Dólar hoje 5,808
26° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Justiça
Postada em 21/11/2014 19:09 | Atualizada em 21/11/2014 19:23 | Por Todo Segundo

Judiciário inaugura nova sede do Fórum de Cacimbinhas

Juiz Edivaldo Landeosi acredita que estrutura, em conformidade com normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aumentará satisfação da comunidade
Judiciário inaugura nova sede do Fórum de Cacimbinhas - Foto: Agenda Alagoas
Da Assessoria

O Poder Judiciário de Alagoas inaugurou, nesta sexta-feira (21), o Fórum da Comarca de Cacimbinhas. A obra custou R$ 1.676.000,00, provenientes do Fundo de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), e atende aos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Comarca movimenta, atualmente, cerca de mil processos e atende ainda aos municípios de Minador do Negrão e Dois Riachos.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), José Carlos Malta Marques, ressaltou a dignidade que a estrutura trará à comunidade. “Um Fórum novo é a afirmação da dignidade da Justiça. Nós hoje estamos muito alegres porque estamos entregando um Fórum com uma construção muito bem feita, que o jurisdicionado vai ter prazer em usar”.

O desembargador fez analogia com uma árvore típica da região, o trapiazeiro, que oferece sombra aos moradores locais. “Quando o sertanejo jurisdicionado da Comarca de Cacimbinhas estiver a sofrer violência, não do clima, mas dos homens, e que ele vier na sua caminhada cansativa em busca da Justiça, o seu trapiazeiro é o Fórum Alfredo de Maya”.

O novo Fórum possui auditório, sala de audiência, central técnica, arquivo, espaços destinados para o Ministério Público, OAB, e para ouvir testemunhas e acusados. As obras foram coordenadas pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ/AL.

“O prédio dispõe de todos os ambientes normais de um Fórum. Aqui em Cacimbinhas não tínhamos uma sala de Tribunal do Júri e as sessões ocorriam na Câmara Municipal. Esse espaço também pode servir à sociedade como um todo, para eventos”, destacou o juiz Jamil Amil Holanda, presidente do Funjuris.

O terreno do Fórum foi doado pela família do advogado e político alagoano que dá nome ao prédio, Alfredo de Maya, nascido em 1870, em Atalaia. O juiz da Comarca de Cacimbinhas, Edivaldo Landeosi, agradeceu a Emílio Eliseu Maya de Omena, neto do homenageado, pela doação.

O magistrado acredita que a nova sede aumentará o grau de satisfação da comunidade. “Carecíamos de estrutura física que pudesse propiciar melhores condições de trabalho e de atendimento à população”, reconheceu. Landeosi agradeceu a José Carlos Malta pelo empenho na construção e exaltou a contribuição do desembargador para a Justiça.

Representando o governador do Estado, o secretário de Defesa Social, juiz Diógenes Tenório, parabenizou os integrantes do Poder Judiciário pela obra. O prefeito Roberto Wanderley agradeceu ao Judiciário pela nova estrutura e ao juiz da Comarca pelos serviços à população.

Este é o terceiro Fórum entregue durante a gestão do desembargador José Carlos Malta Marques. O primeiro foi o de Penedo, em maio deste ano. Em junho, foi inaugurado o de Maragogi.

+ fotos
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram