desenvolvimento.
Diferentes fases ao redor do mundo
"Temos vários países em momentos diferentes. A Europa está entrando na segunda onda. O Brasil persiste na primeira, esse platô que nós atingimos perdura, embora o número de mortes tenha caído, ainda é alto. E a situação da América Latina como um todo preocupa", avalia o infectologista Unai Tupinambás, professor da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
A OMS fez um alerta sobra a situação da pandemia na Europa, onde os novos contágios diagnosticados na segunda semana de setembro ultrapassaram os 300 mil.
"É uma situação gravíssima a que está ocorrendo na Europa, onde os novos casos semanais de coronavírus superaram os notificados quando a pandemia se manifestou pela primeira vez em março", explicou Hans Kluge, diretor-regional da organização.
Em meio à segunda onda de contágios, países como França, Espanha, Reino Unido e Alemanha endureceram as restrições impostas a fim de impedir que o vírus se espalhe mais rapidamente.
A Espanha, país com mais casos na União Europeia, tem o epicentro da pandemia em Madri. Há quatro dias, o ministro da Saúde alertou que a cidade passará por semanas difíceis e pediu determinação para controlar a doença.
Lígia Bahia, médica sanitarista e professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), afirma que há um "redeslocamento da pandemia para a Ásia" e chama a atenção para a situação da Índia.
O país ultrapassou os 6 milhões de casos de coronavírus nesta segunda-feira (28) e, antes, havia batido um recorde ao levar apenas 11 dias para contabilizar mais um milhão de diagnósticos, quando passou de 4 para 5 milhões de pessoas infectadas. Além disso, no começo deste mês, a Índia já havia superado o Brasil e agora está em segundo lugar em relação ao número de casos.
Exemplo da Alemanha e da China
Entretanto, a quantidade de pessoas mortas no Brasil é bem maior e fica atrás apenas dos Estados Unidos. "Aqueles que desdenharam da ciência estão colhendo esses frutos, isso aconteceu na Inglaterra também. Já aqueles que seguiram a ciência tiveram sucesso, o exemplo maior é o da China. E a própria Alemanha teve um sucesso relativo em relação à Europa", compara Unai.
Sobre o Brasil, a professora destaca que o maior erro foi não ter feito o lockdown. "Pois aí não conseguimos ter medidas adequadas ao tamanho da população. Houve o distanciamento espacial parcial, mas não foi adequado e também somos um dos países que menos testa. Sem o lockdown e sem testes, nós ficamos numa situação muito difícil", avalia.
Como será o futuro?
Ela acrescenta que as perspectivas futuras em relação ao cenário mundial da pandemia são sombrias. "A vacina vai reduzir a transmissão [do coronavírus], mas não é milagre. E a primeira geração de vacina sempre tem menos eficácia que a quarta", ressalta. "Seria muito importante que houvesse testagem [em massa], porque vamos ter casos positivos [no Brasil] mesmo com o advento da vacina", completa.
Unai, por sua vez, é mais otimista em relação aos potenciais imunizantes e lembra que ainda existem muitas perguntas sem resposta sobre como o próprio corpo combate o coronavírus - a começar pelo papel da imunidade celular na guerra travada pelo sistema imune.
"Tudo isso pode impactar. Se as vacinas se mostrarem eficazes e houver testes rápidos [de diagnóstico] a gente pode mudar bastante o controle da pandemia. São inúmeras variáveis", pondera. "Mas claro que não se pode implantar medidas com base na esperança, é necessário manter os cuidados com a prevenção: lavar as mãos, evitar aglomeração, distanciamento social e máscara", destaca.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você pode se perguntar por que é que você pode obter o controle de tantas partes da sua vida, mas nada parece dar certo quando se trata de romance? Descarte a noção de que você é indigno de amor. Não tente se retratar como alguém que não é. Talvez você esteja confundindo as pessoas ao seu redor projetando uma imagem completamente diferente de quem você realmente é. Previsão para 03/04/2025
Tente ficar do lado mais leve hoje, Taurus. Isso pode ser mais fácil dizer do que fazer. Você é a ponte que conecta uma ilha à costa. A água está subindo e a ilha está prestes a ser completamente submersa. As pessoas estão se esforçando para alcançá -lo. Tenha cuidado para que a situação não se torne uma questão de auto-sacrifício. A ponte está apto a ceder ou até quebrar com tanto peso e pressão. Previsão para 03/04/2025
Você pode estar tentando lidar com as coisas de uma maneira organizada e ordenada hoje, Gêmeos. Tente não ficar muito frustrado se as coisas não funcionarem exatamente da maneira que você gostaria. A tensão pode ocorrer quando surgirem questões do coração para discussão. As pessoas podem ficar bastante emocionais, enviando seu plano limpo e ordenado pela janela. Previsão para 03/04/2025
Quando você pensou que tinha amor e romance, tudo funcionou em sua cabeça, câncer, algo ou alguém interrompem para colocar seu coração em um giro mais uma vez. Mais do que provável, o drama intensamente emocional do dia é uma fase passageira; portanto, tente não ficar muito bem sobre isso. As situações podem parecer vida ou morte hoje, mas lembre -se de que não estão. Previsão para 03/04/2025
Cuidado ao deixar seu coração se empolgar hoje, Leo. As emoções extremas são prováveis, tornando -o muito consciente do seu ambiente e do que as outras pessoas estão pensando em você. Você pode querer se retirar para a floresta e procurar o Conselho com as fadas e trolls. A fantasia é uma maneira fantástica de escapar da intensidade emocional que provavelmente estará no ar em um dia como esse. Previsão para 03/04/2025
Esteja preparado para uma reação emocional que provavelmente hoje é possessiva com seu parceiro romântico, Virgem. Questões sobre liberdade versus comprometimento podem surgir se você está envolvido em um relacionamento próximo ou não. Talvez esses sentimentos sejam simplesmente internos e você está tentando descobrir sua posição sobre o assunto antes de prosseguir. Previsão para 03/04/2025
Você pode se sentir bloqueado por todos os lados hoje, Libra, sem esconderijo de fuga. Há um forte conjunto de forças agindo de forma a fazer você se sentir responsável por alguma bagunça que ocorreu em sua vida. Lembre -se de que, quando se trata de parcerias, são necessários dois para fazer ou quebrar uma situação. Não culpe tudo por si mesmo. Previsão para 03/04/2025
Suas emoções podem ser bastante fortes hoje, Escorpião. Você pode achar difícil agir sem ter sentimentos intensos entrando em cena. Tenha cuidado ao falar sem primeiro pensar em como suas palavras afetarão outras pessoas. É importante que você seja receptivo para sintonizar a atividade ao seu redor. Estar aberto às opiniões de outras pessoas. Previsão para 03/04/2025
Outras pessoas podem achar difícil lidar com a intensidade de hoje, Sagitário, mas você será bastante hábil em se encaixar em qualquer situação que surgir. As águas podem ficar bastante difíceis, especialmente quando se trata de amor e romance, mas sabem que o barco em que você está é marítimo. Também há espaço para os outros, então deixe mais pessoas a bordo. Previsão para 03/04/2025
As questões do coração podem ser um pouco difíceis de lidar agora, Capricórnio. Tente não desligar completamente os canais de comunicação enquanto trabalha para lidar com esses problemas. É vital que você abra os canais mais largos e traga mais de seus sentimentos à superfície. Pessoas compassivas vão ouvir você e ajudar a resolver suas emoções se você as deixar. Previsão para 03/04/2025
Você pode ficar frustrado hoje quando as pessoas não parecem agir racionalmente. Para você, Aquário, os problemas podem ser perfeitamente cortados e secos. Lembre -se de que nem todo mundo vê o mundo da maneira que você faz. Há um elemento de emoção forte que provavelmente tocará em cena, um elemento que você provavelmente não conseguiu levar em consideração. Anote isso à medida que passa pelo seu dia. Previsão para 03/04/2025
Vá mais fundo sob a superfície hoje, Peixes. Você pode se dar bem com a maneira como agora lida com as coisas. Lembre -se, no entanto, que é provável que você progride seu caminho até aumentar a intensidade. Se não o fizer, você pode achar que alguém aparece para você. De repente, emoções voláteis podem pegá -lo de surpresa e você estará se debatendo para obter apoio. Fique à frente do jogo. Previsão para 03/04/2025