Dólar hoje 5,188
29° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Justiça
Postada em 07/11/2023 16:26 | Por Assessoria

CGJAL garante registros durante Mutirão da Cidadania em Arapiraca

Foram emitidas certidões de nascimento, casamento e óbito
Joana Letícia e a avó Maria Santos garantiram certidões gratuitamente, em Arapiraca - Foto: Assessoria

A Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL) participaram do Mutirão da Cidadania, nesta terça-feira (07), em Arapiraca, nas dependências da Faculdade Cesmac do Agreste, no bairro Ouro Preto. Foram emitidas certidões de nascimento, casamento e óbito.

A primeira pessoa a receber a segunda via da certidão de nascimento foi Joana Letícia, que já estava precisando do documento para apresentar na escola. Segundo a avó dela, a agricultora Maria Santos da Silva, que também vai aproveitar a oportunidade para garantir CPF e RG da neta, a campanha chegou na hora certa.

“Minha neta também vai tirar CPF e RG. O atendimento foi excelente, principalmente para quem não tem tempo de agendar e aqui tem a oportunidade de resolver tudo que necessita. Estão de parabéns”, disse Maria Santos da Silva.

Já a confeiteira Valquíria Costa de Souza Silva, que reside no Bairro São Luiz II, em Arapiraca, conseguiu emitir a certidão de casamento. “Eu estava precisando da renovação do RG e a certidão de casamento já estava rasurada, então já renovei o documento. O atendimento foi maravilhoso e hoje me sinto realizada”, explicou.

A participação da CGJAL no evento foi coordenada pelo juiz Anderson Santos dos Passos e conta com a colaboração das servidoras Maria Gabriela Ramos Dias, Samyane de Araújo Peixoto Sousa e Marcella Branco Maranhão, que fazem parte da campanha “Registro Para Todos”, idealizada pelo Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos Neto.

Segundo o juiz Anderson Passos, a presença do Poder Judiciário em eventos como esse é essencial, uma vez que os documentos garantem dignidade à população.

“Isso mostra a integração de diversos setores do Tribunal em prol de prestar serviços à população mais carente. Nós sabemos que Arapiraca é um polo nessa região e há uma demanda muito grande com relação à expedição de segundas vias de registros civis. Mais uma vez, Corregedoria, Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas e Arpen trabalhando de forma integrada para atender à população”, comentou o magistrado.

Também fazem parte da ação os cartórios de registro de pessoas naturais do 1º, 2º e 4º distritos de Arapiraca. De acordo com o presidente da Arpen/AL, Wagner Falcão, o intuito é beneficiar os mais necessitados da região Agreste.

“Esses eventos são de suma importância, pois garantem às pessoas menos favorecidas a oportunidade de tirar a documentação de forma gratuita. A certidão de nascimento, por exemplo, é a base de tudo. A cidadania faz parte do nosso dia a dia e ficamos muito satisfeitos em participar desses eventos”, comentou Wagner Falcão.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram