Dois brasileiros que estavam trabalhando como escravizados em Mianmar, na Ásia, conseguiram fugir no último sábado (8) do cativeiro. Luckas Viana dos Santos, de 31 anos, e Phelipe de Moura Ferreira, de 26 anos, foram seduzidos por promessas de emprego na Tailândia, mas acabaram sequestrados e levados a Myawaddy, cidade de Mianmar, país que vive em guerra civil.
O Itamaraty informou que a Embaixada de Bangkok, na Tailândia, está prestando assistência aos brasileiros já resgatados e que providencia a repatriação deles de volta ao Brasil.
A Agência Brasil conversou com os familiares dos dois jovens vítimas de tráfico humano, que relataram o drama vivido nos últimos meses. Ambos buscavam uma vida melhor no exterior, mas acabaram tendo que trabalhar mais de 15 horas por dia aplicando golpes na internet. Quando não atingiam as metas, eram torturados e espancados.
A mãe de Luckas, Cleide Viana, de 62 anos, que trabalha em um berçário em São Paulo (SP), contou que o filho está há mais de um ano fora do Brasil. Ele trabalhou nas Filipinas, em uma empresa de games, e depois em um hostel, na Tailândia. Até que encontrou uma proposta de emprego de R$ 8 mil por mês e decidiu aceitar, em outubro do ano passado.
“Pegaram ele lá na Tailândia, no hostel, e levaram de carro. Ele pensou que era no norte da Tailândia, mas não chegava nunca. Aí foi que o levaram para Mianmar. Eu comecei a perguntar meio em códigos e ele falou que não estava bem”, relatou.
Segundo Cleide, os criminosos monitoravam as conversas para saber se estavam sendo denunciados. Desde dezembro ela não conseguia mais falar com o filho. “Não só o Brasil, mas o mundo tem que estar alerta com isso que acontece lá. Isso é uma coisa que eu nem sabia que existia”, completou a mãe de Luckas.
Plano de fuga
Outro brasileiro que conseguiu fugir, Phelipe de Moura Ferreira tinha trabalhado em Laos e nas Filipinas, na Ásia, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e no Uruguai, até que encontrou essa suposta vaga de emprego na Tailândia, para onde foi em novembro de 2024.
O pai de Phelipe, António Carlos Ferreira, de 56 anos, funcionário público municipal de São Paulo (SP), disse que o filho mandava mensagem para ele por um perfil falso enquanto trabalhava na internet. Ele então soube que o filho planejava a fuga com cerca de 80 pessoas também escravizadas.
“Nós estávamos monitorando a fuga. Eles iam fugir de sábado para domingo. Eles iam correr dois quilômetros até chegar ao rio, que faz fronteira com a Tailândia, só que eles não apareceram”, disse, acrescentando que começou a ficar angustiado. “Será que pegaram eles?”, pensou.
De acordo com o pai do Phelipe, eles foram encontrados por uma das milícias que atuam no Mianmar, tendo sido espancados por guardas armados. António argumenta que negociações entre o governo da Tailândia e uma dessas milícias rebeldes, o Exército Democrático Karen Budista (DKBA), permitiu que os brasileiros cruzassem a fronteira de volta à Tailândia.
Quando recebeu a notícia da fuga, ficou aliviado. “Foi aquela emoção. Foi a coisa mais emocionante da minha vida. Eu já estava perdendo a esperança”, revelou.
Falta de apoio
Os familiares dos jovens reclamam da atuação das autoridades brasileiras que, segundo eles, não deram respostas satisfatórias em relação ao caso. “A Embaixada do Brasil em Mianmar não fez nada. A única mensagem que eles mandavam era de que estavam em permanente contato com as autoridades do país. Contato não adianta, tinha que pressionar. Não ia sair nada se deixasse nas mãos das autoridades de Mianmar”, afirmou.
António e Cleide atribuem o sucesso da fuga à ajuda da organização não-governamental The Exodus Road, que combate o tráfico humano em todo o mundo. De acordo com António, a orientação deles e a pressão que exerceram sobre os governos asiáticos enfraqueceu a posição dos criminosos.
“Eles começaram a pressionar o governo da Tailândia, o governo da China, começava a fazer matéria, mandou a gente gravar vídeo pedindo ajuda. Aí o governo da Tailândia, pressionado, o que fez? Começou a cortar a energia lá de onde ficava a máfia”, completou.
Itamaraty
Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que, por meio das Embaixadas em Yangon, no Myanmar, e em Bangkok, na Tailândia, vinha solicitando os esforços das autoridades competentes, desde outubro do ano passado, para a liberação dos brasileiros.
“O tema foi também tratado pela Embaixadora Maria Laura da Rocha, na ocasião na qualidade de Ministra substituta, durante a IV Sessão de Consultas Políticas Brasil-Myanmar, realizada em Brasília, no dia 28 de janeiro. Em suas gestões, a Embaixadora Maria Laura da Rocha reforçou a necessidade de esforços contínuos para localizá-los e resgatá-los”, informou a pasta.
O Itamaraty acrescentou que busca conscientizar os brasileiros que buscam emprego no exterior sobre os riscos do tráfico e contrabando de pessoas, com guias online e informes sobre os perigos das ofertas de empregos no Sudeste Asiático.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
É provável que um parceiro, seja seu parceiro de vida ou um colega, esteja com um humor irritado hoje, o que pode ser um pouco perturbador. Tenha em mente que o humor dessa pessoa provavelmente tem pouco ou nada a ver com você, Áries, ou com qualquer coisa que você tenha dito ou feito. Apenas fique fora do caminho deles até que eles superem isso! Este não é um bom dia para dar ou participar de eventos sociais ou mesmo aceitar convites. Espere até amanhã! Previsão para 27/01/2026
Muitas tarefas ou tarefas inacabadas hoje podem fazer com que você se sinta pressionado a concluí-las, criando estresse e tensão desnecessários. Controle seu ritmo e não entre em pânico se precisar deixar alguns deles irem hoje. Você provavelmente está se sentindo mais sensível do que o normal, Touro, então também pode captar alguns estados de espírito das pessoas ao seu redor. Faça pausas periódicas e saia para passear. Isso deve clarear sua cabeça e tornar as coisas mais fáceis para você. Previsão para 27/01/2026
Você pode ficar olhando para uma página em branco pelo que parecem horas a fio enquanto tenta colocar no papel o que realmente quer dizer, Gêmeos. Talvez sua motivação esteja diminuindo. Sua mente está voando nas nuvens hoje e pode ser difícil manter a tarefa. No entanto, uma vez que você inicia o ato de escrever ou qualquer trabalho que precise terminar, as coisas parecem fluir por conta própria. Previsão para 27/01/2026
As pressões para concluir tarefas inacabadas e iniciar novas fazem com que as emoções aumentem. É provável que todos, inclusive você, fiquem nervosos e estressados, e podem surgir brigas. Talvez seja melhor manter os olhos e a mente focados nas tarefas em questão e não nas disputas mesquinhas que estão acontecendo ao seu redor, Câncer. Isso mantém sua pressão arterial baixa e tranquiliza aqueles que você deseja impressionar. Previsão para 27/01/2026
Mantenha puro o seu espírito divertido e divertido, Leo. Tenha cuidado para não ter conversas espirituosas ou piadas divertidas às custas de outra pessoa. É provável que esse tipo de comportamento volte e assombre você mais tarde. Mantenha as coisas positivas em todos os momentos, especialmente quando estiver tentado a espalhar informações sobre alguém que não sejam exatamente lisonjeiras. Hoje é um daqueles dias em que você pode facilmente escorregar e ficar com o pé preso na boca. Previsão para 27/01/2026
É provável que suas emoções o enganem hoje, então tome cuidado ao fazer julgamentos sobre alguma coisa, Virgem. Não tenha pressa e reúna todos os fatos necessários, caso contrário você poderá acabar tomando uma decisão impulsiva da qual se arrependerá mais tarde. As situações e pessoas que você encontra hoje tendem a ser teimosas, emocionais ou pouco confiáveis. Se for assim, simplesmente recue e resolva essas coisas em outro momento. Previsão para 27/01/2026
Torne o tempo que você passa com outras pessoas muito mais rico, contrastando-o com o tempo que você passa absolutamente sozinho, Libra. Você descobrirá que quanto mais energia puder concentrar em si mesmo e em seus próprios pensamentos por um tempo, mais energia terá armazenada em sua bateria emocional para compartilhar com os outros quando estiver com eles. Seja mais egoísta com sua energia em termos de garantir que seu santuário interior esteja sendo cuidado regularmente. Previsão para 27/01/2026
Participe de uma palestra ou algum tipo de discussão intelectual em que as pessoas expressem ativamente suas idéias e opiniões fortes, Escorpião. É importante que você sinta a paixão de outra pessoa que está incrivelmente focada em seu sonho. Inspire-se hoje com aqueles que falam com paixão, mesmo que você não necessariamente concorde com o que eles dizem. Caso contrário, sinta-se à vontade para responder com uma resposta igualmente apaixonada. Previsão para 27/01/2026
É muito provável que sua imaginação esteja atraindo você para lugares distantes, Sagitário, e você pode acabar sonhando acordado constantemente. Às vezes, esses sonhos podem parecer atrapalhar sua maneira racional e linear habitual de lidar com a vida cotidiana. Lembre-se de que esses sonhos foram enviados a você por um motivo e que você deve tentar compreender e integrar conscientemente suas mensagens em sua vida cotidiana. Previsão para 27/01/2026
Lembre-se de que existe um espírito em tudo ao seu redor, Capricórnio. Só porque não podemos perceber algo com nossos olhos, ouvidos, nariz, boca ou dedos, não significa que não exista. Preste respeito ao campo de força que nos rodeia e às formas animadas e inanimadas que existem em nossa vida cotidiana. Você está apto a perceber a vida como se fosse uma oração hoje. Previsão para 27/01/2026
Compartilhe mais de sua paixão, amor e felicidade com as pessoas ao seu redor, Aquário. Coloque sua energia em um projeto de grupo e trabalhe para co-criar algo muito mais mágico e significativo do que qualquer coisa que você pudesse criar sozinho. Você não está sozinho neste mundo e descobrirá que tem muito a aprender trabalhando em relacionamento próximo com outras pessoas que compartilham ideais semelhantes. Previsão para 27/01/2026
Mudanças drásticas em suas emoções podem fazer com que você duvide de certos instintos ou sentimentos que possui, Peixes. Em vez de ficar frustrado por sua incapacidade de dar sentido racional a essas emoções, aproveite o passeio que elas estão lhe oferecendo. Ter essas emoções e poder expressá-las livremente é um grande presente. Não tente esconder ou suprimir nada do que sente. Se parece que você está em uma montanha-russa hoje, não tente pular no meio do passeio. Você estará muito mais seguro se ficar sentado até o final. Previsão para 27/01/2026