Dólar hoje 5,117
23° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Justiça
Postada em 13/06/2019 20:35 | Atualizada em 13/06/2019 21:36 | Por Assessoria - TJ/AL

TJ inaugura amplo e moderno fórum em Palmeira dos Índios

‘Que aqui se pratique a melhor Justiça, que é a Justiça de olhos abertos, perto do povo’, disse o presidente do TJ, Tutmés Airan
Presidente Tutmés Airan e prefeito Júlio Cezar realizam gesto simbólico de inauguração do Fórum - Foto: Assessoria - TJ/AL

O Poder Judiciário de Alagoas entregou o novo Fórum de Palmeira dos Índios para a população, nesta quinta-feira (13). Bem localizado no centro da cidade, o prédio abriga as três varas cíveis, a criminal e o juizado especial da comarca.

“É o melhor, mais bonito e mais moderno do estado”, avalia o presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan. “A gente oferta esse equipamento ao público na expectativa de que aqui possam se resolver da melhor forma possível os conflitos. E que aqui se pratique a melhor Justiça, que é a Justiça de olhos abertos, perto do povo, envolvida com os problemas da comunidade, a Justiça solidária”, afirmou o desembargador.

Tutmés Airan destacou ainda os diferenciais arquitetônicos ambientalmente amigáveis da construção. “Pela sua concepção, vai implicar num gasto menor de energia e tem até reaproveitamento de água da chuva, sincronizado com modernas construções”. O prédio também é acessível a deficientes.

Em um terreno com quase 5 mil metros quadrados, a área construída de mais de 2 mil metros conta com salas para conciliação, advogados, Defensoria e Ministério Público. O juiz Geneir Marques, o mais antigo da Comarca, e diretor do Fórum, ressalta que a concentração de todas as unidades da cidade em um único fórum traz vantagens.

“Facilita o exercício da advocacia, que não precisa se deslocar de um prédio para outro. Nos casos de substituição, o juiz muda apenas de uma sala pra outra”, disse o magistrado. Antes, o Juizado Especial ficava em um prédio separado.

“É uma estrutura que atende muito bem à população de Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas. Dá conforto aos servidores, que cobravam, com razão, um espaço adequado para se trabalhar”, frisou ainda Geneir Marques.

O prefeito da cidade, Júlio Cezar, agradeceu à Justiça pela parceria. “Palmeira é uma cidade importante política e economicamente, e a não tinha ainda um fórum à altura. Em nome do Município, quero agradecer, dizer da nossa gratidão e felicidade de estar hoje participando (dessa entrega)”

A obra foi realizada com recursos do Fundo Especial de Modernização do Judiciário (Funjuris). “Essa obra já era buscada há muitos anos, e graças a Deus, por uma iniciativa de todo o Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas e com a lotação de recursos do Funjuris, conseguimos hoje entregar”, ressaltou o juiz Maurício Brêda, presidente do Fundo.

Homenagem

O prédio leva o nome da desembargadora Nelma Torres Padilha, que foi a primeira magistrada mulher de Alagoas, e faleceu em 2018. A desembargadora Elisabeth Carvalho ressaltou a importância da homenageada para a Justiça alagoana.

“Um fórum que foi sonhado, idealizado, que tantos lutaram por ele, não poderia levar outro nome senão o dessa grande amiga, guerreira, pioneira. A desembargadora Nelma Torres Padilha abriu as portas do Judiciário (para as mulheres)”

Muito ligada também à cidade, a desembargadora emocionou-se na solenidade. “Todos sabem que eu tenho um amor imenso e gratidão pelo povo de Palmeira dos Índios, porque foi para aqui que eu vim com quatro anos, aprendi a ler e escrever. Hoje Palmeira dos Índios tem um fórum digno do povo palmeirense e dos colegas que trabalham nessa terra”.

Sobrinha da homenageada, Karla Padilha agradeceu em nome da família. “Temos muita alegria em saber que a tia Nelma foi reconhecida enquanto profissional que dedicou a sua vida inteira à magistratura, inclusive renunciando muitas vezes à sua vida pessoal. Em momentos de crise de valores como ética e moral, minha tia aparece com um ícone de alguém que conseguiu manter toda a sua carreira na mais firme retidão de valores, postura e ética”.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram