Dólar hoje 5,117
24° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Internacional
Postada em 31/12/2023 17:08 | Por CNN

EUA dizem que afundaram três barcos Houthi que atacavam cargueiro no Mar Vermelho

Grupo rebelde iemenita apoiado pelo Irã ataca embarcações mercantes alegando que os ataques são um meio de pressionar Israel a enviar ajuda à população de Gaza
EUA dizem que afundaram três barcos Houthi que atacavam cargueiro no Mar Vermelho - Foto: Abaca via Zuma Press

Helicópteros da Marinha dos EUA afundaram três pequenos barcos Houthi depois que eles atacaram e tentaram abordar o navio cargueiro Maersk Hangzhou, na costa do Iêmen, disseram os militares.

Quatro pequenos barcos provenientes de “áreas do Iêmen controladas pelos Houthi” atacaram o Maersk Hangzhou com armas de disparo rápido e tentaram abordar o navio mercante, de acordo com um comunicado do Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM, na sigla em inglês) neste domingo (31).

De acordo com o comunicado, uma equipe de segurança a bordo do Maersk tentou revidar o ataque.

O CENTCOM disse que os helicópteros dos navios USS Eisenhower e Gravely responderam ao pedido de socorro do Maersk Hangzhou, o segundo em menos de 24 horas, e foram alvejados pelos barcos Houthi.

“Os helicópteros da Marinha dos EUA responderam ao fogo em legítima defesa, afundando três dos quatro pequenos barcos e matando as tripulações. O quarto barco fugiu da área”, afirmou o comunicado, acrescentando que “não houve danos ao pessoal ou equipamento dos EUA”.

A CNN entrou em contato com a Maersk para comentar o incidente e aguarda retorno.

Ataques no Mar Vermelho
Os Houthis, um grupo rebelde iemenita apoiado pelo Irã, têm como alvo navios comerciais no Mar Vermelho, alegando que os ataques são um meio de pressionar Israel a enviar ajuda a Gaza.

A onda de ataques forçou grandes companhias marítimas a interromper o trânsito através de uma das rotas comerciais marítimas mais importantes do mundo.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram