Dólar hoje 5,812
31° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Justiça
Postada em 17/03/2015 19:26 | Por Todo Segundo

TJ nega novos pedidos de transferência de presos no Agreste

Transferências foram feitas pela administração penitenciária com o argumento de que os presídios da Capital estão superlotados
TJ nega novos pedidos de transferência de presos no Agreste - Foto: Arquivo / Roberto Gonçalves
Da Assessoria

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) negou sete mandados de segurança que pediam o retorno para Maceió de presos transferidos para o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano. Cinco mandados são de relatoria do desembargador Otávio Leão Praxedes e dois do desembargador João Luiz Azevedo Lessa.

O desembargador Otávio Praxedes mencionou que a questão já foi enfrentada pelo Pleno em outras ocasiões, tendo o colegiado decidido que deve prevalecer o interesse público envolvido nas transferências para o interior.

As transferências foram feitas pela administração penitenciária - e mantidas pela 16ª Vara (Execuções Penais) - com o argumento de que os presídios da Capital estão superlotados, enquanto em Girau do Ponciano há vagas, e Estado tem custos com essas vagas mesmo que não estejam ocupadas, devido ao contrato de terceirização.
PodCast TJ/AL: Pleno do TJ nega novos pedidos de transferência de presos no Agreste           

A Defensoria Pública, que representa os presidiários, alegou que os familiares dos réus e reeducandos, que em geral são pobres, têm dificuldade viajar ao interior, de forma que situação estaria desrespeitando o direito dos presos às visitas e assistência familiar.

O desembargador Otávio Praxedes destacou que o direito à assistência não é absoluto, e a decisão visa inclusive garantir a dignidade humana dos próprios presos, que pode ser comprometida em um estabelecimento superlotado.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram