Dólar hoje 5,324
24° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Justiça
Postada em 18/11/2025 18:03 | Atualizada em 18/11/2025 18:23 | Por Todo Segundo

Ministério Público dá resposta firme à sociedade em série de júris em Palmeira

Acolhimento integral das teses do MP reforça a credibilidade da instituição junto à população
Ministério Público dá resposta firme à sociedade em série de júris em Palmeira dos Índios - Foto: Reprodução

O Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Palmeira dos Índios, atuou em um dos períodos mais relevantes da unidade. Em menos de 30 dias, cinco processos foram levados a julgamento na 4ª Vara Criminal da Comarca do município, todos com a participação do promotor João de Sá Bomfim Filho, que teve 100% das denúncias e teses apresentadas pelo Ministério Público acolhidas — tanto nos casos que resultaram em condenações quanto naqueles em que o próprio órgão pediu absolvição.

Os processos analisados envolvem crimes graves, entre eles homicídios, muitos cometidos há anos e que aguardavam uma resposta definitiva da Justiça. Para o Ministério Público, a realização dos julgamentos reforça a confiança da população no sistema de Justiça e demonstra o compromisso institucional com a resolução de casos que afetam diretamente a sensação de segurança da comunidade.

O promotor destaca que a atuação do MP segue rigorosamente as provas dos autos, independentemente de qual seja o desfecho. Em alguns dos julgamentos, o Ministério Público pediu a absolvição por entender que não havia elementos suficientes para condenação — e a tese também foi acolhida pelo Tribunal do Júri. “A satisfação é conseguir contribuir para que os fatos sejam esclarecidos e para que a justiça seja alcançada, seja para absolver, seja para condenar. O compromisso é com a verdade real e com a legalidade”, afirmou o promotor João de Sá ao Portal Todo Segundo.

De postura discreta, João de Sá reforça que a prioridade é institucional. “A gente fica satisfeito de trazer uma sensação de justiça e de segurança para a população de Palmeira dos Índios. O objetivo é dar uma resposta à sociedade, mostrar que os casos estão sendo enfrentados com seriedade”, ressaltou o promotor.

O promotor destacou que tem mantido um trabalho de proximidade com as famílias das vítimas, sobretudo nos Júris em Palmeira dos Índios, oferecendo apoio integral antes, durante e após os julgamentos. Segundo ele, o Ministério Público tem buscado garantir todo o suporte possível, incluindo acompanhamento psicológico, orientação sobre o andamento dos casos e esclarecimentos sobre cada etapa do processo.

“Tenho procurado, nos últimos dias, dar o suporte necessário às vítimas. Chamo para conversar, explico o caso, apresento a situação processual, detalho a decisão do júri, a pena aplicada e suas consequências. Deixo o Ministério Público à disposição para qualquer necessidade, inclusive para encaminhamento a apoio psicológico para filhos e familiares. Isso é muito importante e faz parte do nosso dever institucional”, afirmou.

O promotor ressaltou que essa postura tem sido adotada por diversos membros da instituição e que ele próprio vem se empenhando para fortalecer essa linha de atuação. “Nosso papel, antes de tudo, é defender a sociedade e as vítimas. É claro que também devemos ter um olhar humano para os réus, acusando com responsabilidade e equilíbrio. Mas o primeiro compromisso é com o acolhimento e a proteção das vítimas e de suas famílias”, completou.

A realização de cinco júris em tão curto período trouxe impacto direto na percepção de segurança da população. Familiares de vítimas e moradores que aguardavam esses desfechos receberam com alívio o encerramento dos casos, reforçando a importância da atuação conjunta entre o Ministério Público, o Tribunal do Júri e a 4ª Vara Criminal da Comarca do município na efetivação da Justiça.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram